WRC 2017: Ano negativo para a Citroën Total Abu Dhabi WRT

Por a 18 Dezembro 2017 16:52

Tendo em conta que a equipa realizou um programa parcial no WRC em 2016 de forma a concentrar-se maioritariamente no desenvolvimento do C3 WRC, esperava-se muito mais da Citroën em 2017. Passando diretamente para a ‘casa’ de chegada deste Monopólio do WRC, terminar em último dos Construtores não estava nos planos da equipa, e provavelmente também de ninguém fora dela.

A expetativa era muita, do que se tinha visto do ano de preparação, até pelo facto de ter feito um programa parcial para ter mais tempo para desenvolver o carro, ninguém imaginaria o que se passou depois. No Rali de Monte Carlo o carro melhor classificado da equipa foi o… DS3 WRC de Craig Breen. Tanto Kris Meeke como Stéphane Lefebvre saíram de estrada. Na Suécia o calvário continuou, pisos escorregadios não ‘queriam nada’ com o ‘nervoso’ C3 WRC. Chegados ao México, a pressão aliviou um pouco com o triunfo cheio de garra de Kris Meeke, mas não sem antes, como o próprio disse quase se ter “borrado todo” com aquele filme do despiste no último troço, naquele que será, quando um dia se fizer a história dos ‘bloopers’ do WRC, o Top 1.

Com os três pilotos a queixarem-se cada vez mais do equilíbrio do carro, foi ficando claro que erros tinham sido cometidos no desenvolvimento.

Tendo em conta que é o piloto de ponta da equipa, aquele com que esta contava mais para lutar na frente e assegurar triunfos, foi Kris Meeke que esteve mais exposto aos azares, e os acidentes sucederam-se. Sendo um piloto que já é algo propenso a acidentes, ter nas mãos um carro ‘bailarina’ era uma receita explosiva, e isso confirmou-se. Nesse contexto, o nervosismo dos dirigentes sobressaiu e Yves Matton começou a fazer trocas, mudou de Diretor Técnico, atitude que deixou claro onde estava parte da culpa, e Matton fez algo que não devia ter feito ao ir buscar Andreas Mikkelsen por troca com Kris Meeke. Isso fez mal à cabeça de Meeke, sendo que a única culpa que teve foi tentar fazer o melhor possível com um carro mau nos pisos de terra. Bastava ler as declarações de Sébastien Loeb quando testou o carro em asfalto e terra, para perceber que Meeke pagou um preço elevado, que não merecia. E como ele se vingou? Venceu na Catalunha, depois de ter liderado na Córsega até que uma falha na pressão do óleo do motor do C3 WRC o deixou fora de prova. Mas isso esteve longe de tornar a época da Citroën positiva.

Quanto aos dois restantes pilotos da equipa, Craig Breen, assim que percebeu que não ia longe com este carro, apostou na consistência e assegurou vários top 5. Não brilhou, mas também não comprometeu. A precisar de crescer como piloto, Lefebvre marcou passo.

Não querendo acreditar que o problema da equipa estava somente no carro, Yves Matton deixou Meeke de fora na Polónia e trocou-o por Andreas Mikkelsen em três provas.

A Citroën é, há muito a marca com mais triunfos no WRC, fruto da era-Loeb, sendo que esta época de 2017 ficará registada nos livros da história como o capítulo mais negro da história da marca, se não quisermos ir buscar o Citroën BX 4TC de 1986. Para o ano espera-se que Sébastien Loeb faça algumas provas, mas para o resto do campeonato, o trio deste ano é o mesmo. Um caso a seguir, para ficarmos a saber se as lições foram aprendidas…

[soliloquy id=”345071″]

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Sem categoria
últimas Autosport
sem-categoria
últimas Automais
sem-categoria