Q&A com Carlos Barbosa: “Queremos ficar pelo menos três, quatro anos no Centro”

Por a 25 Maio 2019 14:06

Em declarações à imprensa no âmbito da assinatura do contrato programa de desenvolvimento desportivo de apoio à realização do Vodafone Rally de Portugal, que engloba os municípios de Coimbra, Lousã, Arganil, Góis, Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal e Agência para o Desenvolvimento das Aldeias do Xisto (ADXTUR), Carlos Barbosa, presidente do ACP, revelou que o Rali de Portugal pretende ficar três ou quatro anos na zona centro. Para a prova deste ano coloca um acento tónico na questão da segurança, que está a ser fulcral para a FIA.

Há muito que pensa vir para a zona centro, é para ficar?

“Houve um grande investimento das Câmaras Municipais que tiveram de refazer os troços que estavam numa situação muito precária. Há três anos quando pensámos em regressar a Arganil visitámos esses três troços e não estavam em condições. Mas foram todos reparados, refeitos, foram colocados quilómetros de rails, e portanto não podíamos simplesmente estar aqui um ano e ir embora, porque o investimento que as Câmaras fizeram foi grande. Queremos ficar pelo menos três, quatro anos no Centro, não só para poder rentabilizar o dinheiro que nos dão, mas também rentabilizar o esforço financeiro que fizeram para a reparação desses troços”.

Há alguma possibilidade ou ideia de ficar mais um dia na região?

“Não vai ser fácil alargar, para já, para outras zonas do Centro, não só porque temos compromissos com outras Câmaras, com quem não vamos faltar à palavra, como é evidente, e essas Câmaras também fizeram investimentos muito grandes, no sentido que também tiveram os custos para ter os troços durante, três, quatro anos, conforme tínhamos combinado. Três anos estaremos aqui de certeza.

Mas de qualquer forma também depende muito dos cadernos encargos da FIA, depende muito dos trajetos que possam mudar tendo em conta Câmaras que desistam, e outras que apareçam. Neste momento há várias Câmaras que querem fazer a Street Stage, há várias Câmaras que querem fazer receber troços. A verdade é que o Rali de Portugal é o maior evento desportivo português, o ano passado trouxe 136 milhões de euros de retorno ao país e por isso todos as Câmaras querem ter o Rali de Portugal a passar nas suas terras”.

Como sempre, temos que alertar muito quanto à questão da segurança…

“É muito importante. Mas normalmente temos tido é mais problemas com espanhóis, algo que me desagrada bastante. O ano passado tivemos cerca de um milhão de 200 mil espetadores, cerca de 40% deles espanhóis, e muitos deles querem estragar a festa porque vêm antecipadamente, estão acampados, depois bebem um bocadinho demais. Mas sobretudo nós temos as forças de segurança que estão muito bem preparadas, bem montadas para que nada aconteça. De qualquer maneira a imprensa tem um papel fundamental que é pedir às pessoas, que tenham juízo, respeito pelas autoridades, respeito pelo que está marcado no terreno, respeito pelos caminhos que estão marcados, não queiram ultrapassar porque nós podemos perder não só na região centro, mas o próprio Rali de Portugal…”

“Aproveito a oportunidade para pedir aos Orgãos de Comunicação Social uma coisa muito importante. O Centro pode perder o rali se houver algum problema com o público. Atenção que isto é muito importante, eu sou presidente da Comissão do WRC, vão sair dois ralis, que não vos posso dizer quais são, para 2020, exatamente por questões de segurança, e dois excecionais ralis, e porquê? Porque as condições de segurança que foram sempre fantásticas nesses ralis, deixaram de acontecer e imediatamente nós tivemos que tirá-los do campeonato do mundo. A mim, custar-me-ia muito como presidente da Comissão tirar o Rali de Portugal, ou pelo menos desta zona do centro, do mapa do Rali de Portugal por questões de segurança.

Por isso eu peço aos OCS que façam o grande trabalho, que o público, respeite, respeite, respeite as autoridades. Os Marshall, as bandeiras as fitas, tudo isso, porque se há um pequeno incidente que seja na zona centro, nós podemos perder a zona centro como podemos perder o Rali de Portugal. Portanto, é este apelo que faço aos OCS”.

Finalmente consegue cumprir um desejo antigo, regressar a ‘Arganil’…

“Só não viemos mais cedo para o centro porque tínhamos um caderno de encargos com a FIA, e tínhamos de ir para as autarquias que tínhamos contratado quando saímos do Algarve. Quando Caminha e Ponte de Lima saíram, Viana do Castelo não teve culpa nenhuma, simplesmente se viu entalada na sanduíche e teve que sair também.

Obviamente, essa oportunidade gerou-se, mas nós não viemos para o centro como toca e foge, viemos para ficar. São três especiais do Rali de Portugal famosas, durante muitos anos típicas e tradicionais da prova, e quando às vezes me perguntam onde é a Capital do Rali de Portugal, eu digo sempre que é na Rua Rosa Araújo em Lisboa, sede do ACP.

Uns dizem que é no Centro outros dizem que é lá em cima, no Norte, uns dizem que é Fafe outros dizem que é Arganil, eu digo sempre que é na Rosa Araújo, assim ninguém nos pode atacar (risos). Portanto nós viemos para ficar assim as Câmaras queiram, assim o Turismo queira, nós viemos para ficar.

Tivemos no Centro uma receção excecional, as três especiais são fabulosas, eu tive agora no Rali do Chile, como sabem sou o presidente do Campeonato do Mundo de Ralis e por isso tenho que ir aos ralis todos, e todos os pilotos me vinham perguntar como eram os troços da zona centro. Eu dizia-lhes que tinham tempo de ver, mas que são três troços fabulosos, e que devido ao bom trabalho das Câmaras ficaram impecáveis.

Eu sempre achei que o rali tinha que passar por Arganil (ndr, comummente aceite como a expressão quando se fala dos troços da zona centro) ainda me lembro dos tempos de Sintra e Montejunto, e sempre achei que o rali tinha que passar pelo Centro. Concretizou-se agora, agradeço a todos, estou muito contente por estar aqui, esta é uma zona muito importante para o rali, e para o ano cá estaremos, se Deus quiser a apresentar o rali nesta zona”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado