CAVR quer regresso do rali de Vila Real

Por a 6 Fevereiro 2019 10:13

O Clube Automóvel de Vila Real é um dos clubes mais ativos

do país, estando diretamente envolvido na organização de duas provas

internacionais e várias provas a nível nacional. No ano em que a Vila Real

recebe a 50ª edição do Circuito Internacional de Vila Real, o CAVR tem

planeados grandes eventos que certamente será do agrado dos fãs.

Jorge Almeida, presidente do CAVR começou por fazer o

balanço de 2018:

“O ano de 2018 para o Clube Automóvel de Vila Real foi positivo e creio que conseguimos atingir os objetivos previstos. Fizemos todas as provas em que estivemos envolvidos, dentro dos parâmetros esperados.”

A questão do WRX em Montalegre foi um dos temas quentes de

2018. O CAVR a ter um papel fundamental na organização da prova que saiu do

calendário de 2019, mas que foi substituída pelo Global Rallycross:

“Temos de dar o mérito à Autarquia de Montalegre pelo excelente trabalho realizado e percebendo a não vinda do WRX, tomou as diligências necessárias para encontrar uma prova com um nível muito elevado como o Global Rallycross. Quem acompanha a modalidade sabe que vários pilotos que estavam no WRX transitaram para o GRC.”

Jorge Almeida vê a situação do WRX a tornar-se preocupante,

depois das decisões tomadas pela IMG, promotora da prova:

“O WRX está a perder fulgor. Temos sete equipas confirmadas até agora no WRX, o que dá 14 carros em pista. É manifestamente pouco para uma competição deste calibre e que normalmente tinha sempre acima dos 25 inscritos. A IMG terá de trabalhar muito para conseguir melhorar esta situação.”

Os motivos para este decréscimo no interesse do WRX? Para o

presidente do CAVR a resposta é simples:

“Na minha perspetiva, a IMG retirou as pistas tradicionais de rallycross que davam a identidade e o caráter ao campeonato. Neste momento as pistas tradicionais desapareceram quase todas e em substituição temos autódromos transformados em pistas de Rallycross. A opção que a IMG tomou está-se a revelar um erro e os resultados começam a ser visíveis. Num dos seminários da FIA em Paris ouvi alguns dos responsáveis da FIA dizerem que a pista de portuguesa, britânica e sueca eram pistas com carisma muito grande e não deveriam sair do calendário.”

Mas o GRC é uma prova em crescendo e além disso, Montalegre

receberá outra competição de qualidade:

“O município conseguiu substituir uma grande competição por outra competição igual ou até melhor. Para nós vai ser muito bom receber o GRC. Além disso obrigou as pessoas a olhar de forma diferente e tentar novas soluções e neste momento temos um programa fabuloso para 2019, que passa também pela prova do mundial de Supermotos, o que para nós é também uma alegria pois o CAVR tem também tradição nas competições de duas rodas. “

Vila Real com Cartaz

de luxo

Um dos pontos altos do ano será a vinda do WTCR, um

campeonato cada vez mais forte:

“O WTCR será uma prova magnifica, pois serão cerca de 30 carros em pista. Além de vermos uma evolução clara nos carros, temos um interesse cada vez maior das marcas e dos pilotos nesta prova. Vila Real será um dos pontos altos e um dos maiores desafios da época. A juntar a isto teremos também os GT4 que vem trazer ainda mais cor ao programa. É uma excelente adição e acredito no sucesso desta prova.”

Como falamos em novas provas, era inevitável falar do TCR

Ibérico que também tem presença marcada em Vila Real:

“O TCR Ibérico é uma boa aposta. Nestes moldes penso que há possibilidades para termos um bom campeonato. Pelas informações que tenho, a ideia foi bem acolhida, a Real Federação Espanhola apostou no campeonato e julgo que os pilotos espanhóis terão interesse. A minha dúvida, com sinceridade, está do lado português, pois no ano passado tínhamos meia dúzia de pilotos com TCR. Vamos esperar por boas notícias e torcer para que os nossos pilotos consigam as condições para participar e mostrar toda a sua qualidade. “

Super Especial com

rali em vista

Mas nem só de GRC ou de WTCR se faz a época desportiva do

CAVR com grandes novidades para 2019:

