WRC: O que se passou com a Citroën em Monte Carlo | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

WRC: O que se passou com a Citroën em Monte Carlo

José Luis Abreu by José Luis Abreu
25 Janeiro, 2017
in Ralis, WRC
A A
Rali de Monte Carlo aziago para Kris Meeke

Share on FacebookShare on Twitter

Nada de especial! Por coincidência, os seus pilotos saíram de estrada muito cedo e nunca foram tidos ou achados quanto ao primeiros lugares. No caso de Stéphane Lefebvre isso até nem era expectável, mas depois do que se viu Kris Meeke fazer nesta mesma prova em 2016, pensava-se que o piloto inglês pudesse fazer bem melhor. E a verdade é que quando abandonou era segundo da geral. Não que na PE3 seja possível ter certezas, pelo menos mostra uma tendência.

Mas afinal o que se passou?

Após o cancelamento da ES1, o Rali de Monte-Carlo teve, efetivamente, o seu início, embora começando algo mal para Stéphane Lefebvre. Exagerando um pouco numa travagem, o piloto do Citroën C3 WRC apostou na segurança e saiu a direito, um pequeno erro que teve consequências graves, pois uma vez preso na neve, o francês partiu a embraiagem ao tentar sair dessa situação.

Artigos relacionados

Tom Fowler (Toyota): “o nosso objetivo é superar o nosso próprio carro, é a nossa referência”

Elfyn Evans antevê “salto para o desconhecido” com os novos carros do WRC para 2027

15 Outubro, 2026

WRC: Fourmaux orgulhoso, apesar de não ter vencido, futuro em aberto…

15 Outubro, 2026

Assim sendo, as esperanças da equipa Citroën Total Abu Dhabi passaram a repousar sobre os ombros de Kris Meeke, piloto inglês que na manhã do dia seguinte entraria ao ataque. Em condições extremas da neve, ele foi o 2º mais rápido no final do PE3, mas na ES4 ver-se-ia surpreendido por uma placa de gelo. O seu C3 WRC deu um toque com a traseira, partindo a suspensão e obrigando-o a parar.

Apesar do seu regresso no sábado em Rally 2, estava escrito que este não seria o rali de Kris Meeke, pois o britânico perderia mais cerca de 20 minutos devido a um problema de ignição na ES10. O final do dia mostrou-se ainda mais complicado, ao sofrer um acidente de trânsito que pôs um ponto final na sua prova!

“Nada correu como previsto nesta prova!” reconheceu Yves Matton, Diretor da Citroën Racing. “Pensávamos que que conseguiríamos ter um bom fim de semana após os testes satisfatórias com os pilotos e a equipa, mas logo desde o início da prova o Stéphane e o Kris cometeram alguns erros, pelo que deixámos de considerar a hipótese de um resultado significativo à chegada. Também sentimos algumas dificuldades em encontrar as afinações certas para estas condições especiais, que nunca experimentámos nos testes. O C3 WRC não está, senão, no início do seu processo de desenvolvimento, pelo que ainda temos muito trabalho pela frente.”

Apesar destas dificuldades, Stéphane Lefebvre nunca baixou os braços. Dependendo do estado dos troços e com o objetivo de acumular quilómetros e experiência, o piloto francês teve que fazer autênticos malabarismos com os quatro tipos de pneus Michelin que tinha à sua disposição. Recuperando do 64º lugar no final do primeiro dia, ele viria rapidamente a subir até ao 11º posto!

Depois, no domingo teve lugar a 4ª Etapa no interior de Nice, com duas passagens pelo lendário Col de Turini. Disputados em condições mais constantes, Lefebvre esteve em destaque, dando ao C3 WRC a sua primeira vitória em troços na ES15, para depois terminar a Power Stage com o 2º melhor tempo. Fruto desse desempenho, ele subiria ao 9º lugar, posição em que viria a terminar a prova: “É verdadeiramente bom para o moral terminar com uma nota positiva,” afirmou no seu regresso ao porto do Mónaco. “Fazer o melhor tempo no Turini é algo especial, mas, acima de tudo, revela um pouco do potencial do carro em condições mais ‘normais’.”

CRAIG BREEN PROMETEDOR

Aguardando-se a inscrição de um terceiro C3 WRC – estreia que que está agendada para a Volta à Córsega – um dos jovens pilotos da equipa esteve em Monte-Carlo com um WRC da geração anterior. Coube, desta feita, a Craig Breen conduzir a «Old Lady», carinhoso apelido dado a este carro. Nas estradas repletas de neve, o piloto irlandês alcançou a façanha de terminar no top 5 à geral, depois de, durante grande parte do rali, ter-se batido com Dani Sordo pelo 4º lugar. Mas em condições mais secas o espanhol levou a melhor, aproveitando a maior potência da sua máquina de 2017. Independentemente disso, a performance de Breen foi aplaudida pelos observadores atentos. Nunca tendo estado realmente confortável neste tipo de piso nas suas anteriores participações, o resultado obtido revelou-se um marco histórico, num bom presságio para o Rali da Suécia – que ele irá disputar ao volante de um C3 WRC – ou então para o Monte-Carlo de 2018!

DE OLHOS POSTOS NA SUÉCIA

“Não iremos esquecer este rali porque há lições que serão muito úteis em 2018,” refere Yves Matton. “Mas a curto e médio prazo, vamos colocar este fim de semana para trás das costas e seguir em frente. No que se refere à Suécia continuamos, naturalmente, com um espírito positivo, como também para o México e para as provas seguintes. O Monte-Carlo pode ser um rali cruel, algo que experimentámos no passado fim de semana, mas o nosso objetivo continua a ser vencer ralis com regularidade ao longo desta temporada.” Para completar a sua preparação para o Rali da Suécia (de 9 a 12 de fevereiro), a Citroën Total Abu Dhabi WRT tem planeada uma sessão de dois dias de testes na Escandinávia, trabalho que irá complementar o outro teste realizado no início do mês de janeiro.

Tags: Rali de Monte Carlo
José Luis Abreu

José Luis Abreu

Entre curvas e muito pó, descobri que o olhar treinado pela fotografia e a paixão pelos ralis só podiam levar a um destino: o jornalismo desportivo. E já lá vão mais de 30 anos…

Artigos relacionados

Tom Fowler (Toyota): “o nosso objetivo é superar o nosso próprio carro, é a nossa referência”
Ralis

Elfyn Evans antevê “salto para o desconhecido” com os novos carros do WRC para 2027

by José Luis Abreu
15 Outubro, 2026
Newsletter

WRC: Fourmaux orgulhoso, apesar de não ter vencido, futuro em aberto…

by José Luis Abreu
15 Outubro, 2026
Next Post
Rali de Monte Carlo – Ott Tänak: “Fiquei surpreendido pela competitividade exibida”

Rali de Monte Carlo: Os principais indicadores...

IMSA: Vencer em Daytona mudou a carreira de Pipo Derani

IMSA: Vencer em Daytona mudou a carreira de Pipo Derani

Subscribe
Login
Notify of
Please login to comment
3 Comentários
mitoswrc
mitoswrc
9 anos atrás

Mais um artigo de promoção cega ao grupo PSA por parte do senhor JLA. Vejo onde foi buscar inspiração: http://www.motorsport.com/wrc/news/analysis-was-citroen-s-monte-letdown-more-than-just-a-fluke-868509/?s=1 Sim senhor, hein? Não se passou NADA! Pois neste artigo que o senhor JLA parece contradizer lê-se que, ao contrário do resto do pelotão, os C3 estavam a passar em 5° no mesmo sítio em que os restantes passavam em 6° no limite das rotações! Os C3 mostraram um andamento reduzido durante (quase) todo este rali! Tanto que Meeke teve que andar para lá dos limites (estilo Al-Attiyah, diga-se) para se manter nos lugares do pódio. E por isso dúvido… Ler mais »

G-rod_dj
G-rod_dj
Reply to  mitoswrc
9 anos atrás

Concordo totalmente. Especialmente porque foram lá buscar a informação, mas “esqueceram-se” da análise mais comprometedora ao comportamento do C3 (instabilidade que levava o Meeke a passar em 5ª onde os outros passavam em 6ª a fundo)

G-rod_dj
G-rod_dj
9 anos atrás

Espantoso! na análise aos indicadores do Rally escrevem 12 linhas para analisar TODOS os intervenientes.

Para analisar as maiores desilusões do rally (Citroën e Meeke), especialmente face ao que o AS escreveu acerca do C3 nos testes, têm o desplante de escrever 43 linhas cheias de desculpas para o descalabro.

O Grupo PSA deve investir mesmo muito em publicidade.

Quem mesmo ser levados a sério?

  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários
História da Baja Portalegre 500: rugido escocês na poeira alentejana, o triunfo de Colin McRae

História da Baja Portalegre 500: rugido escocês na poeira alentejana, o triunfo de Colin McRae

15 Outubro, 2026

Baja Portalegre 500 celebra 40ª edição em 2026, conheça toda a história

15 Outubro, 2026
Rafael Camara na Fórmula 1 com a Haas a partir de 2027

Rafael Camara na Fórmula 1 com a Haas a partir de 2027

15 Outubro, 2026

Honda Civic Type R atualizado só nos EUA

15 Outubro, 2026
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164
GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

157

GP da Bélgica F1: Hamilton vence e fica a duas de Schumacher

153
GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

147

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright

wpDiscuz