Dakar: Confirmada mudança para Arábia Saudita

Por a 15 Abril 2019 15:15

O fim de mais uma era. O Dakar na América do Sul nem sempre foi consensual, mas deu-nos imagens fantásticas, e provas duríssimas para os participantes.

A partir de 2020 a “bússola” da ASO muda de rumo e aponta para a Arábia Saudita, uma mudança que já era tido como certa, mas que foi hoje confirmada pelos organizadores da prova. É o fim de uma fase que começou em 2009 e que continuou até 2019, numa América do Sul que foi um desafio tremendo para organização e pilotos. Mas a saída da Bolívia e do Chile começaram a acentuar algumas dúvidas e o exercício de organizar uma prova no Perú não foi de todo fácil.

David Castera o novo director da prova, que assumiu funções em Março, comentou a mudança:

“É um verdadeiro prazer ter que criar uma corrida numa monumental geografia, adequada às rotas mais ousadas. Há uma grande variedade para escolher. O desporto, a navegação, a superação individual , serão ampliados nestes territórios feitos para rallys.”

O Príncipe Khalid Bin Sultan Abdullah Al Faisal, presidente da Federação de Motores da Arábia Saudita, acrescentou: “Sempre quis participar do Dakar, e como não tive a oportunidade de cumprir essa ambição, estou agora envolvido na realização de um sonho ainda maior: ter o Dakar no Oriente Médio pela primeira vez. A visão e o apoio de Sua Alteza, o Príncipe Muhammad Bin Salman e a confiança do Presidente da Autoridade Geral para os Desportos, Abdul Aziz Bin Al Turki Al Faisal, foram as chaves que nos permitiram obter os direitos de organizar um evento de tal magnitude.”

“Prometemos novos desafios aos competidores, ao desenhar cenários no majestoso e misterioso deserto de Rub al-Khali. A diversidade de terrenos e o ambiente natural do país levarão os competidores a viver uma experiência única”.

Serão revelados mais pormenores da prova a 25 de Abril Al-Qiddiya. perto de Riade.

3
Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
faiska
Membro
faiska

Com a A$O sempre tão preocupada com a questão da segurança levar a prova para o médio oriente, uma região sempre muito conturbada, não me parece boa ideia. Para além deste facto o regime saudita não é dos mais tolerantes e o choque com a cultura ocidental pode fazer perder a cabeça…espero que a nenhum jornalista. Relativamente à beleza das pistas nada a dizer, estou certo que serão magnificas espero que compensem o ri$co.

champafonso
Membro
champafonso

Por este andar, preparem-se para uma próxima mudança para a Coreia do Norte! Pena a Alemanha Nazi não ter tido continuidade, senão ainda teríamos um fantástico Dakar na Europa! O dinheiro acima de tudo, mesmo dos valores mais elementares…

ruimssousa
Membro
ruimssousa

Eu já acompanho o Dakar há muitos anos. Mas a partir de agora, vou ignorara-lo completamente.

últimas DAKAR
últimas Autosport