Adrien Fourmaux terminou 2026 em quinto lugar no Campeonato do Mundo de Ralis, sem conseguir a primeira vitória na categoria. O piloto francês da Hyundai Motorsport diz sentir orgulho na época realizada e admite continuar a competir em 2027, embora ainda não saiba em que carro, equipa ou campeonato.
Uma época regular, sem vitórias
O piloto de 31 anos igualou a melhor classificação final, conseguida em 2024, e alcançou o maior número de pontos da carreira, com quatro pódios. Foi o piloto mais consistente da Hyundai na temporada e terminou 49 pontos à frente do colega de equipa Thierry Neuville, mais experiente. Ficou ainda à frente de Takamoto Katsuta, da Toyota Gazoo Racing, que venceu duas provas. Fourmaux e o co-piloto Alexandre Coria terminaram 12 das 13 provas dentro dos sete primeiros, 11 deles no top 5.
Lutas pela vitória comprometidas
Em várias provas, o francês esteve na luta pelo triunfo, mas foi travado por contratempos:
Itália-Sardenha: esteve a 0,4 segundos da liderança quando sofreu o primeiro de dois problemas com pneus.
Paraguai: estava a 7,5 segundos da frente quando teve de parar para trocar uma roda.
Finlândia: a chuva intensa prejudicou as aspirações de vitória, por ter apanhado as piores condições.
Grécia: liderou no início, mas problemas com pneus afetaram o resultado.
Portugal: comandava a prova quando um pião foi seguido de um furo duplo.
“Quase. Não ganhei, mas vai chegar”
Após a temporada, Fourmaux fez um balanço positivo. “Para ser justo, estou bastante orgulhoso da temporada”, afirmou. “Fizemos muito boas melhorias no carro. Consegui lutar em todas as provas de terra e em todos os pisos.”
O piloto reconheceu, contudo, que o asfalto prejudicou o campeonato. “Falhámos mesmo no asfalto, o que de certa forma matou o meu campeonato, para ser justo, porque, vendo bem, sem vitórias, a posição que tinha no campeonato era bastante positiva. Os que estão à frente [no campeonato] têm duas ou mais vitórias, o que mostra a minha prestação. Nunca desisti ao domingo de tentar somar mais pontos.”
Fourmaux disse que retira “muitos aspetos positivos” da época. “Sim, não ganhei uma prova, mas vai chegar mais tarde. Vou tirar isso da cabeça, porque estava a forçar e não estava a sair. Agora vou esquecer e concentrar-me no meu futuro para ser campeão do mundo.”
Sobre a passagem pela Hyundai, referiu que “todos estão um pouco tristes” por não terem vencido juntos. “Talvez no futuro”, acrescentou. “Não é o fim da minha carreira. Não estou a dizer adeus.”
Futuro em aberto e ligação à Ford
Os planos da Hyundai para 2027, bem como o futuro de Fourmaux, ainda não estão definidos. A marca ainda não comunicou uma decisão sobre o seu futuro a longo prazo nos ralis, mas não terá um carro de topo em 2027. Optou por se concentrar na nova homologação do i20 N Rally2, em vez de construir um novo Rally1 ou atualizar o atual i20 através de um kit, como fez a M-Sport com o Ford Fiesta: “Vão ver-me, mas em que carro, em que equipa, em que campeonato, não sei. Mas vou conduzir”, disse o piloto.
A Ford anunciou o regresso ao WRC em 2028 como equipa oficial e confirmou um novo carro para 2029, o que o associou de imediato a Fourmaux. O francês não confirmou nada ao DirtFish. “Quando não se tem volante para o ano seguinte, olha-se para todos os projetos. Estou muito aberto. Vou tomar o meu tempo para decidir”, afirmou. Questionado sobre um prazo para a decisão, respondeu apenas: “Monte Carlo? É só isso.”
O objetivo do piloto é voltar o mais depressa possível a um Rally1. “Posso aceitar um ano com um carro mais lento, mas quero mesmo voltar”, disse. Neste momento, só a Toyota e a Ford estão confirmadas para disputar a temporada completa com esse tipo de carro.
Na apresentação do programa oficial, em Sardenha, nem a M-Sport nem a Ford Racing quiseram avançar nomes de pilotos. Fourmaux é, no entanto, reconhecido em Dovenby Hall pelo contributo técnico: orientou o desenvolvimento do pacote de atualização do Fiesta Rally2, lançado depois da sua saída para a Hyundai.








