/ralis/wrc/a-sequencia-do-acidente-ott-tanak-martin-jarveoja-hyundai-i20-coupe-wrc-dentro-do-carro/
A sequência do acidente Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 Coupe WRC) dentro do carro | AutoSport

A sequência do acidente Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 Coupe WRC) dentro do carro

Por a 25 Janeiro 2020 13:38

“Batemos numa lomba que eu não identifiquei nos reconhecimentos, chegámos ali um pouco depressa demais, e depois da lomba entrámos numa linha de trajetória errada e a partir daí tivemos o acidente a alta velocidade. Todo o equipamento de segurança fez o seu trabalho, estou contente por estar aqui sem lesões, portanto é bom. Nunca me tinha acontecido no Monte Carlo, mas é como estamos agora, e a partir daqui há que reconstruir, e regressar”, disse Ott Tanak.

1 – No primeiro frame, percebe-se que rodam a 178 Km/h, até aqui tudo normal. 5m43.3s
2 – Este é o momento em que acabaram de passar por uma lomba e Tanak tenta corrigir a trajetória, afetada pelo curso repentino da suspensão. O conta-quilómetros marcava 174 Km/h. 5m49.1s
3 – Neste momento já voaram para fora de estrada, o pára-brisas já vai patido, pelo que já se teria dado o primeiro embate no chão, o conta-quilómetros marca 134 Km/h. 5m51.6s. Dois segundos e meio até bater no chão.
4 – No frame 5m55.1s. Cinco segundos depois de saírem de estrada, o Hyundai i20 WRC ainda está a rebolar. O conta-quilómetros ainda marcava 54 Km/h.
5 – No frame dos 5m55.9s, Martin Jarveoja aparenta calma, a cara de Ott Tanak é de puro terror. O carro tinha acabado de aterrar em cima das quatro rodas, depois duma queda de cerca de 25 metros, numa estrada secundária ao troço.
6 – O carro está imobilizado, Tanak e Jarveoja estão a tentar perceber como estão e a preparar-se para sair dali. Por aqui não se percebe, mas Tanak está muito abalado e só consegue produzir gemidos. Muito afetado, o estónio, provavelmente com dores.
7 – no frame 6m30.2s, Tanak já saiu do carro. Deitou-se no chão, e espectadores começam a chegar junto do carro para ajudar a dupla da Hyundai. Martin Jarveoja saiu do carro rapidamente e vai ajudar Tanak.
Pouco depois já está ao telefone com a equipa, e ainda vem ao carro desligar sistemas. Felizmente, apesar de abalados, a dupla não teve ferimentos graves.
8 – Veja-se o estado em que ficou o Hyundai i20 WRC. Apesar da violência do choque, o roll-bar aguentou perfeitamente as pancadas e protegeu, como devia os dois ocupantes. FOTO Ákos Jobbagy (Facebook https://www.facebook.com/akos.jobbagy.1)
9 – Outra perspetiva do caror, Ott Tanak está no chão, mas felizmente não se confirmaram quaisquer ferimentos graves na dupla. FOTO Ákos Jobbagy (Facebook https://www.facebook.com/akos.jobbagy.1)
10 – Um esquema rudimentar que mostra de onde o carro vinha, qual o seu percurso, e onde foi parar.
O vídeo com duas perspetivas seguidas do acidente onde se percebe claramente a lomba que desequilibra o carro.
São bem visíveis os danos no Hyundai i20 WRC
A altura da ravina para onde caiu o carro ainda é bastante significativa.
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo