F1: Andy Cowell abandona o seu cargo

Por a 15 Junho 2020 18:00

Andy Cowell é o responsável máximo das unidades motrizes da Mercedes e irá abandonar o cargo que ocupou durante 16 anos.

Cowell é um dos grandes responsáveis pelo sucesso da Mercedes na era híbrida. O engenheiro britânico que atualmente exerce o cargo de diretor executivo da Mercedes AMG High Performance Powertrains irá abandonar o cargo no próximo mês.

O seu nome ficará ligado ao sucesso da Mercedes, numa era em que os motores assumiram uma importância tremenda. Foi graças ao seu trabalho que a Mercedes se tornou na maior força da F1. Cowell irá abandonar o cargo depois de 16 anos a trabalhar na High Performance Powertrains.

Uma nova equipa de liderança será criada, com Hywel Thomas a assuumir o cargo de diretor-executivo, com responsabilidade direta pela unidade motriz. Adam Allsopp, Richard Stevens e Ronald Ballhaus farão parte da restante estrutura de gestão para guiar as divisões de motores da empresa.

Cowell informou a equipa da sua intenção de sair no início deste ano e ajudará a garantir uma transição suave das suas responsabilidades entre a equipa de liderança sénior e será “consultor da Mercedes-Benz AG num grande projeto futuro até o início de 2021.”

“Depois de 16 anos agradáveis ​​a trabalhar na HPP, decidi que agora é a hora certa de deixar minha função e procurar um novo desafio de negócios de engenharia”, disse Cowell. “Gostei da oportunidade de trabalhar com Markus [Schäfer, Daimler] e Toto [Wolff] na definição da futura estrutura de liderança da empresa e tenho toda a confiança na capacidade do Hywel e da equipa em liderar a empresa. Foi uma honra trabalhar para a Mercedes e, principalmente, ser o diretor administrativo da HPP por sete anos.”

O chefe da Mercedes, Toto Wolff, prestou homenagem à “excelente contribuição” de Cowell:

“A liderança de Andy na equipa da HPP tem sido um fator-chave no sucesso do campeonato nas últimas temporadas”, disse Wolff. “Ele deu uma contribuição notável ao nosso legado do automobilismo e eu valorizo ​​o nosso relacionamento de trabalho desde 2013; Estou certo de que ele terá grande sucesso no próximo desafio que ele decidir assumir. A nossa filosofia sempre foi a de que uma equipa vencedora é uma organização dinâmica e essa mudança é uma parte natural do desenvolvimento de cada empresa.”

“Estou particularmente satisfeito por termos conseguido trabalhar juntos para criar uma nova estrutura de liderança, aproveitando a força da equipa em Brixworth. Isso coloca-nos em uma posição muito forte para os próximos anos, pois pretendemos estabelecer novos parâmetros de referência na Fórmula 1 e na Fórmula E.”

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Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Bem, então fica confirmado que Toto Wolff vai sair já amanhã para mandar na Aston Martin com os seus 1%?

Zé Bellof
Zé Bellof
Reply to  Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Questão de dias…. dará novidade antes de acabar Campeonato.

JP INAU
JP INAU
3 anos atrás

Está na hora de também nós os fans de F1 pensarmos noutros desafios, esta é a ideia que cada vez toma mais força na minha mente ao fim de quase 50 anos a seguir F1, e todo o desporto motorizado. A F1 sempre foi o topo da tecnologia e experimentação junto com os Protótipos e o Mundial de Ralis. Os Ralis vão sobrevivendo com 3 construtores que fazem carros com a bitola que a FIA lhes deu. Longe vão os tempos em que havia 10 ou mais construtores envolvidos com equipas oficiais, e não me venham com os custos, porque… Ler mais »

garantia4
garantia4
Reply to  JP INAU
3 anos atrás

jp-, talvez a raíz do mal seja a tecnologia híbrida, ideia do todt e amigos.

Um piqueno off topic,uma duvida: porque é que em Portugal se repete sempre que a estreia do S4 foi no Rali do Algarve (sim, na véspera houve uma demonstração no campo de treino do Belenenses)?

mpedro
mpedro
Reply to  JP INAU
3 anos atrás

É engraçado como a memória tende a ser romântica 🙂 A actual geração de WRC é fantasica, quando se estreou em 2017 tivemos 4 marcas diferentes a ganhar as primeiras 4 corridas, quantos anos é preciso andar para trás para voltar a encontrar isto? todos os anos tem havido vitórias de todos os construtores (pena a citroen ter saido), no passado quantas equipes passavam por lá que nunca iam sequer ao pódio? A resistência esteve moribunda e agora tem um mercado enorme, sim é certo que está a terminar um ciclo e vamos ver como corre o próximo. Na F1… Ler mais »

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  JP INAU
3 anos atrás

Estou completamente de acordo. É negativo imporem estes limites. Deviam aumentar a liberdade de todos, nao diminuir

*RPMS*™
3 anos atrás

Estes sim. São engenheiros e técnicos deste nível que, verdadeiramente, desenvolvem os carros para os pilotos poderem ganhar campeonatos. Estes sim!

Cumprimentos

garantia4
garantia4
3 anos atrás

Seria uma mais-valia para um novo construtor, mas para a equipa do Toto não será uma grande perda, sem a vantagem inicial e exclusiva do óleo queimado o motor da Merc não é nada que meta medo. Provavelmente disse ao Tototroll que com o novo regulamento e pouco óleo o cenário é diferente e saiu. e vamos a ver se se confirma mais uma vez q quem sai da merdeces não se vai chibar para a concorrencia. Massimo Tortora, sabem quem é? O responsável máximo do simulador de Maranello. O ultimo da longa lista dos q foram pescar agora à… Ler mais »

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