“2019 será um ano muito preenchido para nós. Desde o início que procuramos aumentar o número de provas organizadas pelo CAVR. Uma das provas é a Super Especial que será realizada na zona do Paddock do WTCR, agendada para o dia 1 de maio. Quando o traçado for anunciado, acredito que as pessoas vão gostar muito. Será um evento que durará todo o dia e que envolverá toda a cidade, com as verificações a serem feitas na praça do município. De seguida faremos um desfile da praça do município até à zona da prova, com os carros todos, para então darmos início à prova, por volta das 14:30, com três passagens. A primeira às 14:30 a segunda as 17:30 e a última passagem às 21:00. É este o plano que está delineado e acreditamos que será um excelente espetáculo. Queremos ter grande variedade de máquinas para assim garantir o melhor espetáculo possível.”

A vontade do CAVR passa claramente por tentar fazer

regressar o Rali de Vila Real:

“Esta Super Especial para nós é um passo assumido, para voltarmos a organizar o Rali de Vila Real. Queremos num espaço de quatro ou cinco anos criar todas as condições para que a prova suba ao campeonato nacional de ralis. Teremos de avançar passo a passo, com os pés bem assentes na terra, mas sempre com a consciência de que o CAVR está preparado para organizar a prova. Temos de nos preparar bem e trabalhar muito para atingir nos níveis elevados necessários para recebermos o CPR, que neste momento são provas excecionais.

Mais novidades à

vista

Além da Super Especial, o CAVR irá organizar uma prova do

nacional de perícias, para que a cidade entre em espírito de corridas o mais

cedo possível:

“Temos previsto também receber uma prova do campeonato nacional de perícias, em princípio por altura das festas da cidade e pretendemos que ela seja realizada na zona das bancadas do antigo circuito. Faremos tudo por tudo para enchermos as bancadas um local fantástico, com muita história.” 

“Com estas atividades queremos associar-nos ao grande evento que é o 50º Circuito Internacional de Vila Real e dar uma grandeza ainda maior à data, que está a ser preparada pelo município de Vila Real, pela APCIVR e pelo CAVR. Acho que é preciso mais eventos deste género para que a cidade viva o espírito das corridas e que assuma o seu estatuto de capital nacional das corridas. A nossa vontade é dar às pessoas e à cidade os melhores espetáculos possíveis para assim honrar a história grandiosa de Vila Real. “

Mas as surpresas não ficam por aqui e os amantes do Drift

também terão motivos para ir a Vila Real e … Montalegre:

“Outra das provas que temos planeadas para este ano é o Campeonato Nacional de Drift, e que terá lugar, em princípio, em setembro. É um campeonato que está a crescer, com excelentes pilotos. Não podemos avançar ainda com a localização da prova, mas estamos a trabalhar nesse sentido. Temos um espaço definido e brevemente virá o observador da FPAK juntamente com o CAM, para analisar o lugar e então sim poderemos anunciar a localização.

“Por falar em Drift há também trabalho a ser feito no sentido de Montalegre receber uma prova de Drift. Não há nada definido ainda e o município de Montalegre está a trabalhar para trazer uma prova de grande qualidade.”

A ambição do clube é grande e há ainda mais projetos em cima

da mesa:

“A juntar a isto tudo, temos também um projeto que queremos abraçar, que é a resistência de Rallycross. Gostaríamos de fazer um campeonato de três provas. Não passa de um projeto nesta fase, e a única prova concreta é a de Lousada, que já organiza as 6 horas de Lousada. É uma excelente ideia por parte do CAL, que tomou esta iniciativa que nos agrada muito. Não há para já nada de concreto e estamos ainda numa fase inicial, mas saliento esta excelente iniciativa do CAL. Outro projeto que temos em mente é a de organizar um festival de automobilismo. Ainda não há nada concreto, mas é um desejo do CAVR para o futuro. “

Um ano em cheio para o CAVR e para os fás de automobilismo. Vila Real e Montalegre serão pontos de passagem obrigatórios para quem gosta de motores.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Sem categoria
últimas Autosport
sem-categoria
últimas Automais
sem-categoria
Ativar notificações? Sim Não, obrigado