Miroslav Zapletal vence Baja Portalegre 500

Por a 3 Novembro 2012 17:28

Boris Gadasin (G-Force Proto), que liderou desde a fase inicial do evento e boa parte da prova, ficou no último setor só com tração traseira, hipotecando dessa forma a vitória na prova. Após a penalização do russo, Rui Sousa herdou o segundo lugar, terminando a 34 segundos do vencedor. Quarto posto para o checo Zdenek Prizek (H3 EVO), longe dos homens da frente, com José Dinis Lucas (Mitsubishi Pajero DID) a ser quinto classificado. Grande prestação do brasileiro Marcos Moraes (Mitsubishi V80 Pajero) que venceu o agrupamento T2.

Filme da prova

A derradeira fase da Baja Portalegre 500 deste ano foi imprópria para cardíacos. Rui Sousa foi o primeiro a chegar à meta e, apesar de ter furado na fase final do sector seletivo, ainda se equacionou que a diferença para segundo e terceiro na chegada seria suficiente para ganhar. Mas nas contas finais, o piloto não conseguiu chegar à vitória – que lhe escapa desde 2000.

Gadasin acabou em terceiro e ainda não conseguiu completar a prova em Portalegre sem percalços. Para além dos problemas mecânicos no G-Force Proto que o atormentaram nos últimos quilómetros – cedência da transmissão dianteira, falha nos travões e quebra da alavanca da velocidades – o russo ainda foi penalizado.

No final, Miroslav Zapletal ainda nem tinha bem noção de que a vitória tinha sido mesmo sua. “Só queríamos chegar ao fim. Acabámos por vencer, foi muito bom. Gostámos muito do percurso mas estava muito difícil”, afirmou o piloto que participou em Portalegre pela sexta vez e concluiu a Taça do Mundo de TT em segundo.

Boris Gadasin não escondeu o descontentamento com o resultado. “Aconteceu-nos de tudo. Foi uma pena”, lamentou o piloto russo que considera esta “a melhor baja do Mundo”.

Rui Sousa, por sua vez, ficou muito contente por ter regressado ao pódio de uma grande prova internacional. “Estou satisfeitíssimo. Não estava à espera. No último sector furei e ainda parei sete ou oito vezes. O triunfo esteve perto mas não era o nosso objetivo. Queríamos concluir a prova e o segundo lugar foi um resultado importante. Creio que o conseguimos, também, devido à experiência neste tipo de condições”, afirmou o campeão nacional de 2004.

Com os pilotos estrangeiros em bom plano, foi outro checo, Zdenek Prizek, também com um Hummer, que concluiu a prova em quarto. Com uma toada muito constante, José Dinis Lucas acabou na quinta posição, a 20 minutos do vencedor.

Nas contas do campeonato nacional, Miguel Barbosa já se tinha sagrado campeão e o maior interesse estava na luta pelo vice-campeonato, com Ricardo Porém e Nuno Matos separados por três pontos. O piloto de Leiria acabou por ser mais feliz pois, como desistiram os dois, terminaram a prova com os mesmos pontos com que a iniciaram.

Na categoria T2, o triunfo foi para Reinaldo Varela, em Mitsubishi Pajero. O piloto brasileiro terminou a fase seletiva em segundo mas acabou por beneficiar com a penalização de nove minutos do seu compatriota e campeão brasileiro de TT, Marcos Moraes, que acabou em segundo. João Cardoso ficou no último lugar do pódio.

Classificação: 1º Miroslav Zapletal/Maciek Marton, Hummer H3EVO, 5h46m28s; 2º Rui Sousa/Carlos Silva, Isuzu D-Max, a 21s; 3º Boris Gadasin/Alexey Kuzmich, G-Force Proto, a 2m13s; 4º Zdenek Prizek/Marek Sykora, Hummer H3 EVO, a 11m41s; 5º José Dinis Lucas/Luís Tirano, Mitsubishi Pajero DiD, a 20m00s; 6º Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin, Mitsubishi Pajero, a 28m44s; 7º Marcos Moraes/Du Sachs, Mitsubishi Pajero, a 29m48s; 8º João Cardoso/Luís Marques, Nissan Navara, a 35m23s; 9º Carlos Almeida/Ricardo Mendonça, Nissan Pathfinder, a 43m39s; 10º Edgar Condenso/Nuno Silva, Isuzu D-Max, a 53m24s.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado