OPINIÃO: Vamos ter uma grande época no WRC

Por a 17 Janeiro 2022 13:24

É provável que o sabor que os pilotos tiveram há precisamente cinco anos, em 2017, quando arrancou a nova era do WRC seja bem diferente agora. O que os pilotos tiveram em 2017 foram os carros mais potentes e com a melhor aerodinâmica e consequentemente downforce da história da competição.

Muitos deles estavam ansiosos pelo que tinham pela frente quando surgissem os ralis mais rápidos, e o que tiveram foi uma primeira época de pura diversão. E daí até 2021…

Agora, vamos ver o que irão sentir os pilotos que neste momento já têm uma boa ideia do que aí vem, pois já tiveram oportunidade de fazer muitos testes.

Todos sabemos que os carros em teoria são mais lentos, mas também sabemos que o espetáculo não vai perder muito, porque já os vimos a andar.

Quem vai ganhar o Monte Carlo é uma história diferente, pois primeiro vamos ver como está a fiabilidade e como se vão dar os pilotos com o sistema híbrido.

Há duas formas para olhar para os novos carros: copo meio cheio ou meio vazio. Eu prefiro sempre meio cheio. Acham que alguém vai notar os 100 Kg a mais da bateria?

Vejam os arranques do troços, aí é certo que os pilotos vão utilizar a potência extra do sistema híbrido, mas 136 cv a juntar aos 380 cv que o motor já debita.

Duma coisa não tenho dúvidas, estes carros vão ser mais rápidos que os WRC de 2016, e quem tiver a sorte de estar numa zona em que os pilotos despoletaram a potência extra, vão achar ainda mais: que estes carros são muito melhores que os anteriores.

Não são, porque os troços só se ‘medem’ no fim, é aí que vale o cronómetro, mas não vão envergonhar nenhum adepto, bem antes pelo contrário.

Estou perfeitamente convencido que 2022 vai ser uma grande temporada, até porque ao que tudo indica a luta pelo título será mais aberta. Gostava sinceramente que não houvesse discrepâncias competitivas entre os carros e que fosse o trabalho das equipas e das respectivas duplas a fazer a diferença. Vamos, ver, mas estou convicto que daqui a algum tempo já ninguém fala de “carros a pilhas”. Na F1 (2014) e no WEC (2012) também são e hoje em dia ninguém se importa com isso…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
total wrc
total wrc
2 anos atrás

Seria ainda melhor se entrarem novos construtores , gostava de voltar a ver a Citroen , Subaru e porque não a Audi então seria um campeonato de 5 estrelas

SlowInFastOut
SlowInFastOut
2 anos atrás

Na F1 começaram a utilizar propulsão eléctrica a partir de 2011. O problema do tal ano de 2014 continua lá.

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado