WRC, Takamoto Katsuta lamenta oportunidade perdida: sem erros, rali limpo, mas não chegou…

Por a 16 Fevereiro 2026 09:58

Takamoto Katsuta voltou a destacar-se no Rali da Suécia, fechando a prova no segundo lugar e garantindo o oitavo pódio da sua carreira no Campeonato do Mundo de Ralis. Navegado por Aaron Johnston, o japonês foi novamente uma das figuras nos rápidos troços de neve em redor de Umeå, liderando na sexta-feira e voltando a colocar o Toyota GR Yaris Rally1 na luta direta pela vitória.

Problemas de aderência condicionaram o sábado

Depois de terminar o primeiro dia no comando, Katsuta perdeu terreno na manhã de sábado, ao sentir um comportamento anómalo do carro e falta de aderência num piso de gelo puro.

Mais tarde, a análise revelou uma perda acima do normal de pregos nos pneus Hankook, com cerca de nove a dez pitons em falta num total de 384, um valor superior ao que é habitualmente registado no final de um troço. Uma situação estranha, que pode ter várias explicações…

Apesar do contratempo, o japonês ainda venceu a penúltima classificativa e pressionou Elfyn Evans, mas acabou por não conseguir transformar o andamento numa primeira vitória absoluta, que tanto procura.

Satisfação pelo nível exibido

Katsuta admitiu frustração por não ter podido lutar até ao derradeiro quilómetro, mas considerou que o resultado não teria mudado, sublinhando a superioridade do colega de equipa galês. “O Elfyn foi suficientemente forte e mereceu esta vitória. Para mim, este foi um dos ralis mais limpos da carreira, senti-me muito confortável com o carro”, referiu, destacando a ausência de erros significativos ao longo do fim de semana, mas mesmo assim não conseguiu ir mais longe, e logo numa prova que costuma ser a mais, ou pelo menos das mais competitivas do ano para si.

A frustração do japonês pode advir da sensação de ter chegado ao seu máximo e percebido que só em condições muito especiais vence uma prova do WRC. Em andamento puro, o que tem, não chega se os adversários estiverem ‘normais’….

O japonês já aponta agora ao Safari Rali Quénia, uma prova onde historicamente se adapta bem, esperando capitalizar a confiança reforçada pela prestação sólida na neve sueca.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado