Dakar 2022: Contagem regressiva…

Por a 29 Novembro 2021 09:31

Falta menos de um mês para o arranque do Dakar 2022, o segundo realizado na Arábia Saudita. Novos regulamentos, muitas novidades e também muita incerteza quanto a favoritos.

Os melhores pilotos de todo o terreno do mundo já estão totalmente focados no Dakar, prova que se realiza pela segunda vez na Arábia Saudita, num ano cheio de novidades. Para já, foi apresentado o percurso e foi conhecida a lista de inscritos de onde se destaca a Audi, uma novidade absoluta na prova.

Com a prova prevista decorrer ao longo de duas semanas, num novo percurso, que cobre mais de 8.000 km de terreno difícil, a ação começa com um prólogo de 19 km entre Jeddah e Ha’il no dia 1 de janeiro.

Depois vêm 12 etapas, com um dia de descanso em Riade no dia 8 de janeiro, antes da bandeira axadrezada voar em Jeddah no dia 14 de janeiro.

Dunas em quase todas as etapas da terceira edição do Dakar na Arábia Saudita verão o nível de dificuldade subir de novo. Mesmo os concorrentes mais experientes terão de se manter alerta com mais de 70% das pistas completamente novas para esta corrida, que tem muitas novidades.

A fazer a sua estreia no Dakar estará o Audi RS Q e-tron, com a Audi Sport a pretender ser a primeira a utilizar uma transmissão electrificada em combinação com um eficiente conversor de energia, para competir pela vitória no Dakar. Para além do seu carro ‘futurista’ da categoria T1-E, a Audi Sport contratou alguns dos melhores pilotos para guiar a sua nova máquina através das dunas.

Isto inclui o 14 vezes campeão de Dakar Stéphane Peterhansel, o lendário piloto espanhol Carlos Sainz e o antigo campeão mundial de Rallycross, Mattias Ekström.

Numa tentativa de regressar aos triunfos, está a Toyota Gazoo Racing, onde estarão dois antigos campeões, Nasser Al-Attiyah e Giniel de Villiers. 

Al-Attiyah, três vezes vencedor do Dakar, está determinado a ser o primeiro piloto do Médio Oriente a vencer o rali na sua região natal e irá correr com o novo modelo Toyota Hilux T1+.

Também trazendo um carro T1+ para o Dakar de 2022 está o nove vezes vencedor do WRC, Sébastien Loeb, que terá na equipa ainda os experientes Nani Roma e Orlando Terranova, todos com o novo T1+ da marca. Duas vezes no pódio da prova, o francês estará ao volante do BRX Hunter da Prodrive T1+, com o seu novo navegador, Fabian Lurquin, depois da polémica do despedimento de Daniel Elena.

Este ano, há uma boa mescla dos carros que se esperam ser de topo na prova, os T1+, com os T1 ‘habituais’.

Fazendo a troca das duas para as quatro rodas na Arábia Saudita, está Laia Sanz. Depois de terminar todos os 11 Dakar que já fez – incluindo um Top 10 – a espanhola estará agora atrás do volante de um MINI JCW Buggy.

Também representando o fabricante seis vezes vencedor do Dakar estará o polaco Kuba Przygonski num Rally MINI JCW de tração às quatro rodas.

O pentacampeão do Dakar, Cyril Despres alinha como parte do ambicioso projecto GEN Z para o rali de 2022.

O objetivo final do GEN Z é entrar e vencer o Dakar num veículo totalmente movido a hidrogénio.

A Toyota Overdrive é ainda outra estrutura com condições para colocar pilotos nas melhores posições. Yazeed al Rajhi é o melhor exemplo, Erik Van Loon, Lucio Alvarez, Ronan Chabot, numa estrutura onde está também Miguel Barbosa. Todos eles com as Toyota Hilux T1 já conhecidas na prova.

Na edição do AutoSport imediatamente antes do arranque do Dakar, faremos uma extensa apresentação, incluindo as motos, quads, SSV e Camiões.

22 portugueses

Este ano, volta a haver um interessante conjunto luso. Os portugueses inscritos são 22, no total, entre motos, autos, SSV e camiões, sendo que nos autos estarão Benediktas Vanagas/Filipe Palmeiro (Toyota hilux/Toyota Gazoo Racing Baltics), Vaidotas Zala/Paulo Fiúza (Mini All4 Racing/Teltonika Racing), Miguel Barbosa/Pedro Velosa (Toyota Hilux/Overdrive Toyota), como já referimos, nos SSV-T3, Rui Carneiro/Filipe Serra (MMP/MMP) estão inscritos, mas poderão não rumar à Arábia Saudita, numa decisão que terá sido tomada recentemente, na sequência dos problemas que o carro teve em Fronteira.

Mário Franco/Rui Franco (Yamaha/Francosport) são outra dupla nos T3, enquanto nos SSV-T4, Luís Portela Morais/David Megre (Can-Am/BP Ultimate SSV Team), Rui Oliveira/Fausto Mota (Can-Am/CRN Competition Team), José Martins/Didier Belivier/Jeremy Gimbre (Iveco/Team Boucou) e João A. Almeida/Luís Santos (Ssangyong TH-Trucks).

Em termos de nomes importantes para a prova dos autos, podemos destacar ainda Khalid al Qassimi (Peugeot 3008 DKR), Vladimir Vasilyev (BMW), Martin Prokop (Ford Ranger), alguns bons buggy, como o Century de Matthieu Serradori, por exemplo, ou o Optimus de Christian Lavieille. Para lá do top 20 (#220) há claramente concorrentes com boas possibilidades de fazer bons resultados, especialmente porque este ano há muita ‘coisa’ nova em termos de máquinas, ainda não ‘comprovadas’ e isso pode dar espaço a que existam condições para alguns resultados-surpresa. É esperar para ver. Falta menos de um mês…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas DAKAR
últimas Autosport
dakar
últimas Automais
dakar
Ativar notificações? Sim Não, obrigado