FOTOGALERIA: O mítico “Tour de Corse” ‘mudou-se’ para o IRC
O evento hoje em dia realizado pouco tem a ver com as maratonas doutras décadas, numa prova que se realiza desde 1956. Infelizmente o evento tornou-se ainda mais falado em 1985 e 1986, com as mortes, na sequência de acidentes, de Attilio Bettega (Lancia Rally 037) e Henri Toivonen e Sergio Cresto (Lancia Delta S4), este na especial entre Corte e Taverna. Ironicamente, ambos tinham o número 4 inscrito nas portas dos seus Lancia, e o acidente dá-se exatamente um ano após o falecimento de Attílio Bettega.
Ainda hoje não existe uma explicação para o que sucedeu à dupla do Lancia Delta S4, sendo que a história mais plausível tenha sido uma falha de concentração. O local era dos mais perigosos não só daquele troço específico, mas de todo o rali pois era uma zona muito rápida, com uma curva de alta velocidade à esquerda, que antecedia uma forte travagem para um gancho longo à direita, mas as marcas pouco “diziam” e o que sobrou do S4 foi somente metal retorcido, pois todo o carro era construído em material facilmente inflamável. O carro deu uma volta de 270 graus ainda no ar e teve um impacto tão forte que os homens da FISA (antiga FIA) depressa concluíram que os dois ocupantes morreram com o choque na árvore, ainda antes dos destroços se incendiarem, o que sucedeu de imediato, devido ao combustível altamente volátil e aos pouco seguros depósitos de combustível.
Os ecos deste caso foram enormes e a FISA nunca conseguiu explicar porque chegou ao ponto de permitir que carros de estrada, com potências semelhantes aos Fórmula 1 de 1983, fossem pilotados nos limites em estrada aberta.
Darniche e Auriol são os recordistas
A primeira edição do rali foi ganha por uma senhora belga, de nome Gilberte Thirion, num Renault Dauphine e daí para cá destacaram-se dois recordistas: Bernard Darniche (1970, 1975, 1977, 1978, 1979 e 1981) e Didier Auriol (1988, 1989, 1990, 1992, 1994, 1995) venceram a prova seis vezes. Sébastien Loeb venceu as últimas quatro provas, quando ainda pertencia ao WRC, pelo que o recorde dificilmente será batido.
Nos anos em que a prova pertenceu ao Mundial de Ralis venceram a corrida, para além dos já referidos reocrdistas, carros e pilotos tão díspares como Jean-Pierre Nicolas (Alpine Renault), Jean-Claude Andruet (Lancia Stratos), Sandro Munari (Lancia Stratos), Jean-Luc Thérier (Porsche 911), Markku Alén (Lancia 037), Jean Ragnotti (Renault 5 Maxi Turbo), Bruno Saby (Peugeot 205 Turbo 16 Evo2), Bernard Béguin (BMW M3), Carlos Sainz (Toyota Toyota Celica), François Delecour (Ford Escort Cosworth), Colin McRae (Subaru Impreza WRC), Philippe Bugalski (Citroën Xsara Kit Car), Gilles Panizzi (Peugeot 206 WRC), Petter Solberg (Subaru Impreza WRC), Markko Märtin (Ford Focus RS WRC 04) e Sébastien Loeb (Citroën Xsara e C4 WRC).
Palmarés
1956 Gilberte Thirion Nadège Ferrier Renault Dauphine
1957 Michel Nicol Roger De Lageneste Alfa Romeo Giulietta
1958 Guy Monraisse Jacques Féret Renault Dauphine
1959 Pierre Orsini Jean Canonici Renault Dauphine
1960 Walter Strähle Herbert Linge Porsche SC 90
1961 René Trautmann Ogier Citroën DS 19
1962 Pierre Orsini Jean Canonici Renault Dauphine
1963 René Trautmann Chabert Citroën DS 19
1964 Jean Vinatier Masson Renault 8 Gordini
1965 Pierre Orsini Jean Canonici Renault 8 Gordini
1966 Jean-François Piot Jean-François Jacob Renault 8 Gordini
1967 Mandro Munari Lombardini Lancia Fulvia
1968 Jean-Claude Andruet Gelin Alpine Renault
1969 Gérard Larrousse Gelin Porsche 911R
1970 Bernard Darniche Demange Alpine Renault
1971 Anulado
1972 Jean-Claude Andruet “Biche” Alpine Renault
1973 Jean-Pierre Nicolas Vial Alpine Renault
1974 Jean-Claude Andruet “Biche” Lancia Stratos
1975 Bernard Darniche Alain Mahé Lancia Stratos
1976 Sandro Munari Silvio Maiga Lancia Stratos
1977 Bernard Darniche Alain Mahé Fiat 131 Abarth
1978 Bernard Darniche Alain Mahé Fiat 131 Abarth
1979 Bernard Darniche Alain Mahé Lancia Stratos
1980 Jean-Luc Thérier Vial Porsche 911
1981 Bernard Darniche Alain Mahé Lancia Stratos
1982 Jean Ragnotti Jean-Marc Andrié Renault 5 Turbo
1983 Markku Alén Kivimaki Lancia 037
1984 Markku Alén Kivimaki Lancia 037
1985 Jean Ragnotti Thimonier Renault 5 Turbo
1986 Bruno Saby Jean-François Fauchille Peugeot 205 Turbo 16
1987 Bernard Béguin Lenne BMW M3
1988 Didier Auriol Bernard Occelli Ford Sierra Cosworth
1989 Didier Auriol Bernard Occelli Lancia Delta Integrale
1990 Didier Auriol Bernard Occelli Lancia Delta Integrale
1991 Carlos Sainz Luis Moya Toyota Toyota Celica
1992 Didier Auriol Bernard Occelli Lancia Delta Integrale
1993 François Delecour Daniel Grataloup Ford Escort Cosworth
1994 Didier Auriol Bernard Occelli Toyota Celica GT-Four
1995 Didier Auriol Denis Giraudet Toyota Celica GT-Four
1996 Philippe Bugalski Jean-Paul Chiaroni Renault Mégane Maxi
1997 Colin McRae Nicky Grist Subaru Impreza WRC
1998 Colin McRae Nicky Grist Subaru Impreza WRC
1999 Philippe Bugalski Jean-Paul Chiaroni Citroën Xsara Kit Car
2000 Gilles Panizzi Hervé Panizzi Peugeot 206 WRC
2001 Jesus Puras Marti Citroën Xsara WRC
2002 Gilles Panizzi Hervé Panizzi Peugeot 206 WRC
2003 Petter Solberg Phil Mills Subaru Impreza WRC
2004 Markko Märtin Michael Park Ford Focus RS WRC 04
2005 Sébastien Loeb Daniel Elena Citroën Xsara WRC
2006 Sébastien Loeb Daniel Elena Citroën Xsara WRC
2007 Sébastien Loeb Daniel Elena Citroën C4 WRC
// <![CDATA[
var ran_number=Math.floor(Math.random()*10000);
if( "96143" != "" ){
ran_number += "_" + "96143";
}
var idplayer="playerDiv"+ran_number,
mplayer = "movie_player"+ran_number,
fwidth = ("464"!="0")? "464" : "464";
fheight = ("370"!="0")? "370" : "383";
if("464"=="")fwidth="464";
if("370"=="")fheight="383";
if(typeof(zahirdir)=="undefined")var zahirdir="/interior";
if(!zahirdir)var zahirdir="/interior";
if(typeof(zahirVideoId)=="undefined")var zahirVideoId=349;
if(!zahirVideoId)var zahirVideoId=349;
document.writeln('
‘);
jwplayer(idplayer).setup({
flashplayer: “/media/JWPlayer/mediaplayer-5.7-licensed/player.swf”,
name: “player1”,
controlbar: “bottom”,
stretching: “uniform”,
file: “http://www.youtube.com/v/lUR952pUO68”,
image: “”,
skin: “/media/JWPlayer/mediaplayer-5.7-licensed/skins/newtube.zip”,
width: fwidth,
height: fheight,
events: {
onError: function(event) {
if(event.message.indexOf(“not allowed”)>-1){
//embed blocked by youtube
//catch url and open youtube on a new window
var debug_video_id = jQuery(this).attr(‘id’);
var debug_video_flashvar= jQuery(‘#’+debug_video_id+’ param[name=”flashvars”]’).val();
var ytUrl = unescape(debug_video_flashvar.slice(debug_video_flashvar.indexOf(‘file=’) + 5).split(‘&’)[0]);
window.open(ytUrl, ‘_blank’, ‘youtube-fallout’,’width=800,height=600′);
};
}
},
plugins: {
“fbit-1”: {dock: true},
“tweetit-1”: {dock: true},
“/media/JWPlayer/mediaplayer-5.7-licensed/ova-jw.swf”: {
“debug”: {
“debugger”: “firebug”, “levels”: “fatal, config, vast_template”
},
“delayAdRequestUntilPlay”: “true”,
“blockuntiloriginalplaylistloaded”: “true”,
“ads”: {
“pauseOnClickThrough”: true,
“notice”: {
“show”: “true”,
“message”: “[PUB] _countdown_ “,
“style”: “.smalltext { font-size:8;}”
},
“vpaid”: {
“supplyReferrer”: “true”,
“enableMaxDurationTimeout”: “true”,
“maxDurationTimeout”: “30”
},
“clickSign”: {
“enabled”: true,
“verticalAlign”: “center”,
“horizontalAlign”: “center”,
“width”: “90”,
“height”: “32”,
“opacity”: “0.5”,
“borderRadius”: “20”,
“backgroundColor”: “#000000”,
“style”: “.smalltext { font-size:12; }”,
“html”: “Saiba mais!”, “scaleRate”: “1”
},
“schedule”: [
{
“position”: “pre-roll”,
//”tag”: “http://adserver.adtech.de/?advideo/3.0/25.15/2861435/0//cc=2;vidAS=pre_roll;vidRT=VAST;vidRTV=2.0;vidREG=companion_left:300×250:adiframe,companion_right:160×600:adiframe;misc=12”
“tag”: “http://adserver.adtech.de/?advideo/3.0/258.0/4583025/0//cc=2;vidAS=pre_roll;vidRT=VAST;vidRTV=2.0;”,
}
],
}
}
}
});
// ]]>
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI