CRM/Rali do Marítimo: Miguel Nunes fecha ano a vencer

Por a 16 Outubro 2022 08:45

Com a vitória no Rali de Machico, Miguel Nunes foi o melhor em cinco dos sete eventos da temporada madeirense da modalidade. No pódio absoluto, Rui Jorge Fernandes foi campeão nas duas rodas motrizes.

O campeonato madeirense de ralis terminou no passado fim de semana com o Rali de Machico, organização do CS Marítimo marcada pela ausência de vários concorrentes numa fase em que as classificações das várias competições estavam já definidas. Disputada em 10 classificativas em torno da cidade que acolheu o evento, a prova decorreu no segundo dia de competição sob grande calor, facto que colocou às equipas algumas dificuldades ao nível do desgaste dos pneus e com muitos pilotos a se queixar do comportamento das suas viaturas.

O rali cumprido na zona sudeste da ilha teve início na noite de sexta-feira com dupla ronda pela classificativa-espetáculo de Cidade de Machico e logo aí a discussão da vitória começou a ficar decidida. Alexandre Camacho falhou o arranque para o troço cronometrado inaugural e perdeu 3,6 segundos para o campeão, uma diferença que costuma ser importante no quadro do muito disputado campeonato local. Na segunda ronda pelo mesmo traçado, Miguel Nunes averbou nova vantagem de 0,3 segundos e concluiu o primeiro dia de competição com 3,9 segundos de avanço para a caravana.

Com a incursão no segundo dia, o cenário anterior foi se repetindo, Nunes foi paulatinamente ganhando vantagem e chegou, vencendo mais seis provas especiais, a deter uma margem de 12,4 segundos para os seus perseguidores. Camacho ainda tentou reagir e empatou com o vencedor num troço cronometrado e foi o mais veloz noutros dois mas por curta margem. Isso mesmo justifica a diferença final de 11,9 segundos favorável ao campeão que não poderia esperar melhor desfecho para um ano em que, exceção feita ao Rali Vinho Madeira, a pouco mais poderia ambicionar.

Com a outra viatura Rally2 presente no evento, Américo Gouveia rodou a maior parte do tempo no lugar mais baixo do pódio mas problemas no Citroën DS3 R5 levaram a que perdesse muito tempo já bem perto do final e acabasse por ter de ceder duas posições, caindo para o quinto posto final. Com a anterior desistência por avaria do Ford Focus WRC de Rui Pinto, o palanque ficava assim aberto à nova presença dos pilotos que animaram a temporada em termos de utilizadores de viaturas de duas rodas motrizes.

Depois duma época em que foi afetado por alguns problemas, Rui Jorge Fernandes esteve bastante bem em Machico com o Renault Clio R3T e teve sempre sob controlo os acontecimentos na categoria, atingindo a linha de meta com um avanço de 15,4 segundos para o seu rival. Ao invés, Vítor Sá optou por montar pneus moles na dianteira do seu Citroën DS3 R3T e tal decisão acabou por condicionar o seu resultado final bem como dar maior réplica ao novo campeão da especialidade.

Renato Pita levou o Peugeot 208 Rally4 à sexta posição, na frente de Dinarte Baptista que, com o Renault Clio R3, conseguiu pela primeira vez e após muitos anos de carreira, terminar todos os eventos de uma temporada. Miguel Caires, com o Renault Clio Rally4, Ivo Sardinha e Artur Quintal, ambos em Peugeot 208 Rally4, encerraram o lote dos dez primeiros classificados. A entrega de prémios do campeonato madeirense de ralis decorrerá a 6 de janeiro no Funchal.

CLASSIFICAÇÃO

1º Miguel Nunes/Roberto Castro Skoda Fabia Rally2 Evo 49:21.6

2º Alexandre Camacho/Pedro Calado Skoda Fabia Rally2 Evo + 11.9

3º Rui J. Fernandes/João P. Freitas Renault Clio R3T + 4:32.3

4º Vítor Sá/Ricardo Ventura Citroën DS3 R3T + 4:47.7

5º Américo Gouveia/Rubina Gonçalves Citroën DS3 R5 + 5:03.1

6º Renato Pita/Carlos Magalhães Peugeot 208 Rally4 + 5:21.9

7º Dinarte Baptista/Rui Madeira Renault Clio R3 + 5:29.8

8º Miguel Caires/João M. Sousa Renault Clio Rally4 + 5:39.3

9º Ivo Sardinha/Marco Leça Peugeot 208 Rally4 + 6:09.5

10º Artur Quintal/Vítor Henriques Peugeot 208 Rally4 + 6:20.7

CMCR: 1º Miguel Nunes, 169; 2º Alexandre Camacho, 138; 3º Filie Freitas, 77; 4º Vítor Sá, 59; 5º Paulo Mendes, 57; 6º Rui Jorge Fernandes, 50; 7º Dinarte Baptista, 42; 8º Miguel Caires, 42; 9º Pedro Paixão, 37; 10º José Camacho, 34.

João F. Faria

Fotos: Diogo Abreu

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado