Os segredos dos pneus de neve no WRC

Por a 17 Fevereiro 2014 18:12

A eficiência dos pneus de competição na neve não tem apenas a ver com o número de pregos colocado em cada pneu que, no caso do Rali da Suécia estava limitado às 384 unidades (contra, por exemplo, as 200 permitidas em Monte Carlo). Está também relacionada com as opções feitas pelas equipas ao nível de encastramento dos pregos no piso pois se estes têm que ter a medidas e peso obrigatórios (20 mm e 4 gramas), já o comprimento do prego que fica em contacto com o solo (portanto, visível exteriormente) é livre. A escolha da dimensão que se quer que fique em contacto com o solo é feita de acordo com o nível de aderência que oferece a superfície que se vai pisar e a rigidez dos blocos onde os pregos são incrustados. Basicamente, quando mais gelo houver na superfície pisada pelo pneu mais força será exercida sobre os pregos, o que implica que estes sejam mais profundamente incrustados nos blocos. Pelo contrário, quanto maior a quantidade de neve, maior deve ser a superfície do prego em contacto com o solo. O problema é que, por exemplo, enquanto no último Rali da Letónia (ERC), a Michelin, oferecia duas alternativas quanto à protusão dos pregos que podia ser de 6,5 mm ou de 7 mm, no Rali da Suécia, pelo regulamento, cada construtor de pneus só podia disponibilizar um nível de protusão padrão. Enquanto a Michelin, optou por oferecer aos seus clientes pregos com uma superfície visível máxima de 6,5 mm, os pneus da DMack deixavam 6,8mm do prego à vista e os da Pirelli 7 mm. Sem puderem mexerem nessas medidas padrão, e com a terra a substituir a neve em muitos troços, o grande desafio dos pilotos foi saberem quando tinham que se desembaraçar dos pregos o mais depressa possível ou quando tinham que os poupar para um determinado conjunto de troços.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado