Yves Matton: “Estamos perto de conseguir um calendário de sete provas”

Por a 25 Junho 2020 11:52

Yves Matton, diretor de ralis da FIA, continua a trabalhar para ultrapassar os efeitos da pandemia de Covid-19, nas provas de estrada e todo-o-terreno. Numa altura em que se devia estar a preparar o regresso do Rali Safari, procura-se o calendário possível face às restrições que se começam a levantar em muitos países, esperando-se que seja possível que os ralis regressem. Embora não haja provas há mais de três meses, o trabalho nos bastidores da FIA e dentro das federações nacionais em todo o mundo nunca parou, e o regresso está agora mais perto. O calendário do WRC 2020 para a restante da temporada ainda está a ser finalizado, o objetivo é realizar um mínimo de sete eventos no total da temporada para legitimar os títulos, algo que exigirá um certo grau de flexibilidade, sendo necessário pensar fora da caixa e ser mais inovadores quanto à forma como se irão organizar os ralis no futuro.

Yves Matton (Diretor de Ralis da FIA)

Como é que o Departamento de Ralis da FIA respondeu à Covid-19?

“Antes de mais nada, temos estado disponíveis e recetivos aos organizadores, concorrentes e federações. Temos sido flexíveis e apoiantes e temos mantido um diálogo aberto com várias instituições para que tenhamos uma compreensão total de todas as questões, tais como restrições causadas por reuniões de massa, distanciamento social, medidas de quarentena, acesso às fronteiras, disponibilidade de recursos a nível local e a capacidade dos organizadores e concorrentes para financiar o seu rali e a sua participação, respetivamente”.

Por que a flexibilidade é tão importante?

“Precisamos de flexibilidade para implementar medidas relacionadas com formatos e regulamentos, bem como com a redução de custos. Estamos a chegar a um acordo em várias áreas, muito mais rápido do que no passado, porque todos estão a trabalhar juntos para o bem do desporto”.

O calendário do WRC para 2020 continua em ‘stand by’. Porquê isso acontece?

“O ADN dos ralis torna bastante complexa a organização de eventos sem público. Por isso, ligámos o processo de decisão às decisões governamentais. Como a evolução das políticas nacionais de saúde ainda é incerta, temos sido obrigados a levar algum tempo antes de agendar um novo calendário”.

Quantos eventos o calendário do WRC 2020 vai ter?

“A perspetiva mais realista é um calendário de sete eventos e estamos perto do conseguir. Ainda há muitos pontos de interrogação, mas tenho visto um grande empenho dos organizadores em fazer todo o possível para fazer parte do campeonato. Temos visto o mesmo nos outros campeonatos, como o ERC, e o enorme trabalho que os organizadores do Rally di Roma Capitale, por exemplo, têm feito através do desenvolvimento de um aplicativo social de distanciamento para poderem organizar o seu evento”.

Há alguns dos aspetos positivos nesta crise?

“Todas as partes interessadas estão realmente a trabalhar em conjunto porque todos compreendem muito bem que estamos no mesmo barco. Mais do que no passado, há a mesma abordagem de todos, porque o sucesso dos campeonatos e a sustentabilidade dos ralis é o que mais importa. A situação exige que tenhamos uma mente mais aberta do que no passado. Seria uma loucura não tentar coisas diferentes em termos da forma como organizamos os eventos. Por exemplo, se conseguirmos levar a WRC de volta aos EUA, não poderemos aplicar 100% do formato de um evento europeu aos Estados Unidos, pelo que é hora de sermos inovadores e de pensarmos no futuro”.

A Covid-19 irá atrasar o início da era do Rally1 e o uso de tecnologia híbrida?

“Nós mantemo-nos fiéis ao plano e à linha de tempo. Com certeza, em relação ao compromisso dos fabricantes para 2022, vamos olhar para agosto em vez de junho para assegurar isso. Mas se nos atrasarmos dois meses, depois de uma crise de três meses, não é muito mais do que esperávamos. Todos os fabricantes estão a trabalhar arduamente no carro de 2022. Há um grupo de trabalho semanal sobre os regulamentos técnicos para responder a todas as perguntas que os fabricantes têm. Quando se começa a projetar um carro, é também o momento em que as questões surgem. Também realizamos uma reunião semanal com o Promotor do WRC e os fabricantes, a fim de manter um bom nível de comunicação”.

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