Nasceu o Campeonato Portugal R4 Kit
Há muito que a FIA colocou de pé o regulamento Kit R4 FIA que possibilita a existência de novos carros nos ralis. Este kit pode ser utilizado para montar numa enorme panóplia de carros de produção em série, e neste momento existe já uma grande diversidade de carros em estudo, alguns já em produção há algum tempo. Depois do desenvolvimento e construção inicial pela Oreca do Toyota Etios, os franceses já construíram entretanto o Renault Clio, Dacia Sandero, Fiat MR 500X e há ainda em estudo o Audi A1, Skoda Fabia, Hyundai i20 e finalmente um Mazda 2.
Sendo um dos problemas do R5 precisamente o facto de haver ainda poucas marcas, logo pouca diversidade de carros a correr, se e quando este R4 Kit FIA ‘explodir’, pode resolver esta questão, ainda que os R5 continuem a ser o topo da pirâmide a este nível. Em termos de andamento, estes carros situam-se bem acima dos R3 e um pouco abaixo dos R5, isto, claro está, em teoria, com o mesmo piloto em cada um dos carros.
Em termos de custos o Kit R4 FIA estará um pouco abaixo dos R5 usados, sendo que para esta diferenciação será importante a existência de uma nova competição. Quanto ao novo Campeonato Portugal R4 Kit, o Kit homologado pela FIA compreende 800 peças, desenhadas para serem instaladas em qualquer carro pequeno, de produção em série, escolhido pelo competidor. O Kit custa 108.000 euros mais impostos, a Oreca assegura que os custos de utilização do Kit R4 ficam em metade do custo dos R5.
Neste contexto, e prevendo o aparecimento regular deste tipo de carros (há vários pilotos interessados na fórmula) a FPAK decidiu criar o Campeonato Portugal R4–KIT que é reservado aos carros que estejam em conformidade com o Regulamento Técnico do CPR4 – KIT R em vigor.
O calendário (em baixo) já foi anunciado, sendo que o CPR4 – KIT R é composto por seis ralis, numa competição em que contam para a pontuação final os cinco resultados, entre os cinco ralis escolhidos.
Curiosamente também a Sports & You está a trabalhar para a criação de uma competição com melhores condições que envolva R5 de primeira geração do Grupo PSA, o Citroën DS3 R5 e Peugeot 208 T16, numa iniciativa que está em estudo e a qualquer momento pode ter desenvolvimentos.
Calendário
Rali Serras de Fafe
Rali Mortágua
Rali de Castelo Branco
Rali Terras D’Aboboreira
Rali Vidreiro Centro de Portugal
Rali Casinos Do Algarve
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI