Baja Aragón: João Ramos foi o melhor piloto português

Por a 24 Julho 2017 11:21

Nasser Al-Attiyah venceu a 34ª Edição da Baja Aragon, repetindo o triunfo obtido nesta mesma prova o ano passado. João Ramos foi o melhor português e colocou-se em boa posição na Taça Ibérica que arrancou precisamente nesta prova espanhola. Ricardo Porém fechou o top 10, mas houve um português no pódio, Paulo Fiúza, navegador de Orlando Terranova.

Nasser Al Attiyah triunfou pela terceira vez na Baja de Aragon, repetindo a vitória do ano passado depois duma bela luta com os dois pilotos da Mini, Orlando Terranova e Mikko Hirvonen. Com esta vitória, o piloto do Qatar reforça a liderança da Taça do Mundo de TT. Depois dos três primeiros terem terminado o primeiro dia de prova separados por 21.0s, Al Attiyah impôs um andamento impressionante no derradeiro setor seletivo, deixando os dois adversários quase a dois minutos e meio, mostrando claramente que a sua Toyota é bem mais indicada para os percursos da prova espanhol do que os Mini, que preferem provas com mau pisos e mais lentas.

Nani Roma foi quarto no derradeiro setor seletivo e ficou classificado na mesma posição à geral, mas a mais de oito minutos do vencedor. No top 10 ficaram ainda diversos pilotos que competem na Taça do Mundo de TT, como é o caso de Poulter, Przygonski, Prokop ou Zapetal, mas entre eles ficaram dois pilotos portugueses, que sem olhar para as contas da Taça do Mundo, estiveram em Espanha de olhos postos na Taça Ibérica, já que a Baja Aragon foi a primeira prova desta competição.

Com o Nacional de Todo o terreno de ‘férias’, foram vários os pilotos portugueses que rumaram a Espanha. João Ramos e Vítor Jesus (Toyota Hilux) realizaram uma prova à sua imagem, sempre rápida, terminando num bom sétimo lugar da geral, e foram a melhor equipa portuguesa.

A quem não correu muito bem esta prova foi à dupla Ricardo Porém/Hugo Magalhães em Ford Ranger, que ainda assim ‘salvou’ o segundo lugar luso. A Ford Ranger inscrita pela South Racing teve um problema com a pressão da gasolina, co ma dupla a penalizar à entrada de um controlo. Apesar do atraso ainda ‘deu’ para chegar ao top 10.

Ricardo Leal dos Santos e João Serôdio, na Nissan Navara V8 foram 14º, depois duma prova marcada por algumas dificuldades com o pó levantado na pista, com a organização a dar 5 minutos aos prioritários FIA, o que cavou muita diferença para a frente da corrida.

Presentes nesta prova estiveram ainda Alejandro Martins/José Marques, na Toyota Hilux, vencedores da última prova do CNTT, mas ficaram cedo pelo caminho, o mesmo sucedendo a Lino Carapeta/Rui António (Land Rover Evoque Proto), Luís Dias/Mário Feio (Nissan Pick Up Proto) e Edgar Condenso/Carlos Silva (Isuzu D-MAX). Tal como já referimos, Paulo Fiúza, que correu ao lado de Orlando Terranova num Mini All4 Racing, foi segundo classificado. Apenas mais um português terminou, no caso João Carvalho, que foi navegador de Anders Svensson, num Isuzu da equipa portuguesa. A dupla luso-sueca teve muitos problemas e foi apenas 48º no final da prova. Dos 77 pilotos inscritos apenas terminaram 49.

CLASSIFICAÇÃO

1        N. AL ATTIYAH       6:40:20.0

2        O. TERRANOVA      +2:35.0

3        M. HIRVONEN        +3:06.0

4        J. ROMA       +8:23.0

5        L. POULTER  +11:45.0

6        J. PRZYGONSKI      +17:05.0

7        J. RAMOS     +21:27.0

8        M. PROKOP   +25:44.0

9        M. ZAPETAL  +34:48.0

10      R. POREM     +35:54.0

14      R. LEAL DOS SANTOS       +46:29.0

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
miguellopes84
miguellopes84
6 anos atrás

Senhores do Autosport, não sei se repararam mas o vencedor dos quad é português! Pequeno pormenor que “escapou” ao Autosport…

jose-luis-abreu
Reply to  miguellopes84
6 anos atrás

Sabemos que sim, Sr. Miguel Lopes, mas o site AutoSport já tem há cerca de dois anos um site irmão onde são tratadas motos, quads, etc. Pode ver o artigo aqui: https://www.motosport.com.pt/tt/tt-arnaldo-martins-vence-baja-aragao-nos-quads/

miguellopes84
miguellopes84
Reply to  jose-luis-abreu
6 anos atrás

Ainda assim, quando o nome tem “mais peso” já tem direito a notícia no Autosport…

últimas Sapo
últimas Autosport
sapo
últimas Automais
sapo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado