O novo troço da Lousã do Rali de Portugal

Por a 15 Maio 2019 10:56

Muita gente apelida o “novo troço da Lousã” do Rali de Portugal, o que é natural, pois esta versão nunca se realizou na prova portuguesa do Mundial de Ralis, mas a verdade é que aquelas estradas estão muito longe de serem ‘virgens’ para os ralis.

Rally de Portugal – Este é o troço da Lousã e – para nós – é o melhor do Mundo! Estão prontos? Dia 31 de maio esperamos por si! 😊#RallydePortugal #Lousã #MontanhaMágica🚗🚗

O traçado foi usado em quatro ralis do campeonato nacional:

Volta a Portugal 1976, Rali do Centro 1977, Rali da Figueira da Foz 1978 e Rali

da Figueira da Foz 1984. Teve quatro versões diferentes ao longo destas

edições: uma de 21 km (Volta a Portugal 1976), outra de 8,9 km (Rali do Centro

1977 e Rali da Figueira da Foz 1978), outra na mesma distância mas em sentido

contrário (Rali do Centro 1977 e Rali da Figueira da Foz 1978) e por fim a do

Rali da Figueira da Foz 1984 que tinha 13,50 km. Todas estas versões passaram

nos ganchos de Vilarinho.

Volta a Portugal 1976 (21 km)

Descrição: O troço começava ao km 29,2 da EN236, passava no

Trevim e daí descia até Vilarinho, onde acabava o troço. Os últimos 7 km deste

troço, e os 14 ganchos a descer, estão incluídos na versão de 2019 e no mesmo

sentido.

Melhor Tempo: Giovani Salvi/??? (Ford Escort RS2000) –

19m26s

História: Onze carros começaram o troço e acabaram dez. A

única desistência foi da dupla Fernando Marques Batista/Isabel Batista, líderes

até então do Campeonato Regional de Promoção (Zona Norte), devido a um

estrangulamento de um tubo de gasolina.

Rali do Centro 1977 (8,9 km – Sentido Vilarinho/EN236)

Rali da Figueira da Foz 1978 (8,9 km – Sentido Vilarinho/EN236)

Descrição: O troço começava nos arredores de Vilarinho, a

500m da EN342, e subia pelos 14 ganchos. Terminava a mais de 2 km da EN236.

Todo estre troço está incluído na versão de 2019, mas em sentido contrário.

Melhor Tempo 1977 : Manuel Queiroz Pereira/Miguel Vilar

(Opel Kadett GT/E) – 9m10s

Melhor Tempo 1978 : Giovani Salvi/José Ferreira (Ford Escort

RS2000) – 9m02s

História 1977: O troço foi azarado para o Giovani Salvi, saltou-lhe um roda e terminou o troço a mais de 11m do vencedor. Desistiu após o troço quando era terceiro da geral. Não houve desistências dentro do troço. 32 entraram e terminaram.

História 1978: Neste troço desitiram 3 concorrentes, um

deles o André Martinho que se despistou e embateu numa árvore, o Cruz Monteiro,

que perdeu uma roda, e o Barreto.

Rali do Centro 1977 (8,9 km – Sentido EN236/Vilarinho)

Rali da Figueira da Foz 1978 (8,9 km – Sentido

EN236/Vilarinho)

Descrição: Sentido contrário ao troço anterior, ou seja, o sentido era igual a 2019.

Melhor Tempo 1977: Manuel Queiroz Pereira/Miguel Vilar (Opel Kadett GT/E) e Manuel Inácio/João Batista (Opel Kadett GT/E) – 09m43s

Melhor Tempo 1978: Américo Nunes/João Baptista (Porsche 911S) – 08m42s

História 1977: A única desistência neste troço foi do piloto

Guilherme Roldão/Carlos Santos (Fiat 124 Spyder), que saiu de estrada. 25

entraram e 24 terminaram.

História 1978: Entraram 33 e sairam 27, desistiram 6.

Rali da Figueira da Foz 1984 (13,50 km)

Descrição: Começava ao km 11.2 da EN236 e terminava ao km

15.9. Basicamente é o troço do Rali de Portugal mas ao contrário, sendo que no

inicio (final em 2019) tinha mais 1.80 km. Começava a subir pelos 14 ganchos e

terminava a descer em direcção ao km 15.9 da EN236.

Melhor Tempo: Joaquim Moutinho/Edgar Fortes (Renault 5

Turbo) – 12m37s

História: Começaram 21 e terminaram 20 por desistência do

Ivo Cruz. Um dos azarados no troço foi o Manuel Mello Breyner no Audi 80 de

Grupo N. O Audi escorregou na lama e bateu de frente, a equipa pôde voltar à

estrada mas teve logo de parar para soltar o pneu dianteiro do lado esquerdo

que ficou preso pela carroçaria amolgada. O Joaquim Santos, que estava na luta

pela vitória, saiu de estrada e perdeu 2:10 para o Joaquim Moutinho, o líder.

Após o troço ficou a 2:51 do Moutinho e foi ultrapassado no troço pelo Carlos

Bica.

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