CRÓNICA: Kalle Rovanpera finalmente com os ‘big boys’

Por a 20 Janeiro 2020 10:01

Kalle Rovanpera estreia-se no próximo fim-de-semana no WRC aos comandos de um World Rally Car, e eu penso sinceramente que vai arrancar ao mais alto nível o caminho de uma grande futura estrela dos ralis. Dei comigo a pensar recentemente se Rovanpera poderia ter um efeito no WRC tal como teve Max Verstappen quando se estreou na Red Bull, mas honestamente não só a Fórmula 1 como o Mundial de Ralis são disciplinas completamente diferentes, mas também o feitio dos dois jovens é uma absoluta antítese.

Há algumas semelhanças no percurso de ambos, até aqui o jovem finlandês foi ‘programado’ desde muito jovem – aos 8 anos já o víamos a fazer derrapagem artística num carro de ralis – algo que também sucedeu com Verstappen, que foi muito cedo para o karting, mas o holandês é muito mais atrevido e agressivo. Sempre foi! Rovanpera é calmo, ponderado e irá ser muito cauteloso neste seu primeiro ano de WRC, se calhar ao ponto de alguns começarem a duvidar das suas capacidades.

É preciso recordar que Rovanpera chega ao pináculo dos ralis apenas com 20 ralis no WRC com um R5, o primeiro foi no Rali da Grã-Bretanha de 2017, e por isso a grande questão aqui é saber quanto tempo vai levar para se adaptar ao ritmo do WRC de forma consistente. Temos casos de pilotos que dominaram o WRC 2 mas nunca vingaram no WRC, Pontus Tidemand, por exemplo para falar num piloto recente.

Rovanpera vai passar duma realidade completamente distinta e não é tanto a potência do motor do Skoda Fabia R5 que guiou o ano passado comparativamente à maior potência do Toyota Yaris WRC que já tem vindo a pilotar em testes e mais recentemente no Rali do Ártico, prova que venceu com quase três minutos e meio de avanço para o segundo classificado. É trabalhar com o carro e com a aerodinâmica deste, pois vai agora poder ter um ritmo com o Yaris WRC, que nem sonhava poder ter com o Skoda. A aerodinâmica faz diferença nos World Rally Car e esta adaptação pode levar tempo.

Seja como for, penso sinceramente que estamos na presença de um futuro Campeão do Mundo de Ralis, e sendo verdade que é melhor esperar pelo menos até meio do campeonato para consubstanciar melhor a opinião, arrisco já que não me admiro nada que consiga um pódio já este ano. Vencer, só com alguma sorte. De resto, penso que em 2022 irá lutar por vitórias e em 2023 pelo título. Se antecipar estas previsões, ficarei surpreendido, se não as concretizar, ainda mais perplexo ficarei.

No próximo fim-de-semana, em Monte Carlo, e Kalle Rovanpera tem o seu primeiro teste de fogo, num carro de fábrica, mas esta é uma prova demasiado específica para tirar qualquer tipo de conclusão. O ano passado, saiu de estrada logo no primeiro troço.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado