Martin Holmes: 80 anos de vida, 42 com o AutoSport


Não é só Portugal que teve um excelente motivo para festejar a 25 de abril. Também Martin Holmes, o ‘nosso’ mais antigo jornalista em atividade, atingiu um fabuloso marco na sua vida: 80 anos.

Martin Holmes é um nome incontornável do Campeonato do Mundo de Ralis. Depois de uma fulgurante carreira como navegador, onde acompanhou alguns dos melhores pilotos, tornou-se num dos mais conceituados especialistas do Mundial de Ralis como jornalista. Já fez a cobertura de mais de 500 ralis do Campeonato do Mundo e assina trabalhos e reportagens para o AutoSport quase desde o seu início, em 1978. Já lá vão 42 anos!

Em 2006, quando Martin Holmes comemorou os seus 400 ralis no Mundial, a frase que nos ficou foi “Gostava de começar tudo de novo”.

“No nosso trabalho, passamos todo o tempo a tentar fugir da velhice. Tentamos esquecer que o primeiro Rali do RAC que cobrimos foi já há 54 anos; Tentamos perceber como funcionam as últimas tecnologias em transmissões para enviarmos os textos, como se da coisa mais normal do mundo se tratasse.

O verdadeiro problema é que, para mim, os ralis continuam a ser tão excitantes como no início. As constantes mudanças no formato do Mundial criam cenários fascinantes, da mesma forma que ver a determinação de cada piloto também constitui sempre um novo estímulo. E não se pode negar que ter uma credencial de jornalista permanente da FIA, com acesso a todas as provas do calendário, ter livre acesso às classificativas, falar e entrevistar os pilotos em áreas restritas e, mais importante, encontrá-los preparados para falar connosco, em qualquer altura, e poder esperar que, por vezes, sejam eles a vir falar connosco, é um privilégio desta profissão”.

“Dizem que as memórias são a única coisa boa que os mais velhos têm para se divertir! Olhando para um passado, tenho alguns momentos importantes para recordar, nomeadamente os sítios por onde passei, numa perspetiva positiva, e os horrores por que passei para lá chegar, numa visão negativa”.

“Inesquecível foi também o facto de ter tido a oportunidade de acompanhar o trabalho de pessoas que realmente são o melhor que há na profissão que escolheram. Mas depois de mais de 500 ralis, o gozo continuou por muito tempo. Todas as semanas, há sempre uma nova história para iluminar o dia. Basta recordar-me, por exemplo, do nascimento de novos valores e dos erros que cometem. Como o de Andreas Mikkelsen, um piloto com de apenas 17 anos que foi correr para Inglaterra para se poder iniciar nos ralis (porque era demasiado novo para guiar em estrada na Noruega). Dois dias depois de tirar a carta de condução, já estava ao volante de um Ford Focus WRC, num rali em Gales. Mas, no dia seguinte, rumou à Escócia e quando estava em segundo noutra prova acabou por ser desclassificado, por receber assistência fora do parque. É por isso que esta profissão me diverte. Porque muita da ação se passa por detrás das cenas principais”.

Recuar no tempo

Hoje a disciplina sofre de imediatismo. As coisas acontecem agora e é isso que faz também desta profissão um regalo em termos de trabalho. Por isso as perguntas sobre a idade são irritantes. Quem quer ficar velho quando parece que tudo falta ainda acontecer e quando todos os outros são ainda novos? Cada vez que falo com Timo Rautiainen, Phil Mills, Daniel Elena e vejo o “escritório” ambulante onde trabalham, desejo ser 30 anos mais novo e sentar-me onde estão eles agora. Lembro-me bem da altura em que os “tripmaster” falhavam, os escapes caíam dos carros e se ficavam horas a fio no meio da montanha, depois de um acidente ou duma falha mecânica, sem que ninguém nos pudesse resgatar por falta de comunicações. A idade faz-nos mais experientes, mas também nos traz mais preocupações com a atualidade. Confesso que não queria celebrar o meu 500º rali no Mundial (neste momento o número está nos 526). Talvez preferisse recomeçar tudo de novo e ir para onde os novos estão agora!”

Martin Holmes ‘era’ o WRC All live

Nos últimos anos, Martin Holmes continuou a ir a algumas provas do WRC, mas com a possibilidade que o WRC All Live lhe deu de fazer muito trabalho que foi pioneiro à distância, passou a fazê-lo dessa forma, mas sempre marcando presença nas provas europeias no Media Day, normalmente à 4ª feira. Era aí que fazia a maior parte do seu trabalho de ‘bastidores’. O resto, entre o WRC All Live e a linha direta que sempre teve para chefes de equipa e pilotos, produzia textos que hoje em dia não ‘cabem’ no imediatismo e na menor profundidade da internet.

O livro Pirelli World Rallying deixou de ter viabilidade para ser publicado há uns anos, mas o detalhe da informação que lá está dificilmente algum dia será possível encontrar na internet.

São aos milhares os textos que nos escreveu. Especialmente os históricos, pode encontrá-los a todos no nosso AutoSport Histórico e há-de encontrar muitos mais no futuro.

O ano passado teve um problema de saúde, nas costas, que o levou à mesa de operações. Recuperou, mas nos últimos tempos algumas mazelas têm-no mantido em descanso e recuperação, mas de certeza que continua a ler todas as notícias de ralis que publicamos e a ler os comentários. Por vezes telefonava-nos a perguntar “What’s that guy meant by that” acerca de um qualquer comentário que lia.

Por isso, temos a certeza que iria ficar bastante agradado por ler o que os adeptos têm a dizer sobre ele, e o que fez, e esperemos que ainda volte a fazer, pelos ralis.

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