CRÓNICA: O que se passa com Sébastien Ogier?

Por a 30 Julho 2016 10:58

Não é novidade para ninguém que Sébastien Ogier anda incomodado com a questão da ordem de partida, o piloto não o esconde, mas se o ano passado esse facto lhe permitiu vencer oito vezes em treze provas, seis delas em ralis de terra, em que abrir a estrada é mau, este ano as coisas estão muito diferentes. Desde o Rali da Suécia que o piloto francês não vence uma prova do WRC, foi duas vezes segundo (México e Argentina), duas vezes terceiro (Portugal e Itália), sexto na Polónia e ainda deve fazer pior na Finlândia depois dos 16 minutos que perdeu com uma azarada saída de estrada.

Nunca o piloto francês esteve tanto tempo para voltar a vencer e sendo verdade que os seus adversários estão esta temporada melhor preparados para lhe dar luta, o Hyundai é um bom carro, a equipa de Alzenau tem bons pilotos e já dois deles o bateram, Hayden Paddon e Thierry Neuville. A Citroën faz um rali de vez em quando, e nas provas de terra, como se viu em Portugal, tem uma boa vantagem de rodarem tão atrás na estrada. E quando se tem um bom carro e um bom piloto como Kris Meeke, estão reunidas as condições para as vitórias. Aconteceu em Portugal, provavelmente também irá acontecer na Finlândia. E depois, na sua própria equipa também já e provou que tanto Jari-Matti Latvala quanto Andreas Mikelsen lhe podem dar grande luta e mesmo batê-lo.

Mas poderá haver algo mais. Em conversa com uma pessoa muito envolvida no WRC, que sabe o que se vive na cabeça dos pilotos porque sempre lidou e lida com eles, este dizia-me que Sébastien Ogier está a acusar uma pressão que nunca teve, e até mesmo a maternidade da esposa, Andrea Kaiser poderá ter retirado algum foco do francês, enervando-o (algo absolutamente natural). Quando o bebé estava para nascer houve mesmo a possibilidade de Ogier abandonar a prova do WRC que estava a realizar, em Itália, para estar perto da esposa. O bebé nasceu pouco depois, mas tudo isto pode ter dado a volta à cabeça de Ogier. Pode haver muitas explicações, mas ‘este’ não é o mesmo Ogier de sempre.

Recentemente, viu-se na imprensa um ‘recado’ de Jost Capito, dizendo que Ogier pode sair do WRC se a ordem de partida não for alterada, ou pior, piorada segundo os seus interesses. Não acredito que Ogier o faça, mas com a cabeça como anda, já não digo nada. O que vale é que agora estão previstas no calendário quatro provas de asfalto seguidas, e aí, meus Senhores, até de marcha atrás o francês ganha os ralis (em condições normais, claro, pois podem acontecer milhões de coisas no WRC). Sébastien Ogier é e continuará a ser o melhor piloto do Mundo, mas é um facto que desde que a VW entrou no WRC, Ogier só esteve, no máximo duas provas seguidas sem vencer. Neste momento (porque não vai vencer na Finlândia), a conta vai aumentar para seis. A única vez que Sébastien Loeb esteve seis provas seguidas sem vencer uma prova do WRC foi em 2003, o seu primeiro ano a ‘sério’ no WRC, com Colin McRae e Carlos Sainz na mesma equipa.

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sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
7 anos atrás

Uau, que texto fraco. Mais uma vez, vocês não desiludem.

Petter27
Petter27
7 anos atrás

Texto deplorável, que vergonha chamar a isto uma crónica. Indagar sobre “o que se passa com Ogier” por comparação com o ano passado, sem mencionar a mudança de regras que o obriga este ano a abrir a estrada durante os dois primeiros dias, denota de duas uma: ou falta de seriedade (que é o que parece) ou infinita ignorância. Ainda assim vou reprisar, a ver se fica bem gravado nalgumas mentes:
O OGIER ESTE ANO ABRE A ESTRADA DOIS DIAS;
O OGIER ESTE ANO ABRE A ESTRADA DOIS DIAS;
outra vez:
O OGIER ESTE ANO ABRE A ESTRADA DOIS DIAS.

Miguelgaspar
Miguelgaspar
Reply to  Petter27
7 anos atrás

Jà o ano passado o Lider do campeonato abria a estrada dois dias…

Petter27
Petter27
Reply to  Miguelgaspar
7 anos atrás

Diga lá então em quantos ralis no ano passado o Ogier abriu a estrada no segundo dia. Talvez devesse ter escrito de maneira diferente para você entender, então aqui vai, sem gritar:
No ano passado o Ogier não abria no segundo dia pois partia atrás dos concorrentes do Rally 2;
No ano passado o Ogier não abria no segundo dia pois partia atrás dos concorrentes do Rally 2;

Miguelgaspar
Miguelgaspar
Reply to  Petter27
7 anos atrás

Por exemplo: Finlandia 2015…

kankkunenfan
kankkunenfan
Reply to  Miguelgaspar
7 anos atrás

Finlândia 2015 sim, mas perdeu para quem saia logo atrás de si, ou seja Latvala!! Não percebo como se faz tanta confusão para perceber o quanto esta regra mexe com o campeonato e limita o líder. Sair de 2º é uma coisa sair de 7º ou 8º é outra nestas condições e claro que isso se nota!! Tão claro como já teremos visto Paddon vencer, sobiu na tabela e depois 2 ralis a nulo. Ostberg (onde viu várias vezes Camilli a destacar-se muito à conta desta regra) sofreu isso até Mikkelsen o passar na tabela ou mesmo Sordo, que foi… Ler mais »

Miguelgaspar
Miguelgaspar
Reply to  kankkunenfan
7 anos atrás

Caro Kankkunenfan, com as suas palavras: “Quanto mais sobem na tabela, maior é a queda, com a excepção de um.. que é o Ogier!! Ogier esse que tem cumprido” so demostra que a regra tem logica. Ogier serà campeao porque è melhor que os outros. A diferença è que o campeao nao vai acabar o ano com 80% dos ralis ganhos, talvez 50% ou 40%. Do meu ponto de vista agrada-me o facto de nao saber quem pode ganhar o rali, apesar de saber que o Ogier è o melhor. Agora pode ganhar 4 de seguida e comprovar ( ao… Ler mais »

kankkunenfan
kankkunenfan
Reply to  Miguelgaspar
7 anos atrás

Esqueceu-se que escrevi tambem: “mas nestes moldes é-lhe impossível mesmo vencer como nos havia habituado, pelo que a calculadora e inteligência dá jeito para quem quer ser campeão. óbvio que anda saturado e desmotivado” Ao principio ainda vi muita gente com a sua opinião, hoje já vejo mais adeptos que realmente vêem que isto entre o 8 e o 80 é este ultimo, um exagero! Se conhece a história do mundial e suas regras, se esta tem lógica, então estamos a desvalorizar os idolos e lendas de outrora, pois nenhum o fez ou se sagrou desta forma. A verdade é… Ler mais »

Miguelgaspar
Miguelgaspar
7 anos atrás

O que se passa com Ogier è o mesmo que jà se passou com centenas de pilotos. A diferença è que calhava aos mais fracos( ou talvez nao) serem os mais prejudicados e agora acabou a benesse aos primeiros do campeonato. A confiança do Ogier jà nao è a mesma e serà esse o principal factor. Em relaçao ao texto parece-me um exagero a parte “até de marcha atrás o francês ganha os ralis (em condições normais” sobre os proximos ralis de asfalto. Nao entendi tambem a referencia a Loeb na parte final. O resto parece-me logico.

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