Ralis perdidos do WRC, Marrocos (1973-1976): A primeira maratona das areias

Por a 18 Fevereiro 2023 16:45

O Rali de Marrocos pode definir-se com o precursor das grandes maratonas pelas pistas arenosas africanas. A sua primeira edição teve lugar em 1934 e, até 1988, realizou-se de uma forma intermitente. Juntamente com o Safari, era decidido através das penalizações. Na década de 70, fez parte do primeiro calendário do WRC (outra vez, tal como o Safari) e realizou-se mais duas vezes, em 1975 e 1986. Foi sempre ganho por carros franceses, com os maciços Peugeot 504 a demonstrarem uma incrível capacidade de resistência nas demolidoras pistas do norte de África. Muitas das classificativas eram de longa distância, a exemplo do que mais tarde se fez no Dakar. Mas outras eram mais curtas e, de qualquer forma, sempre feitas a velocidades elevadas. O vencedor andava por vezes um dia inteiro (24 horas!) ao volante. Em 1988, a prova sofreu uma interrupção, regressando apenas em 2013, começando com enorme pompa e circunstância … e a ‘benção’ de Sua Majestade, o rei Mohammed VI.

PALMARÉS

08 – 13/05/1973 – 16. Rallye du Maroc

Pódio – 1º Bernard Darniche/Alain Mahé (Alpine-Renault A110 1800), 15h01m22s; 2º Bob Neyret/Jacques Terramorsi (Citroën DS 23), a 18m42s; 3º Richard Bochnicek/Sepp-Dieter Kernmayer (Citroën DS 23), a 33m15s

24 – 28/06/1975 – 18. Rallye du Maroc

Pódio – 1º Hannu Mikkola/Jean Todt (Peugeot 504), 23h30m48s; 2º Bernard Consten/Gérard Flocon (Peugeot 504), a 1m41m15s; 3º Bob Neyret/Jacques Terramorsi (Alpine-Renault A110 1800), a 2h17m31s

22 – 27/06/1976 – 19. Rallye du Maroc

Pódio – 1º Jean-Pierre Nicolas/Michel Gamet (Peugeot 504 Ti), 20h20m15s; 2º Simo Lampinen/Atso Aho (Peugeot 504), a 22m37s; 3º Sandro Munari/Silvio maiga (Lancia Stratos HF), a 1h18m23s

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas AutoSport Histórico
últimas Autosport
autosport-historico
últimas Automais
autosport-historico
Ativar notificações? Sim Não, obrigado