O impacto do automobilismo na economia mundial

Por a 8 Julho 2021 14:00

Para muitos, apenas um passatempo caro, para outros um desperdício de recursos. Mas o desporto motorizado, além de promover paixão e emoção, tem um papel fundamental na economia mundial, como podemos ver pelo relatório publicado pela FIA.

A FIA encomendou à EY-Parthenon um estudo mundial para medir o impacto económico e social da indústria do desporto automóvel. Este estudo sublinha a importância desta indústria, que é avaliada direta e indiretamente em 160 mil milhões de euros de produção bruta total anual e 1,5 milhões de empregos remunerados. Demonstra que o desporto automóvel contribui para o relançamento da economia na Covid-19 vezes.

O estudo baseia-se numa extensa pesquisa com mais de 20.000 inquéritos feitos a clubes locais, organizadores de eventos, detentores de direitos comerciais globais, promotores nacionais e gestores de equipas, tendo como fontes dados oficiais da FIA, dos Campeonatos Mundiais e Regionais, das Séries Internacionais, locais classificados pela FIA, e consultou de mais de 50 intervenientes da indústria, sendo o primeiro estudo do seu género a nível mundial.

Os principais resultados desta investigação são os seguintes:

  • 160 mil milhões de euros de bens produzidos – O valor de mercado dos bens e serviços produzidos pela indústria do desporto automóvel e tudo o que a circunda. Por exemplo, o dinheiro gasto em restaurantes pelos participantes no evento é repartido entre os materiais adicionais, alimentos e bebidas, salários, e lucros do proprietário. Os salários gastos pelos empregados do restaurante (por exemplo, em artigos domésticos) fazem circular o dinheiro por uma secção mais ampla da economia, criando benefícios indiretos.
  • 66,9 mil milhões de valor acrescentado – O valor de mercado dos bens e serviços produzidos pela indústria do desporto automóvel mais os efeitos de fluxo das despesas directas em toda a economia.
  • 1,5 milhões de empregos remunerados – O número de empregos remunerados (a tempo inteiro, a tempo parcial e ocasionais) diretamente apoiados pela indústria do desporto automóvel
  • 302.000 funcionários formais (não remunerados), comissários e voluntários
  • 2.7 milhões de participantes em eventos de desporto motorizado (concorrentes’, ‘funcionários, comissários voluntários’)
  • 60,700 eventos
  • 7.200 instalações pistas e locais
  • 21,600 clubes locais de desporto automóvel

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
christopher-shean
christopher-shean
2 anos atrás

Pois…

últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores
Ativar notificações? Sim Não, obrigado