/formula1/f1/f1-lando-norris-nao-podem-pressionar-os-jovens-pilotos-a-ocupar-o-lugar-de-sebastian-vettel/
F1, Lando Norris: “Não podem pressionar os jovens pilotos a ocupar o lugar de Sebastian Vettel” | AutoSport

F1, Lando Norris: “Não podem pressionar os jovens pilotos a ocupar o lugar de Sebastian Vettel”

Por a 7 Agosto 2022 15:37

Lando Norris sabe que a Fórmula 1 vai perder uma das suas figuras mais importantes em lutas por causas sociais e ambientais em Sebastian Vettel, mas diz que os pilotos mais jovens não podem ser forçados a ocupar o seu lugar.

Sebastian Vettel e Lewis Hamilton têm utilizado a Fórmula 1 como uma plataforma para difundir a palavra para as demais variadas causas nos últimos anos, através de mensagens no uniforme, no capacete ou através dos media.

No entanto, no final de 2022, Vettel irá retirar-se da Fórmula 1, o que deixa o britânico da Mercedes ‘sozinho’ na ‘luta’ por causas maiores e vai ser preciso algum piloto, mais cedo ou mais tarde, chegar-se à frente e ocupar o lugar da ‘velha-guarda’ da Fórmula 1.

No entanto, Norris diz que os pilotos mais jovens, inclusive ele próprio, não devem ser pressionados a assumir o lugar de Sebastian Vettel.

Exemplificando, Norris usou o Grande Prémio da Malásia de 2013 como exemplo para apoiar o seu ponto de vista, quando Vettel ignorou as ordens da equipa da Red Bull e ultrapassou Mark Webber no final da corrida para reivindicar a vitória.

Norris acredita que o ‘Vettel de agora’, já não reagiria da mesma forma, colocando as ordens de equipa à frente do seu próprio sucesso no campeonato.

Assim, o britânico está ciente de que, tal como Sebastian Vettel cresceu e amadureceu ao longo da carreira, também os pilotos mais jovens da atualidade devem ter o tempo e o espaço para crescer e se focarem nas suas carreiras e não terem a pressão sobre os seus ombros de ocupar o lugar de Vettel na consciencialização do público pelas demais variadas causas.

“Um pouco, mas não vou preencher o seu vazio [de Vettel]”, respondeu Norris quando questionado se ocuparia esse lugar do piloto germânico.

“Não creio que alguém nos seus primeiros cinco anos de Fórmula 1 vá preencher o vazio de um homem que está no seu último ano de Fórmula 1, e o Seb[astian Vettel] de agora é um ‘Seb’ muito diferente do ‘Seb’ de há 5, 10 anos”.

“O ‘Seb’ impiedoso já não parece tão impiedoso. Se o ‘Multi 21’ voltasse, desta vez ele ia cumpri-lo”.

“É muito difícil e acho que não se pode pressionar nenhum jovem piloto a dizer ‘porque não estás a fazer o que ‘Seb’ está a fazer?’, porque o próprio jovem ‘Seb’ não estava a fazer o que o ‘Seb’ está a fazer agora. Portanto, não podem pressionar os jovens pilotos a ocupar o lugar dele”.

“E todos são diferentes. Algumas pessoas querem ficar completamente de fora e algumas pessoas querem ajudar. Não há razão para eu não querer falar e dizer coisas, é que no mundo em que vivemos agora, não é fácil dizer apenas o que sinto e dar a minha opinião, porque há tantas pessoas que vão criticar essa opinião”, desabafa Norris.

“Acredito que o ‘Seb’ está a dizer tudo e a fazer tudo o que pode pelas melhores razões, está a criar tema de conversa e a criar manchetes, é tudo o que ele está a tentar fazer”.

“Pode parecer parvoíce ter algumas abelhas no capacete, mas ele criou algo a partir delas e está a fazer exatamente o que pretende. Tenho muito respeito por isso”.

“Eu só preciso de ter a certeza de que me concentro no meu trabalho na Fórmula 1”.

“É um vazio muito grande para preencher, mas vou tentar preenchê-lo um pouco. Tenho a certeza que todos vão tentar um pouco, mas é difícil porque ele também é um grande homem e uma grande pessoa”, concluiu Norris.

Norris então só precisa de continuar a fazer o que está a fazer, falando no momento certo, e nos próximos anos esperará construir o tipo de carreira de que Vettel tem desfrutado.

As palavras de Norris fazem todo o sentido porque é preciso ser um piloto com autoridade suficiente para ter influência sobre a opinião e sobre os atos das pessoas e para conquistar essa autoridade, Norris tem que se tornar um piloto de alto calibre, tal como Vettel ou Hamilton são. Talvez depois, Norris possa usar os seus últimos anos na Fórmula 1 para a deixar num lugar melhor do que quando a encontrou.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo