Rali da Sardenha: vitória surpresa de Robert Daprà no WRC2

Por a 8 Junho 2025 15:56

Grande surpresa no WRC com a vitória em cima da meta do italiano Robert Daprà no WRC2.

Roberto Daprà conseguiu uma surpreendente reviravolta em casa no Rally Italia Sardegna, sobrevivendo a uma caótica última etapa e conquistando a sua primeira vitória no WRC2 de forma dramática. O jovem da ACI Team Italia começou o dia em quinto lugar na classe WRC2 e parecia ser uma aposta, talvez para um pódio, mas a sua motivação levou-o a nunca baixar as cabeça e uma cadeia de infortúnios para os líderes virou a tabela de classificação de cabeça para baixo, abrindo a porta para um triunfo muito improvável.

O líder de longa data, Emil Lindholm, foi o primeiro a vacilar, saindo de estrada na PEC14, depois de ultrapassar um ponto de travagem num pequeno salto, ‘encalhando’ o seu Škoda fora de estrada.

Isso levou Lauri Joona à liderança, mas o finlandês sofreu um furo na traseira esquerda logo na especial seguinte.

Kajetan Kajetanowicz, também na luta pelo pódio, teve o mesmo destino na PEC15. Numa questão de quilómetros, Daprà passou de terceiro para primeiro, mas o drama ainda não tinha acabado.

Com uma pequena vantagem de 4,1 segundos sobre Kajetanowicz a caminho do final da Power Stage, Daprà fez um pião nos primeiros quilómetros e parecia ter deitado tudo a perder. Mas o italiano reagrupou-se e fez um último esforço corajoso para conquistar a vitória por 5,8 segundos, provocando celebrações de júbilo no final em Olbia.

“Estou muito orgulhoso de mim próprio e de toda a minha equipa por termos vencido o nosso primeiro rali aqui – é fantástico,” disse Daprà radiante. “Quando as coisas correm bem e temos boas pessoas à nossa volta, se o resultado tiver de vir, ele virá sozinho. Foi o que aconteceu aqui.”

Martin Prokop completou o pódio mais 5,1 segundos atrás, enquanto Jan Solans e Romet Jürgenson completaram os cinco primeiros. Jürgenson, que sofreu uma penalização de 20 segundos no início do rali, ficou a apenas 8,2 segundos de Solans na luta pelo quarto lugar. Joona, por sua vez, caiu para sexto depois dos seus problemas com os pneus.

Daprà também festejou a vitória na categoria WRC2 Challenger, enquanto o piloto mexicano Miguel Granados ficou com os despojos da WRC Masters Cup.

FOTOS @World

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

1 comentários

  1. Billy Bob

    9 Junho, 2025 at 17:23

    Caída do Céu.
    Não tira mérito. Isto das provas a designar…digamos que…
    Quem foi o melhor WRC2 neste Rally?? O.Solberg.
    Mas quem o ganhou?? Roberto Daprà.

    Portanto O.Solberg ganha o RC2, que não dá pontos. Roberto Daprà ganha o WRC2, isto sem ganhar uma única pec da categoria…creio. Um nadinha de confuso e não acrescentará muito á verdade desportiva.
    Uma palavra de solidariedade pra com Emil Lindholm, azar do c@£€#o, ele que perdeu ano e meio com a errada aposta no Hyundai i20 N Rally2, bem precisava desta vitória…Foi pena.

Deixe aqui o seu comentário

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado