Rali da Turquia: A novidade de 2018 do WRC

Por a 16 Outubro 2017 10:45

Após oito anos de ausência o Rali da Turquia está de regresso ao WRC. Não resultou na Antalya, muito menos em Istambul, mas agora é a vez do ‘paraíso’ de Marmaris…

A 21 de setembro o Conselho Mundial da FIA anunciou o regresso da Turquia ao WRC em 2018, depois duma ausência de oito anos, e apesar de estar ainda sujeita à aprovação do Conselho Mundial, já que a prova candidata deste ano se realiza apenas daqui a dias. Por trás do projeto está Serkan Yazici, hoje presidente da TOSFED, a federação turca de automobilismo, ele que há oito anos era um popular competidor na Teams Cup, pois corria pela equipa turca, Team Atakan: “A minha motivação pessoal deriva do facto de ter feito ralis (ndr.: foi quatro vezes campeão turco) e por isso sempre tive esta paixão dos ralis. Nunca esqueci os meus tempos nos WRC e nos ralis em geral, são um grande amor da minha vida.

Quando fui eleito, há dois anos, para a federação turca as coisas não estavam tão bem, por isso o meu primeiro trabalho foi tentar aumentar o nível do campeonato turco.” No primeiro ano da presidência de Yazici, o evento mais destacado em termos europeus era uma prova da European Rally Cup, o Rali do Bósforo, mas no calendário existia também uma prova bem estabelecida em Marmaris: “Nesses dias, os eventos de clássicos eram realizados em Marmaris e por isso sempre quis desenvolver o Marmaris Rally. Foi quando começámos a falar do futuro”. Antes de ser eleito presidente, Yazici já tinha falado várias vezes com a federação porque o rali em Marmaris tinha estradas fantásticas para os ralis. Contribuiu para levar o Marmaris Rally para o campeonato turco e para Yazici, a sua terra natal, Marmaris, tem boas ligações à cadeira de hotéis que opera em Bursa, Marmaris e Bodrum: “Já nessa altura pensámos no regresso da Turquia ao WRC pelo que utilizámos os nossos contactos para ver se tínhamos uma hipótese. Ao princípio não parecia haver muita esperança, mas explicámos que tipo de rali poderíamos ter, demos a conhecer a zona, e de alguma forma tudo se conjugou.”

Com a antiga federação, ainda no tempo do anterior presidente, Mumtaz Tahincioglou, a Turquia esteve seis anos no WRC, cinco vezes na região da Antalya e uma perto de Istambul. Como antigo competidor, Yazici revelou que a Antalya tinha um bom palco para o rali, os troços dividiam-se entre duros e menos duros, mas diz que os troços eram quase inacessíveis ao público: “Quase não tínhamos espetadores, enquanto no rali perto de Istambul os troços eram bons mas mais uma vez não tínhamos muitos espetadores. É muito difícil organizar ralis perto de grandes cidades. Agora com a prova de Marmaris temos lá cerca de um milhão de turistas, a maioria britânicos. As regiões à volta de

Marmaris – Ula e Mugla – são servidas pelo aeroporto de Dalaman, o que é uma vantagem porque os britânicos adoram o desporto motorizado. Outra das vantagens é que estando nessa área as pessoas nunca estarão muito longe de um qualquer troço. Os troços são muito perto de cidades que são das mais bonitas da Turquia, quiçá da Ásia”, disse Yazici. A prova candidata, o Marmaris Rally, realiza-se em três dias, usando troços junto a Mugla e passando depois para Marmaris.

A prova do WRC utilizará as mesmas especiais, a que se acrescentará um quarto dia para se ter a distância exigida. O parque de assistência será bem perto de Marmaris: “A prova do WRC realiza-se de 13 a 16 de setembro, a deste ano apenas entre 20 e 22 de outubro. Setembro ainda é época alta aqui, mas este ano isso não é necessário. Desta forma a FIA pode analisar bem a prova, e para o ano estaremos precavidos quanto à maior quantidade de espetadores. De resto não sei se a prova se mantém por dois ou três anos, ou se nos pedem para mudar de sítio. Vamos ver como corre em Marmaris. Penso que ficaremos por aqui. Há um grande apoio para este novo Rali da Turquia de todas as áreas do desporto automóvel na Turquia, todos os organizadores estão envolvidos. A prova chama-se Rali da Turquia, por isso não há problemas e Marmaris é uma zona muito ativa. Se ligarem agora para um hotel aqui na zona (ndr.: setembro, quando a entrevista foi feita) a resposta é sempre a mesma, não há quartos disponíveis. Tudo é lindo por aqui, mas não sei o que pode acontecer. Espero que possamos fazer um grande rali e que todos fiquem contentes e felizes.”

Martin Holmes

3---Marmaris-Yacht-Charter

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis