Andrew Wheatley (Diretor Provas Estrada da FIA): o balanço do ano, e ambições para 2024

Por a 23 Dezembro 2023 09:56

O Diretor de Provas de Estrada da FIA, Andrew Wheatley, fez uma retrospetiva da época de 2023, que teve momentos altos e também de grande tristeza, e olha para 2024, como um ano de oportunidades e crescimento contínuo, sabendo que há muito por fazer na sua área de ação. Se o Todo-o-terreno, que sofreu grandes alterações há dois anos, continua de vento em popa, os ralis, especialmente o Mundial, nem por isso, e é aí que vai ter que ser dada muita atenção….

A época de 2023 está a chegar ao fim. Como é que avalia os últimos 12 meses?

“Olhando primeiro para o Campeonato do Mundo de Ralis, podemos estar muito satisfeitos. Os três construtores venceram provas e cinco pilotos conquistaram vitórias. O WRC2 atraiu um interesse sem precedentes, os títulos do WRC2 Challenger e do WRC Júnior foram decididos na última ronda e recebemos a América do Sul de volta ao calendário pela primeira vez desde 2019.

A nível regional, o desporto continua a ganhar força. O ERC celebrou o seu 70º aniversário, o renovado Troféu Europeu de Ralis funcionou bem, com 332 pilotos a marcarem pontos na série em 2024 e o vencedor a competir num carro de especificação Rally4, enquanto o FIA Rally Star deu a quatro jovens talentos a oportunidade de progredir para o Junior WRC após uma fantástica época de treinos.

Há também um grande interesse no Campeonato do Mundo de Rally-Raid e esperamos que o Dakar abra bem a terceira temporada em 2024″.

O que mais vos dá razões para serem positivos para 2024?

“O Kit Rally5, aprovado durante o Conselho Mundial do Desporto Automóvel de outubro, proporciona um excelente nível de entrada nos ralis. Ao permitir a homologação local de carros e peças, só pode aumentar a participação no desporto motorizado a nível mundial. A reunião dos organizadores de provas do WRC que se seguiu ao Rali da Europa Central no final de outubro foi uma experiência muito positiva e gerou muitas boas ideias e pontos de discussão. O interesse no Campeonato do Mundo de Rally-Raid é também muito forte.

A Toyota está a trazer o seu Yaris com especificação Rally2 para o mercado de clientes nos ralis, e sabemos que os seus rivais vão trabalhar arduamente para se manterem na vanguarda da categoria.”

Estamos a viver um período de mudança no WRC. Que mudanças estão a ser preparadas para a próxima época?

“Os princípios de um novo formato para a atribuição de pontos no campeonato aos construtores, pilotos e co-pilotos foram aprovados pelo Conselho Mundial em Baku com o objetivo de melhorar e apimentar o último dia das provas do WRC. No entanto, os critérios tinham ainda de ser estabelecidos, o que foi um dos principais objetivos do Grupo de Trabalho, tendo sido agora formalizados no Regulamento Desportivo. Seguir-se-ão mais propostas do Grupo de Trabalho e esperamos que estas se tornem realidade na devida altura.”

Kalle Rovanperä e Jonne Halttunen não vão defender os seus títulos do WRC em 2024. Isso é uma preocupação?

“O Kalle tomou a decisão de fazer uma pausa no desporto e nós respeitamos isso. Apesar de ter apenas 23 anos e já ter vencido o Campeonato do Mundo de Ralis por duas vezes, ele compete desde antes de a maioria de nós ter idade suficiente para conduzir. Estar tão empenhado durante tanto tempo e ter alcançado tanto sucesso numa idade tão jovem requer muita energia. Não temos dúvidas de que o Kalle voltará a conquistar mais prémios do WRC no futuro com Jonne ao seu lado. As perspetivas de outra temporada emocionante e memorável do WRC em 2024 não serão afetadas pela decisão de Kalle e há toda a esperança de que um ano muito equilibrado nos esteja reservado”.

O falecimento de Craig Breen foi tremendamente difícil para a sua família e amigos. Como é que o seu legado está a ser honrado?

“Nunca esqueceremos o Craig e a paixão e o entusiasmo que ele trouxe para os ralis, especialmente nos campeonatos europeus e mundiais da FIA. Continuamos a pensar na sua família e amigos, especialmente nesta altura do ano. A Hyundai Motorsport, a Sports & You, a Hyundai Portugal, a Hyundai Espanha e a Motorsport Ireland ajudarão a Craig Breen Foundation a proporcionar aos pilotos com idades compreendidas entre os 14 e os 17 anos que competem na Motorsport Ireland Junior Rally Series, que era muito próxima do coração de Craig, não só apoio financeiro, mas também oportunidades de progressão na carreira. Esta é uma forma adequada de continuar a recordar Craig e tudo o que ele representava”.

Por falar em jovens, o Campeonato FIA Junior WRC da próxima época irá receber os quatro pilotos selecionados para o FIA Rally Star. Esta é uma perspetiva muito excitante…

“José Caparo, do Peru, Taylor Gill, da Austrália, Romet Jürgenson, da Estónia, e Max Smart, da África do Sul, estão de facto preparados para mais experiências que mudarão as suas vidas em 2024, depois de uma época muito intensa de treino e aprendizagem este ano. Estamos ansiosos por acompanhar a sua evolução e as suas aventuras, a começar pelo Rali da Suécia, em fevereiro. Apesar dos seus melhores esforços e do nível de progresso alcançado, Annia Cilloniz, do Peru, e Abdullah Al-Tawqi, de Omã, não foram considerados prontos para passar para o WRC Júnior em 2024. A sua participação no programa FIA Rally Star chega assim ao fim, mas deixam o processo com todos os votos de sucesso. Continuam a ter grandes esperanças de que irão utilizar a experiência e os conhecimentos adquiridos durante a época de treino do FIA Rally Star para continuarem a seguir as suas carreiras de competição.”

E há também algumas notícias sobre os ralis de Todo-o-Terreno…

“A época de 2024 será aberta com novos títulos para as provas, carros e campeonatos de ralis de todo-o-terreno, o que deverá tornar as várias classes e tipos de veículos muito mais fáceis de compreender para os novos praticantes do desporto, mas também no que diz respeito à terminologia utilizada. O T1 passa a Ultimate, o T3 a Challenger, o T4 é agora SSV, o T2, Stock e os T5, Camião.

Além disso, há um novo formato para as Taças do Mundo e Regionais de Baja da FIA, que introduz um registo obrigatório e um novo sistema de pontos. Estas alterações deverão tornar estas categorias mais emocionantes e mais fáceis de seguir”.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado