/ralis/wrc/wrc2-rali-da-finlandia-teemu-suninen-vence-em-casa/
WRC2, Rali da Finlândia: Teemu Suninen vence em casa | AutoSport

WRC2, Rali da Finlândia: Teemu Suninen vence em casa

Por a 7 Agosto 2022 15:18

Teemu Suninen assegurou a sua primeira vitória da temporada no WRC2 ao triunfar em casa, no Rali da Finlândia. Foi quase uma vitória de ‘fio a pavio’ para o piloto do Hyundai i20 N Rally2, que conquistou a liderança no primeiro troço de sábado, para nunca mais a largar.
Suninen construiu a maioria da sua margem durante o dia de sexta-feira, em que triunfou em sete das nove especiais em torno de Lankamaa e Laukaa. Apanhou um breve susto no sábado de manhã, quando o motor do carro perdeu brevemente a potência, quase permitindo que Emil Lindholm, rival do Skoda Fabia Rally2, entrasse na luta, que permaneceu muito equilibrada durante o fim-de-semana, tendo sido decisivo o facto de Suninen ter conseguido chegar ao final do dia de sábado 10.7s na frente do seu adversário, tornando dessa forma muito mais difícil a recuperação no domingo.
Lindholm manteve a pressão, mas Suninen terminou a prova 7.7s na frente, juntando a isso o oitavo lugar na classificação geral do rali. Depois de dois abandonos em Portugal e na Sardenha, foi segundo na Estónia e venceu agora em ‘casa’: “Foi um rali muito bom para nós. Penso que fizemos um trabalho muito bom no desenvolvimento do carro e agora está no caminho das vitórias, e isso é o mais importante”.
Egon Kaur, piloto do Volkswagen Polo GTI R5, foi um distante terceiro classificado, ficando a mais de dois minutos de Lindholm, mas apenas 10.6s na frente de Hayden Paddon.
Teemu Asunmaa levou o seu Skoda até ao fim da prova, dois minutos mais atrás e completou o top 5, enquanto Eerik Pietarinen terminou em sexto noutro Polo.
Emil Lindholm venceu o WRC2 Junior e passou para a liderança da série aberta a pilotos com menos de 30 anos, enquanto Freddy Loix, emergiu como vencedor da WRC2 Masters Cup.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter