WRC, Rali de Portugal, PE5(Lousã 2): Elfyn Evans recupera liderança depois de acidente de Sébastien Loeb

Por a 20 Maio 2022 13:36

Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1) recuperaram a liderança do Rali de Portugal após o acidente nos primeiros metros do troço de Sébastien Loeb/Isabelle Galmiche (Ford Puma Rally1). Evan/Martin completaram a especial de Lousã 2 com o terceiro tempo mais rápido e passam a liderar a prova portuguesa com 2.1s para Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai I20 N Rally 1). 

Sébastien Ogier/Benjamin Veillas (Toyota GR Yaris Rally1) foi a dupla mais rápida da segunda passagem pelo troço da Lousã com o tempo 8:58.7s, batendo Pierre-Louis Loubet/Vincent Landais (Ford Puma Rally1) por 0.6s. 

A dupla Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai I20 N Rally 1) foi a terceira mais rápida da especial, a 0.7s do tempo de Ogier e o agora líder do rali de Portugal, Elfyn Evans foi o quarto mais rápido. Gus Greensmith/Jonas Andersson (Ford Puma Rally1) terminaram a especial com o quinto melhor tempo. 

Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota Gr Yaris Rally1) foi sexto na especial, seguido de Craig Breen/Paul Nagle (Ford Puma Rally1) e Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota Gr Yaris Rally1). Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai I20 N Rally 1) terminou o troço com o nono tempo mais e Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Ford Puma Rally1) fechou os dez mais rápidos no final dos 12.03km da especial. 

Foram vários os pilotos a queixarem-se das dificuldades do troço e de não poderem tirar todo o potencial dos carros com a possibilidade de perderem o controlo dos Rally1 nos sulcos na terra batida, um deles foi o líder da prova portuguesa do mundial de ralis.

“Foi bastante duro. Foi realmente, muito complicado e difícil de saber onde ou quanto forçar”. 

No final da especial, Ogier, que ocupa o terceiro lugar da classificação a 4.8s de Evans, admitiu esperar para perceber o que o líder do Rali de Portugal vai fazer numa tarde que será dura. “Vamos ver o que Elfyn está a fazer. O carro está um pouco melhor e a aderência é maior. Vai ser uma tarde dura e dura para os pneus, portanto vamos ver o que podemos fazer”.

Tempos Online – CLIQUE AQUI

Sébastien Loeb desiste devido a um toque logo após o arranque do troço.

Sébastien Ogier vence uma especial pela primeira vez neste Vodafone Rally de Portugal.

Elfyn Evans recupera a liderança, na frente de Thierry Neuville.

Ricardo Teodósio começou a tarde na frente da classificação do CPR.

Carro #69. ROVANPERÄ / HALTTUNEN

“Mesmo muito duro. Muito mais duro do que eu esperava, dentro do carro não é agradável. Não é possível andar no limite porque o carro não aguenta, mas vamos ver.”

Carro #11. NEUVILLE / WYDAEGHE

O belga sobe o segundo lugar da geral, a 2,1s de Evans.

Carro #42. BREEN / NAGLE

“O problema do pó dentro do carro está resolvido. Tentei não ser demasiado agressivo para poupar os pneus.”

Carro #19. LOEB / GALMICHE

O então líder do rali tocou numa barreira de betão, poucos metros após a partida, danificando a suspensão traseira direita do seu Ford Puma Rally1. Loeb e Galmiche estão fora da etapa de hoje.

Carro #8. TÄNAK / JÄRVEOJA

“Foi horrível. Não sei o que se passou, mas o feeling é horrível.”

Carro #44. GREENSMITH / ANDERSSON

“Tudo OK. No início falhei a trajetória ideal algumas vezes e cedi alguns segundos, mas fora isso tudo bem.”

Carro #18 TAKAMOTO / JOHNSTON

“O troço está muito duro, mas é normal. Todas as segundas passagens são duras, por isso não é agradável. É importante garantir que não capotamos porque isso pode acontecer quando andamos nos regos.”

Carro #1. OGIER / VEILLAS

“O carro parece um pouco melhor, a aderência também é um pouco mais alta, mas vamos ver o que o Elfyn (Evans) faz. Vai ser uma tarde difícil e dura para os pneus.”

Carro #33. EVANS / MARTIN

“Foi duro. É difícil perceber onde podemos atacar.”

Carro #7. LOUBET / LANDAIS

“Tentei fazer uma especial ‘limpa’ e sinto-me mais confortável com o carro.”

Carro #16. FOURMAUX / CORIA

Furo.

Carro #6. SORDO/CARRERA

“Muito traiçoeiro, mas tem sido assim ao longo do rali para nós. Não corri muitos riscos porque há muita pedra no meio da estrada.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado