/sem-categoria/f1-comeca-a-ronda-europeia-em-barcelona/
F1: Começa a “ronda europeia” em Barcelona | AutoSport

F1: Começa a “ronda europeia” em Barcelona

Por a 10 Maio 2018 13:11

Depois de um périplo pela Oceania e pela Ásia, a F1 regressa à sua casa… a Europa. O GP de Barcelona recebe as equipas do mundial de Fórmula 1, uma pista bem conhecida de todos, nem que seja pela quantidade de voltas que os pilotos já fizeram ao traçado catalão nos testes.

É uma pista muito exigente ao nível da aerodinâmica e por isso escolhida para testar no mundo real, as novas soluções das equipas no início do ano. Um traçado com muitas curvas médias/rápidas, que exigem muito apoio e uma última secção onde a qualidade do chassis é colocada à prova. A pista tem os ingredientes todos para uma avaliação das capacidades dos monolugares, o que neste caso é um ponto de interesse. As equipas começam agora a verdadeira guerra do desenvolvimento, com muitas melhorias a serem introduzidas neste fim de semana, por ser uma pista onde as equipas testam e por com muitas referencias e também por ser mais perto das fábricas.

É assim um fim de semana com muitas incógnitas. Não se esperam mudanças significativas é certo, mas poderemos começar a ver novas tendências. A Ferrari e a Mercedes vão para um novo round, com os germânicos a quererem  mostrar mais performance e assim intimidar os homens da Scuderia. O carro vermelho tem sido o mais forte nas primeiras quatro jornadas mas os Flechas de Prata costumam responder às ameaças em Espanha. Os Red Bull poderão também misturar-se nesta luta e já mostraram capacidade para tal.

No meio da tabela teremos ainda mais motivos de interesse. A McLaren prometeu um carro praticamente novo, a Renault espera continuar a melhorar depois do upgrade em Baku e a Force India, que foi ao pódio na última corrida, pretende continuar a melhorar, pois o resultado não pode mascarar o facto de que a equipa esteve abaixo do esperado até agora. Toro Rosso, Sauber e Haas deverão também trazer melhorias e só no final da corrida poderemos ter ao certo uma noção de como o balanço de forças se alterou.

Quanto aos pilotos, temos um Vettel que errou desnecessariamente em Baku, mas ainda assim motivado. Hamilton está numa fase algo estranha, em que não tem mostrado a força e o andamento de outros tempos (culpa também do carro, o que não o impede de estar na liderança) e está ansioso por um fim de semana limpo. Bottas e Raikkonen tem tido prestações muito sólidas e no caso de Bottas apenas um grande azar o impediu de vencer em Baku. Ambos chegam a Espanha em boa forma.

Na Red Bull teremos o “day after” do incidente entre Ricciardo e Verstappen. O assunto foi tratado internamente, mas poderá ter causado alguma instabilidade, mais do lado de Max, que continua a colocar-se em situações arriscadas de forma desnecessária. A indefinição quanto a Ricciardo e aos motores para 2019 estão também em jogo e esperam-se decisões em breve.

No resto do pelotão temos Alonso em grande forma e motivado, depois da vitória no WEC, Hulkenberg a querer regressar às boas prestações depois do erro de Baku, com a pressão de Sainz que agora começa a mostrar a sua qualidade. Na Force India, Ocon terá de mostrar serviço pois o terceiro lugar de Pérez irá colocar os holofotes sobre o mexicano. Na Haas as coisas estão menos alegres com Grosjean a precisar urgentemente de um bom fim de semana e Magnussen, depois do exagero com Gasly a ter de se portar bem mas ainda assim arriscar para trazer pontos para a equipa que tem desperdiçado boas oportunidades.

Não se espera uma corrida tão emocionante quanto a de Baku (as especificidades da pista não o permitem) mas olhando para as corridas que temos tido… deveremos voltar a ter uma corrida muito interessante.

 

Dados da pista:

Comprimento da pista4.6 km

Nº de voltas: 66

Distância total: 307.104km

recorde de pista:  1’19.954 (Rubens Barrichello, 2009 )

Volta mais rápida em corrida:  1’21.670 (Kimi Raikkonen, 2008)

Nível de apoio aerodinâmico: elevado

Pneus escolhidos:

 

Onboard da pista:

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Infelizmente o Autosport não pode continuar a disponibilizar os seus artigos gratuitamente.
Já não é viável ter uma equipa de jornalistas profissionais sem que possamos vender o produto do nosso trabalho.
Tal como os jornais e revistas são pagos, também os conteúdos editoriais digitais terão que ser pagos.
Por favor subscreva o Autosport Exclusivo e ajude-nos a manter esta máquina em andamento!
São apenas 2€ por mês, subscreva agora AQUI
Subscribe
Notify of
9 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Infelizmente o Autosport não pode continuar a disponibilizar os seus artigos gratuitamente.
Já não é viável ter uma equipa de jornalistas profissionais sem que possamos vender o produto do nosso trabalho.
Tal como os jornais e revistas são pagos, também os conteúdos editoriais digitais terão que ser pagos.
Por favor subscreva o Autosport Exclusivo e ajude-nos a manter esta máquina em andamento!
São apenas 2€ por mês, subscreva agora AQUI
últimas F1
últimas Autosport
f1