‘Banzai’ para Ogier e ‘Zen’ para Loeb!

Por a 13 Setembro 2010 10:09

Sébastien Ogier e Julien Ingrassia venceram na sua estreia no Rali do Japão, um resultado impressionante para quem nunca tinha disputado a difícil prova nipónica. Adotando uma toada sem mácula, a dupla do Citroën Total World Rally Team obteve a sua segunda vitória do ano. Com o quinto lugar obtido, e uma prova muito abaixo do que é normal nele, Sébastien Loeb e Daniel Elena remeteram para o Rali de França a ‘questão’ do título, e aí a vitória basta-lhe para o conquistar. Provavelmente terá sido isso mesmo que pesou na prova de Loeb.

No último dia de prova, as duas duplas do Citroën World Rally Team tinham outros tantos objetivos opostos, tais como o Yin e Yang! Sébastien Ogier estava em terceiro a 5,4s da liderança, lutando pela vitória com Petter Solberg e Mikko Hirvonen. Já Sébastien Loeb era sexto, a 37,9s do líder, e esperava pelos desenvolvimentos para amealhar o máximo de pontos possível com vista ao seu sétimo título mundial. Era algo do tipo ‘Banzai’ para Ogier e ‘Zen’ para Loeb!

Após o aquecimento inicial em Bizan, as formações rumaram aos 18 km de Naekawa (SS20), a maior especial desta etapa. No C4 WRC nº2, Ogier infligiu o primeiro golpe, estabelecendo o melhor ‘crono’, retomando a liderança da prova, que havia perdido no final da SS3: “Esta classificativa estava praticamente seca e tinha melhores condições do que as duas anteriores. Tinha de atacar e arriscar”.

Ogier tentou depois alargar a margem em Naekawa 2 (SS23). A sua vantagem de 11,3s sobre Solberg quase parecia enorme, dada a pouca margem que houve entre os primeiros ao longo de todo o rali: “Tenho de me manter concentrado mesmo até ao fim”, afirmou o francês. “Só faltam 3 classificativas pequenas, três oportunidades de fazer um erro!”

Mas a classificação geral não iria sofrer alterações e a dupla Ogier / Ingrassia subia ao lugar mais alto do pódio! “Estou, obviamente, delirante com esta nova vitória, a minha primeira com o Citroën Total World Rally Team. Não poderia pensar em melhor presente para agradecer à equipa a confiança que depositou em mim,” ria Ogier. “Tudo correu conforme planeado. Não sou propriamente apreciador deste tipo de classificativas, mas consegui adaptar o meu modo de condução e adotar o ritmo certo. Penso ter dado um importante passo em frente este fim de semana”.

Ogier conseguiu os seus intentos, tal como Loeb que terminou em quinto após terem realizado três melhores tempos em outras tantas classificativas do dia. “Nunca estive realmente metido na luta pela vitória mas estou satisfeito com os 10 pontos que conquistei. Tenho 43 pontos de vantagem a três ralis do final do campeonato, pelo que estou numa situação confortável. Os meus cálculos para o Rali de França são bastante simples, já que garanto o título se vencer e independentemente dos resultados dos meus adversários. Quero dar os parabéns ao Sébastien pela sua vitória, já que sei que não era nada fácil encontrar o ritmo certo e atacar em simultâneo neste tipo de terreno”.

Classificação final

1º Ogier/Ingrassia Citroën C4 3h10m26,4s

2º P.Solberg/Patterson Citroën C4 a 15,7s

3º Latvala/Anttila Ford Focus a 26,0s

4º Sordo/Vallejo Citroën C4 a 35,2s

5º Loeb/Elena Citroen C4 a 53,3s

6º Hirvonen/Lehtinen Ford Focus a 1m13,5s

7º H Solberg/Minor Ford Focus a 3m03,1s

8º Vilagra/Perez-Companc Ford Focus a 10m17,9s

9º Ketomaa/Stenberg Ford Fiesta a 14m47,1s

10º Prokop/Tomanek Ford Fiesta a 15m20,8s

Classificação Mundial Pilotos

1º Sébastien Loeb, 201 pts; 2º  Sébastien Ogier, 158; 3º Jari-Matti Latvala, 132; 4º Petter Solberg, 118; 5º Dani Sordo, 107; 6º Mikko Hirvonen, 94; 7º Matthew Wilson, 56; 8º Henning Solberg, 31; 9º Federico Villagra, 30; 10º Kimi Räikkönen, 21; (…).

Classificação Mundial Construtores

1º Citroën Total World Rally Team , 345 pts; 2º BP Ford Abu Dhabi, 250 pts; 3º Citroën Junior Team, 183 pts; 4º Stobart M-Sport Ford, 130 pts; 5º Munchi’s Ford, 46 pts

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado