WRC 2025 ‘equilibra-se’: Evans perde terreno e Tänak aproxima-se…

Campeonato do Mundo de Ralis está cada vez mais ao rubro, a liderança de Elfyn Evans está a ‘derreter’ na terra…
Elfyn Evans começou o ano forte no WRC 2025, mas a vantagem que parecia confortável começa agora a esvair-se. As razões são simples: a ordem na estrada, que para o galês significa arrancar na frente…
Com Ott Tänak em claro crescendo de forma e Sébastien Ogier a surgir como incógnita de luxo, o campeonato promete cada vez mais um desfecho eletrizante.
Evans: de líder destacado a pressionado
Evans assumiu a liderança do Mundial após o Rali de Monte Carlo, sucedendo a Sébastien Ogier, mas foi depois do Rali da Suécia que atingiu o seu pico de vantagem: uns expressivos 55 pontos de avanço. Mas era muito cedo e os ralis de terra ainda não tinham começado…
Portanto, a chegada das provas em terra virou a maré. A obrigação de abrir a estrada – uma desvantagem estratégica bem conhecida no WRC – tem condicionado o desempenho do galês, que, apesar da consistência, não é conhecido por ser um especialista em compensar esse tipo de desvantagem.
A queda gradual da vantagem
Desde então, a vantagem tem vindo a diminuir prova após prova:
🟡 Rali das Canárias: vantagem reduzida para 51 pontos
🟠 Rali de Portugal: caiu para 32
🔴 Rali da Sardenha: ficou nos 19
⚠️ Rali da Grécia: apenas 9 pontos de avanço
Neste momento, o segundo classificado é Sébastien Ogier, mas é Ott Tänak, apenas três pontos atrás do francês, que parece ser a principal ameaça à liderança de Evans.
🌍 Próximas provas: terreno amigo… ou armadilha?
O calendário joga agora com diferentes variáveis:
Estónia vem aí, um terreno favorável a Tänak.
Ogier regressa na Finlândia, mas já afirmou não pretender fazer a época completa, embora a Toyota esteja a tentar convencê-lo a prolongar a campanha.
Paraguai e 🇨🇱 Chile são provas em terra onde a posição na estrada voltará a ser decisiva.
E no final, uma derradeira prova na Arábia Saudita, com areia em abundância — abrir a estrada aí será uma verdadeira dor de cabeça.
Rovanperä e os pneus Hankook: adaptação complicada
Kalle Rovanperä não tem tido vida fácil. O finlandês continua a debater-se com a dureza dos pneus Hankook, que chocam com o seu estilo de condução. As próximas provas (Estónia e Finlândia) serão decisivas. Se não recuperar aí, o título começa a tornar-se uma miragem, embora dele se possa espera, basicamente, tudo. Mas tendo em conta o que vimos nos anos anteriores, pois este ano tem sido regularmente um piloto quase banal…
Campeonato em ebulição: diferenças a diminuir
Desde o Rali Safari, a diferença entre os cinco primeiros tem diminuído progressivamente:
Safari: 68 pontos
Canárias: 51
Portugal: 40
Sardenha e Grécia: Neuville fraquejou, ficando para trás…
Se Thierry Neuville conseguir recuperar a forma, poderá voltar a entrar na luta. Para já, o belga está fora do top 4 e Adrien Fourmaux e Takamoto Katsuta já estão a mais de 30 pontos de distância, praticamente fora da equação.
Quem está com o ‘momentum’?
Se tivéssemos de fazer uma aposta agora, Ott Tänak parece ser o piloto em melhor momento. A sua regularidade, velocidade e experiência podem ser trunfos preciosos nesta segunda metade do campeonato. Mas não está sozinho, e a decisão pode claramente dar-se nos detalhes…
Conclusão
O WRC 2025 está cada vez mais imprevisível. Com pilotos a aproximarem-se no topo da tabela e um calendário que promete baralhar ainda mais as contas, é cada vez mais provável que o campeão se decida apenas na última prova. E quem chegar na frente à Arábia Saudita… terá de lutar contra a areia e contra tudo.
Vamos ver o que sucede, para já tem sido o WRC mais aberto dos últimos anos…

O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI