CRÓNICA: “Adeptos cansados, mas felizes, só nos ralis…”

Por a 6 Fevereiro 2019 16:35

Quem conhece, nem que seja um pouco, a história do Rali de Portugal, sabe bem a importância que Arganil teve para a prova. O seu regresso em 2019 ao percurso da prova, cura uma ferida que se abriu com a despedida em 2001. Em 2015, quando o ACP levou novamente a prova para o Norte, depressa Carlos Barbosa sentiu a necessidade de incluir Arganil no rali, pois sabe bem a importância que tem.
Tal como aconteceu enquanto esteve no Algarve, o Rali de Portugal nunca esteve mal, mas sempre se sentiu faltar qualquer coisa. Quando voltou para a o Norte, muito dessa sensação esbateu-se, com o regresso a palcos míticos do passado, Fafe, Cabreira, Marão, Ponte de Lima, mas continuava a faltar qualquer coisa, e essa ‘coisa’ é Arganil.
Não se tratam só dos épicos duelos ali vividos naquelas estradas, ou da dificuldade das próprias estradas em si, é tudo o que rodeava a passagem do rali por Arganil. As noites de março no frio da Serra, os milhares de fogueiras, o cheiro a bifanas, os que bebiam tanto, que perdiam o mais importante, os carros a passar. Mas há mais algum desporto em que os seus adeptos passem tantas privações, ou andem tão cansados, quanto felizes, como nos ralis? Esta modalidade é especial, e Arganil tem grandes culpas nesse ‘cartório’. Há como se sabe, vários outros grandes locais míticos do Rali de Portugal, todos eles também com grande tradição, mas Arganil em nada lhes fica a dever, e a atual geração de pilotos do WRC vai finalmente poder sentir a aura daqueles troços.

9
Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
jbcosta
Membro
jbcosta

Bom artigo. Rally de Portugal tem que passar na região centro, só assim poderá de novo ser considerado o melhor rally do Mundo.Vamos ver se estará tudo ao nível desejado. A Organização não faça como em Viana que bloquearam acessos a troços desnecessáriamente obrigando as pessoas a andar 10 km a pé, para cada lado. Pode haver segurança sem esses exageros/excesso de zelo comprovadamente sem razão.

joseaalves
Membro
joseaalves

Pois tem toda a razão, em Fafe fecham os acessos no sábado ao inicio da tarde! É demasiado duro para quem acompanha as classificativas anteriores e tem ene de KMS de subida a contar os mecos da berma!
Fechar ao final da tarde, ok! já quase todos estavam a procurar o melhor lugar da praia, mas no inicio da tarde; não contribui em nada para a festa… Organizem-se de forma mais festiva, sff.
Bons Ralis

Jose Marques
Membro
Jose Marques

É certo que o Rally não é feito de uma só pessoa, mas acho que o Carlos Barbosa merece “honras de cavalaria” pelo que tem feito pelo Rally de Portugal. Com tantos Gigantes a querer entrar no WRC e conseguir manter Portugal nesse lote restrito de rallys imprescendíveis, é para mim motivo de orgulho. Vivo no Brasil à seis anos e desde que vim não vi mais o Rally de Portugal “in loco”, mas fico com lágrimas nos olhos com o acompanhamento que faço de longe, principalemte porque desde os 4 anos que sou fanático por automobilismo… Este ano espero… Ler mais »

mcrae
Membro
mcrae

E todos nós esperamos que possa vir cá assistir ao nosso grande rali.
Quanto ao comentário concordo com tudo o que disse.

Jp
Membro
Jp

Concordo consigo plenamente! Venha que tem cá uma fresquinha á espera!!!😀

joseaalves
Membro
joseaalves

Bora lá Marques! La estaremos, nem que chovam canivetes, no final da prova para ver quem tem mais speed e garra de campeão!

Kankkunenfan
Membro

Prova de regresso ao centro, faz de Portugal ser a única ronda do WRC a ter tido o rali (desde que neste formato) a passar em todas regiões do país. Se isto não é bom para os adeptos não sei o que será. De resto, já imagino “os cânticos do garrafão à anos 90”. “vai ao Sul e vai ao Norte e vai ao Centro, vai (pilotos dois preferidos) e vai para dentro.” Com moderação, vá.

christopher-shean
Membro
christopher-shean

Pois… Bom Artigo.

vitor-m-luz
Membro
vitor-m-luz

Para mim um dos melhores troços do rali de Portugal era a descida da Peninha. Vi a luta entre o Allen no Fiat 131 Abarth e o Mikkola no Ford Escort. Essa luta ficou para sempre gravada na minha memória. Compreendo que o ACP tenha medo de para lá levar o Rali por questões de segurança, mas para mim a noite se Sintra era o que de melhor podia haver. Alcatrão dá mais pica do que terra, velocidades maiores mais condução e menos pó para os espectadores.

últimas CPR - CAMPEONATO DE PORTUGAL DE RALIS
últimas Autosport