assinaturas

Vítor Pascoal venceu o Rali Baião Amarante… e também um japonês!

Por a 8 Maio 2017 13:38

Vítor Pascoal venceu o Rali Baião Amarante, prova pontuável para a Taça Nacional de Ralis Terra. Fernando Peres foi segundo e a fechar o pódio ficou António Costa. Entre os pilotos que pontuam para o Campeonato Regional Norte, foi Gaspar Pinto o vencedor, com quase três minutos de vantagem sobre Arturo Cota.

De qualquer forma e como já é habitual nestes ralis para além do CNR, no Rali Baião-Amarante deste fim de semana estiveram presentes cinco Ford Fiesta R5. Dois para os pilotos japoneses do Junior Team da Toyota e os três da família Barros, mas se olharmos para a classificação oficial estes carros não estão presentes.

Assim, a dupla mais rápida em prova foram os japoneses ‘protegidos’ de Tommi Makinen, que foram a Baião e Amarante preparar o Rali de Portugal, Horoku Arai, que foi o vencedor na frente do seu colega, Takamoto Katsuta; os dois japoneses ficaram separados por apenas 1,2s e mostraram que estão bem preparados para o Rali de Portugal, pois por exemplo, João Barros ficou a 55,3s de Arai.

Na Taça de Ralis de Terra Vítor Pascoal levou a melhor sobre Fernando Peres, ambos em Mitsubishi Lancer Evo IX, sendo que os pilotos ficaram em quarto e quinto na classificação geral, se existisse uma classificação geral. Pascoal esteve sempre na liderança e bateu Peres por 16,6s, mas a diferença não chegaria aos 10s se não fosse uma penalização ao antigo campeão nacional. Destaca-se ainda o terceiro lugar de António Costa na sua estreia com um 4X4.

Sendo este  um rali especial por estar a correr em casa e perante o seu público, a dupla não deixou os seus créditos por mãos alheias e mesmo sem ter oportunidade de testarem o devido com o seu Mitsubishi Lancer EVO IX, a dupla vencedor esteve irrepreensível: “Foi um rali muito bem disputado! Não tivemos oportunidade para preparar devidamente a prova porque conseguimos apenas fazer um pequeno de teste de pouco mais de 15 quilómetros com o EVO da Competisport. Tentamos entrar fortes desde o princípio, sabíamos que os nossos adversários estariam em bom plano, o que veio a acontecer, tivemos de atacar de princípio ao fim, foi sem dúvida uma interessante luta, não tínhamos um carro tão competitivo como os nosso adversários, mas tivemos a fiabilidade a nosso favor. Estamos muito satisfeitos por vencer, é uma vitória com um sabor muito especial por ser em Baião, perante um público que nos conhece e num traçado fantástico onde foi possível desfrutar ao máximo o rali” disse Vítor Pascoal.

Classificações TNRT
1º Vitor Pascoal Mitsubishi Lancer Evo IX 59:09.1
2º Fernando Peres Mitsubishi Lancer Evo IX a 16.6s
3º António Costa Mitsubishi Lancer Evo IX a 50.3s
4º Luís Mota Mitsubishi Lancer Evo VIi a 3:43.8s
5º Eugénio Madureira Mitsubishi Carisma GT a 5:56.9s

Grupo X
1º Hiroki Arai Ford Fiesta R5 56m39.1s
2º Takamoto Katsuta Ford Fiesta R5 a 1.2s
3º João Barros/Rui Raimundo Ford Fiesta R5 a 55.3s
4º Alfredo Barros Ford Fiesta R5 a 6m59m9s

assinaturas

Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
últimas CRR - CAMPEONATO REGIONAL RALIS
últimas Autosport