Cimeira Europeia

Por a 1 Agosto 2007 16:30

Apesar de uma ou outra ausência de vulto, a edição deste ano do Rali Vinho Madeira tem tudo para ser das mais interessantes e abertas dos últimos anos, quer pela quantidade e qualidade dos candidatos que se perfilam à vitória, quer pelos argumentos técnicos e muito semelhantes que cada um deles exibe, ou não estivessem confirmadas nada menos do que 13 viaturas da categoria Super 2000 (oito Fiat Grande Punto e cinco Peugeot 207), num plantel que mistura os principais protagonistas do Intercontinental Rally Challenge (IRC) e dos campeonatos Europeu (ERC), Nacional e da Madeira.

Quatro competições independentes mas de onde sairá, forçosamente, um só vencedor no final, se bem que os inscritos no ERC e campeonato local estejam de alguma forma protegidos dos restantes, pontuando sempre na totalidade para as respectivas competições.

Em posição mais fragilizada, pois quase todos quiseram garantir a cobertura oferecida pela canal Eurosport, partem os habitais protagonistas do IRC, que aqui terão sempre medir forças

com os melhores continentais e madeirenses. Em todo o caso, é evidente que os mais prejudicados serão sempre os (poucos) pilotos que concorrem ao Nacional, que verão as suas pontuações à mercê de todos os competidores – constituindo Giandomenico Basso a honrosa excepção, por ser o único Piloto Prioritário FIA A de uma lista com 80 inscritos.

Basso corre atrás do bis

Inequívoco e justo vencedor em 2006, o italiano regressa uma vez mais à Madeira com estatuto de principal favorito, ainda mais num ano em que está unicamente concentrado no campeonato do seu país – portanto, sem a pressão de defender os títulos no Europeu e IRC, garantidos precisamente na última visita à Pérola do Atlântico.

Substituindo o compatriota Umberto Scandola no segundo Punto S2000 da Abarth, Basso encabeça a forte armada dos Fiat Grande Punto S2000, que conta ainda com Andrea Navarra, seu colega de equipa na Abarth e actual líder do IRC, Corrado Fontana, Freddy Loix – numa dupla estreia do belga (na prova e ao volante do carro italiano) – os também estreantes Volkan Isik e Tomasz Czopik e, claro, os portugueses José Pedro Fontes e Vítor Sá – noutro duelo curioso de seguir, até porque ambos comungam a ambição de poder discutir uma presença no pódio.

Duelo franco-italiano

Em oposição aos carros da marca de Turim estarão os cinco pilotos dos Peugeot 207 S2000, com Bruno Magalhães a ter aqui excelente oportunidade para brilhar diante de uma concorrência de altíssimo nível, mesmo se não esconde que um dos seus objectivos principais será recuperar a liderança do Nacional, perdida após o duplo abandono nos Açores.

Atrás do prejuízo, mas nas contas do Europeu e, sobretudo, do IRC, correm também os dois pilotos inscritos pela Peugeot Espanha, Enrique Garcia Ojeda e Nicolas Vouilloz, ficando o lote de representantes da marca de Sochaux completo com Marco Caviglioli e Bernd Casier – estes decerto com ambições mais limitadas, até por ser a primeira vez que correm no asfalto da Madeira.

Para fazer face aos favoritos Super 2000, o leque de utilizadores dos Mitsubishi Lancer e Subaru Impreza é igualmente vasto e de enorme valia, juntando nomes como Renato Travaglia, actual segundo classificado do Europeu e vencedor da edição de 2005, Fernando Peres, terceiro há um ano e também ele vencedor em 1996, Dimitar Iliev, o búlgaro que com alguma surpresa comanda o Europeu, Vítor Pascoal, o não menos surpreendente líder do Nacional, além dos locais Bernardo Sousa ou João Magalhães, entre outros.

Jean-Joseph é figura de destaque nos S1600

No capítulo dos S1600, Simon Jean-Joseph é figura de destaque no Citroen C2, tendo o piloto da Martinica de medir forças com Vítor Lopes, Aécio Anjo (também em C2 S1600), José Camacho (Peugeot 206) ou Filipe Freitas (Renault Clio). De qualquer modo, a primazia entre os carros de Grupo A juntará dois outros intervenientes de respeito, como sejam os dois Honda Civic Type R R3 inscritos pela Jas Motosport, entregues a Daniel Solà e Luca Betti.

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