WRC, Rali da Finlândia: Ott Tänak triunfa

Por a 7 Agosto 2022 12:31

Que grande rali de Ott Tänak e que grande duelo entre ele e Kalle Rovanperä! A luta pelo primeiro lugar foi animada até ao final da prova, mas foi mesmo Ott Tänak a conseguir o primeiro lugar do pódio depois de uma excelente prestação.

Na Power Stage (Ruuhimäki 2 – 11.12 km), Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1) não correram tantos riscos e geriram a vantagem de 10 segundos que tinham para a dupla Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1). Rovanperä venceu a Power Stage e amealhou mais uns pontos rumo ao título, mas não conseguiu levar a melhor sobre Tänak, que fez o quarto tempo da Power Stage, ficando a 3.2 segundos do seu adversário. Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1) foram os segundos classificados (+3.1 seg.) tendo feito o mesmo tempo que Craig Breen/Paul Nagle (Ford Puma Rally1) e Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1) foram quintos na última especial, com o mesmo tempo de Tänak, mostrando bem o equilíbrio na frente e o talento de Rovanperä que encontrou três segundos face a quase toda a concorrência. No entanto, não foi o suficiente para roubar o primeiro lugar a Tänak que terminou a prova como o mais rápido, com o tempo de 2:24:04.6. Rovanperä ficou a 6.8 segundos da marca do piloto Hyundai e a fechar o pódio final a dupla Esapekka Lappi/Janne Ferm (Toyota GR Yaris Rally1) que, apesar de ter capotado na penúltima especial, não perdeu o lugar no pódio. Os quase 27 segundos de vantagem sobre Evans foram preciosos para manter o terceiro posto. Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1) terminaram o rali na quinta posição à frente de Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1) e Gus Greensmith/Jonas Andersson (Ford Puma Rally1).

Tänak fez um grande rali. Liderou desde a PE2 e desde então nunca mais saiu do primeiro lugar. O piloto estónio manteve-se sempre na frente, aguentando a pressão de Lappi que no segundo dia de prova foi sempre mantendo o piloto Hyundai atento. Kalle Rovanperä começou mal o rali mas foi subindo gradualmente e se na PE2 era sexto, no final do segundo dia, já era quarto, com Evans e Lappi pela frente. No terceiro dia de rali, Rovanperä continuou a sua recuperação e passou Evans sem grande dificuldades e Lappi, que perdeu “gás” e não teve argumentos para segurar o segundo posto. No final do terceiro dia, Tänak liderava com 8.4 segundos de vantagem para Rovanperä. A diferença entre este duo no final do segundo dia era de 21 segundos. No quarto e derradeiro dia, Tänak começou ao ataque e a luta entre os dois aqueceu. A diferença de tempos entre ambos era mínima e estavam um furo acima da concorrência. Rovanperä tentou, mas Tänak teve sempre resposta e no final venceu um rali de forma brilhante, tanto quanto a recuperação do seu adversário. Ambos proporcionaram um bom espetáculo. Lappi teve de se contentar com o terceiro posto e depois de um bom começo, perdeu o norte e foi acumulando alguns erros.

Em WRC2, vitória para Teemu Suninen / Mikko Markkula (Hyundai i20 N Rally2). Suninen esteve quase sempre na liderança do rali na sua categoria, mas contou com companhia de Emil Lindholm / Reeta Hämäläinen (Škoda Fabia Rally2 evo) que se foram mantendo sempre por perto para aproveitar qualquer deslize de Suninen. Em terceiro lugar ficou a dupla Egon Kaur / Silver Simm (Volkswagen Polo GTI R5) já a mais de dois minutos do líder, depois de ter passado por Sami Pajari / Enni Mälkönen (Škoda Fabia Rally2 evo) dupla que não evitou o azar e perdeu a última vaga do pódio com uma suspensão partida na PE 17. Hayden Paddon / John Kennard (Hyundai i20 N Rally2) ficaram na quarta posição.

Em WRC3, vitória incontestável de Lauri Joona / Tuukka Shemeikka (Ford Fiesta Rally3) que dominaram por completo o rali na sua categoria. A distância para o segundo foi-se dilatando a cada especial e no final a diferença para o segundo foi de 4:23.8. Jan Černý / Jan Tománek (Ford Fiesta Rally3) foram os segundos classificados, aproveitando o muito tempo perdido pela dupla Toni Herranen / Sebastian Virtanen (Ford Fiesta Rally3) que parecia ser a favorita ao segundo posto. O terceiro lugar acabou por ficar para a dupla Henri Timonen / Jussi Kärpijoki (Ford Fiesta Rally3).

Tempos Online AQUI

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado