WRC: FOI ARMIN SCHWARZ QUE VOOU MAIS LONGE EM FAFE?


Alemão recordou ao AutoSport episódio no Rali de Portugal de 2000, e se na altura não restavam muitas dúvidas de que aquele tinha sido o maior salto de sempre em Fafe, desde os Fafe Rali Sprint e Rali de Portugal 2015 para cá não deve ser muito difícil encontrar saltos mais longos. Pode já não ser o maior, mas dos maiores ainda é de certeza…

Depois dos milhares de saltos que os pilotos de ralis já deram junto ao Cabeço da Pedra Sentada, há certamente um que se destaca dos outros. Há muito que a questão apaixona adeptos, e mesmo apesar dos novos WRC já por lá terem saltado, é aceite pela maioria que o salto mais longo de sempre foi dado por Armin Schwarz, em Skoda Octavia WRC, no Rali de Portugal de 2000. A revista inglesa

Motoring News considerou-o mesmo o mais longo de sempre da história do Mundial de Ralis, mas depressa jornalistas e organizadores finlandeses se apressaram a desmentir o facto, considerando o salto de Markko Martin no Rali da Finlândia de 2003 como o maior de sempre.

Desta forma, a dúvida subsistia, e não foi o antigo piloto alemão que a desfez: “Recordo-me perfeitamente desse salto, mas dentro do carro não fiz a mínima ideia de quantos metros saltei! Posso apenas dizer que aquele foi de facto um grande salto, e isso deveu-se a eu estar muito confiante naquele troço por ali ter testado exaustivamente com o Toyota Celica em 1995”, revela Schwarz. “Quando o fiz com o Octavia WRC notei que o salto estava um pouco diferente, parecia que tinha uma pequena rampa no final, o que projetou o carro de forma incrível. Foi uma imagem espetacular mas estava tão absorvido na pilotagem que nem me apercebi do quão longe tinha saltado”, confessa. Pode não ter sido o maior de sempre do WRC, mas em Fafe foi certamente…até à altura. Hoje em dia, se calhar, é o de Mads Ostberg, em 2017. O que acha?

Ativar notificações? Sim Não, obrigado