Takamoto Katsuta acredita que o Rally da Suécia foi a melhor performance da sua carreira no WRC, ainda que o astro da Toyota tenha deixado Umeå com uma persistente sensação de frustração após terminar em segundo lugar, atrás de seu companheiro de equipe Elfyn Evans.
Katsuta terminou a apenas 3,8 segundos do colega de GR Yaris Rally1, Evans, na segunda prova do Mundial de Ralis, mas uma abordagem cautelosa na penúltima especial de domingo provou ser decisiva. Ele tinha brevemente assumido a liderança com uma impressionante arrancada na manhã de domingo, apenas para Evans contra-atacar imediatamente – entregando uma performance que Katsuta simplesmente não conseguiu igualar: “Tenho sentimentos mistos,” admitiu. “50% de mim está feliz por ter feito o trabalho para a equipa, trazendo o carro de volta e também conquistando pontos. Na outra metade, talvez esteja um pouco dececionado comigo mesmo por não ter conseguido acelerar no penúltimo troço, por não ter arriscado mais. Eu realmente queria garantir que terminaria o rally.”
Até mesmo Katsuta foi apanhado de surpresa quando assumiu a liderança. “Fiquei surpreso quando tomei a dianteira,” disse. “Eu sabia que tinha guiado bem – de forma limpa, mas não cuidadosa, e muito consistente sem erros. Sabia que seria um bom tempo, mas não esperava que fosse tão bom. Com essa sensação, pensei que talvez não precisasse forçar tanto. Mas então na segunda especial eu não quis correr riscos. Perdi, não apenas porque não acelerei, mas também porque [Elfyn] foi rápido.”
O seu ‘mind set’ foi moldado por uma temporada 2024 desafiadora, onde erros eram frequentes. Com a Toyota numa forte posição no campeonato de construtores, ele optou pelo quadro maior em vez de arriscar tudo pela vitória.
“No final, foi minha a decisão,” disse. “Mas, digamos, a situação estava boa para a equipa, e eu não queria fazer nada estúpido. Claro, eu estava faminto e queria vencer, mas desta vez eu não estava pronto para forçar considerando a situação. É sempre fácil dizer depois, mas espero que esta decisão não tenha sido errada e [a primeira vitória] virá.”
Katsuta já tinha subido ao pódio do WRC cinco vezes antes, mas a Suécia marcou um avanço – foi o seu primeiro lugar entre os três primeiros num evento de alta velocidade. Enquanto ralis de terreno acidentado como o Quénia nivelam o plantel, a Suécia exige ritmo puro e precisão milimétrica: “Honestamente, o desempenho neste rali foi um dos melhores,” explicou. “Ok, já fiquei em segundo lugar duas vezes antes, mas definitivamente este foi o meu melhor resultado e a melhor performance da minha carreira. Esses ralis de alta velocidade – Suécia, Finlândia, Estónia – são todos sobre velocidade pura. Um erro pode custar muito, e durante toda esta semana, por exemplo, tivemos uma batalha tão acirrada entre todos os pilotos. É por isso que sinto que este é um dos melhores resultados, e dá-me mais confiança para poder acelerar mais na próxima vez.”
A seguir vem o Rali Safari Quénia, onde Katsuta já subiu ao pódio duas vezes. “De certeza, vou tentar fazer uma boa preparação para o Quénia,” disse. “Vai ser muito interessante; distância mais longa, novas etapas. Sei que vai ser muito desafiador, mas eu gosto de desafios.”










