Mitsubishi e Subaru lutam pela sobrevivência dos Grupo N

Por a 13 Agosto 2011 09:56

Se os ralis mais recentes indicam que os carros R4 são, muitas vezes, mais rápidos em meio segundo por quilómetro do que os mesmos velhos carros da Classe N4, ainda estão algo longe em comparação com os S2000.

O cerne destas conversações está na luta para manter o Mitsubishi Lancer e o Subaru Impreza em posição competitiva nos ralis internacionais, e não sofrer um declínio antecipado destes tradicionais carros de quatro rodas motrizes turbo. A nova classe de carros proposta com o nome R4T (chamados de ‘S2000 dos pobres’), que são essencialmente versões de quatro rodas motrizes dos R3T de tração dianteira e defendidos pela Citroën e Peugeot, são vistos como outra ameaça para os Grupo N. Apenas a Citroën e a Peugeot têm homologados carros R3T com motores 1.6 litros.

O diretor da Mitsubishi Ralliart, Mario Stagni refere que a “Mitsubishi é contra a introdução dessa nova categoria. Estamos a preparar um kit para o novo R4 com o objetivo de permitir a sobrevivência dos carros. A esperança era encontrar estabilidade regulamentar para alguns anos”. Um porta-voz em representação da Subaru disse que “os carros R4T serão uma ameaça se forem mais rápidos. Tudo dependerá dos detalhes das regras em discussão”.

Entretanto, a FIA está a ponderar a viabilidade de uma nova geração de carros S2000 1.6 Turbo. Ainda que estes carros fossem esperados para serem a génese de competições regionais de segundo nível, o custo de utilizar estes carros é muito semelhante ao dos World Rally Cars. Até agora, estes carros continuam banidos dos ralis regionais da FIA e do IRC.

Martin Holmes

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado