Mikko Hirvonen mantém liderança em dia de gestão no Rali de Portugal

Por a 31 Março 2012 18:07

Contudo, a primeira especial deste dia deixou logo no ar a ideia de que o finlandês da Citroën poderia controlar, em ritmo normal, o ritmo daqueles dois adversários e, com isso, segurar a liderança. E foi exatamente isso que se comprovou ao longo de todo este dia, com Hirvonen a preferir adotar uma toada muito cautelosa, de gestão e sempre sem cometer erros, tanto mais que podia controlar o andamento de Novikov e Ostberg, ampliando ainda assim a vantagem sobre estes.

Estes foram contando, eles próprios, com alguns problemas, sobretudo o russo que de manhã teve problemas de ignição com o seu Ford Fiesta RS WRC. Assim, e à partida para o último dia, Hirvonen dispõe de 1.11,9s de avanço sobre Ostberg e de 1.41,2s sobre Novikov.

Já a luta pelas posições seguintes foi sempre mais animada, assistindo-se hoje à recuperação impressionante de Petter Solberg, a figura do dia, que começou o dia em 12º e chegou a ocupar o quarto posto da geral à entrada da última classificativa do dia. Contudo, na segunda passagem por Loulé, um problema com a direção assistida do seu Ford Fiesta, levou-o a perder algum tempo e novamente o quarto posto para Nasser Al-Attiyah. A distância entre os dois é de apenas 16,4 segundos, mas se Solberg mantiver amanhã o mesmo ritmo de hoje, será difícil ao piloto do Qatar, que também tem estado muito bem, manter a sua posição. Desta luta ficou de fora Patrick Sandell na 14ª especial quando deu um toque e se viu obrigado a desistir.

Martin Prokop também teve problemas mecânicos com o seu carro ao longo de hoje, embora tenha conseguido terminar em sexto, na frente de Dennis Kuipers, Sébastien Ogier, Peter van Merksteijn e Jari Ketomaa. Este último passou toda a tarde com problemas nos travões traseiros, adotando ritmos mais lentos e, ainda assim, conseguindo encerrar o dia no top 10.

Dani Sordo voltou a mostrar o bom ritmo do seu MINI, triunfando em duas especiais, embora a sua recuperação não tenha chegado a bom porto depois de ter visto o escape ceder, com os seus gases a começarem a invadir o habitáculo. Isso obrigou o piloto espanhol a partir o vidro do lado do navegador para que esses gases pudessem sair. Embora em troca, entrasse a complicada poeira. Nota, ainda, para Jari-Matti Latvala que viu a sua prova afundar-se ainda mais no dia de hoje quando um problema com a pressão de combustível o fez perder mais de 12 minutos.

Entre os portugueses, Armindo Araújo viu o seu dia terminar na especial 15 depois de ter arrancado uma roda do seu MINI, num momento em que estava perto de entrar no top 10.

1. M. HIRVONEN 2:59:33.6

2. M. ØSTBERG +1:11.9

3. E. NOVIKOV +1:41.2

4. N. AL ATTIYAH +6:10.1

5. P. SOLBERG +6:26.5

6. M. PROKOP +6:47.5

7. D. KUIPERS +7:29.8

8. S. OGIER +8:00.2

9. P. VAN MERKSTEIJN (JR) +8:38.7

10. J. KETOMAA +11:36.7

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado