Pedro de Almeida: “Santana da Serra é o troço que os pilotos consideram a mais desafiante de todo o Rali de Portugal”

Por a 1 Abril 2014 17:58

Numa altura em que o arranque da edição de 2014 do Vodafone Rally de Portugal está perto, o Director de Prova, Pedro Almeida explicou o que originou algumas das alterações no figurino da prova de ano para ano, o papel da experiência competitiva e a Especial que poderá ser considerada mais interessante…

Qual o motivo por trás das alterações de algumas especiais de ano para ano?

Este ano as alterações têm muito a ver com os regulamentos. Muitas vezes são detalhes que escapam ao público em geral, mas os regulamentos evoluem e é necessário encontrar soluções. Felizmente, na região em que estamos essas soluções existem e há que reformular a prova em função daquilo que nos é pedido.

Em concreto, por exemplo, ao contrário do que aconteceu em 2013, em que pudemos apresentar um último troço do Rally, o Power Stage, com 53 km, este ano foi-nos exigido que essa especial não tivesse mais do que 15. Por isso, foi necessário encontrar outra solução para este troço, ainda por cima com a obrigação de começar às 11 horas. Com tudo isso, o facto de mexermos numa peça do puzzle obriga a que outras tenham de ser movimentadas, não é mais que isso.

Foi navegador de ralis, de que forma é que isso contribui para a sua atual função de Director de Prova?

Não sou caso único, é frequente os dirigentes desportivos nesta modalidade virem do banco do lado direito do carro; é menos usual ver gente vinda do banco do lado esquerdo. É óbvio que ter andado lá dentro, ter sofrido na pele as dificuldades de uma prova, ajuda bastante a procurar as melhores soluções. Foi, sem dúvida, uma experiência de dez anos muito rica e que me ajudou bastante daí para a frente.

Para si, que andou nos troços e que agora constrói e dirige o Vodafone Rally de Portugal, qual é a especial mais interessante?

Diria que a mais interessante deve ser Santana da Serra. Não só pela extensão – com 31,9 km é a mais longa da prova – mas também porque é o troço mais natural do rali. É uma estrada muito próxima do original, pouco trabalhada, com muitas mudanças de ritmo, muitos tipos de piso e que os pilotos consideram a mais desafiante de todo o Vodafone Rally de Portugal. Não sei se é aí que o rali se vai decidir, mas, do ponto de vista dos pilotos, é sem dúvida uma das mais interessantes.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado