António Maio comanda Prólogo das Motos na Baja Portalegre

Por a 28 Outubro 2011 15:50

O prólogo deu já o mote pelo que se espera ao longo dos 400 quilómetros da prova, mas ainda assim a ingrata tarefa de abrir a pista pode ter um papel importante. Sobre isto, Maio assume que vai escolher sair mais atrás, para poder gerir melhor a corrida.

“Correu bem, porque ganhei, mas estou a estrear uma moto e não estou satisfeito com a afinação. Vamos mudar para o segundo dia. O facto de ter sido o mais rápido permite-me escolher a posição de partida e vou largar mais atrás, porque é mais fácil gerir a corrida e porque a motivação de alcançar quem sai na frente é maior. Por vezes, estando sozinhos no comando da corrida, acabamos por ter quebras de ritmo. A pista está muito boa, com excelente tração, mas Portalegre é Portalegre, é uma corrida longa e muita coisa pode suceder”, explica o líder das duas rodas.

Luís Oliveira foi um surpreendente segundo classificado na sua estreia em Portalegre: “Melhor era difícil. É a minha estreia na corrida e é um desafio novo, mas são estes momentos que nos fazem crescer”, explicou. Paulo Gonçalves foi o terceiro mais veloz e gostava de repetir a vitória de 2001. “O prólogo correu bem. Vamos ter uma partida à antiga, com quatro motos lado-a-lado e por isso vou arrancar na frente, pois este ano apenas o primeiro pode escolher a posição de partida. Vai ser uma boa corrida, o piso está com muita tração, sem pó, e gostava de conseguir ganhar esta corrida de celebração dos 25 anos da Baja Portalegre”, disse um dos principais pilotos nacionais. 

Paulo Gonçalves foi o terceiro mais rápido aos comandos da sua Husqvarna, ficando na frente de David Megre (KTM), que teve alguns problemas de visibilidade na sua prova: “Foi muito bom, mas poderia ter corrida ainda um pouco melhor. Entrei demasiado depressa na passagem pela ribeira, fiquei com os óculos todos molhados e não conseguir limpar os mesmos de forma rápida, o que me retirou alguma velocidade”, explicou o piloto.

Quanto a Hélder Rodrigues, depois de conquistar a Taça do Mundo e de ganhar o Rali de Marrocos, chega a Portalegre sem pensar muito na vitória, conseguindo o quinto tempo no Prólogo. “Nesta altura não posso correr riscos. Para além disso estou cansado e com gripe, pelo que a minha preocupação vai ser rolar e não estar preocupado em ganhar”, afirmou o piloto que ainda assim assinou o quinto tempo no prólogo. Luis Ferreira (Husqvarna) foi o sexto melhor. 

Ruben Faria está a recuperar de uma lesão e a preocupação é “conquistar o título da classe TT3. Basta-me ser 10º para conquistar o título e por isso fiz um tempo mau para poder chegar às assistências e saber quantos pilotos da classe estão à minha frente para poder controlar a corrida”, referiu o algarvio. 

Os 25 anos da Baja Vodafone 500 Portalegre arrancaram com os concorrentes da Maxi Baja, onde Tomás Salgado foi o mais rápido. Seguiram-se os pilotos da Classic Baja, onde pontificam os heróis de outros tempos e onde António Oliveira foi o melhor, batendo Paulo Marques.

Equilibrada foi a passagem dos Buggy pelo prólogo da edição comemorativa das bodas de prata da mais emblemática prova de todo-o-terreno do país: Rui Serpa fez jus ao favoritismo, mas bateu Marco Grilo por escassos 29 centésimos de segundo. Ainda nas quatro rodas, mas nos Quads, Óscar Montoya foi o mais veloz, com o espanhol a derrotar Roberto Borrego por menos de um segundo (0,68s), ficando André Mendes com a terceira marca.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado