Simracing vs Real: Ajuda, mas dificilmente substitui

Por a 4 Abril 2020 11:01

Numa altura em que o mundo parou e todos estão em casa, para os pilotos, os simuladores parecem uma boa alternativa para se manterem ativos, aproveitando para se aproximarem um pouco mais dos adeptos, envolvendo-se em corridas de simuladores. Para muitos, está a ser uma enorme frustração. Ainda na recente corrida organizada por António Félix da Costa e Tiago Monteiro, que contou ainda com a presença de Filipe Albuquerque, João Barbosa e outros pilotos a ‘sério’, a coexistência com os ‘pros’, ‘semi-pros’ dos simuladores têm o seu quê de frustração, porque no Virtual, alguns ‘simracers’ fazem coisas que nunca teriam coragem para fazer na vida real.

Os jogos são cada vez mais, reais, a tecnologia é cada vez mais avançada e até do sofá lá de casa, com um bom volante, pedais e caixa de velocidades que no seu conjunto não custam muito mais do que 500 euros, os ‘simracers’ – e até os pilotos ‘verdadeiros’ – podem divertir-se à grande, mas há algo que os simuladores nunca irão conseguir simular: o medo!

Essa é a grande diferença dos ‘simracers’ e os pilotos reais. Há excelentes ‘simracers’, há excelentes corridas de simracing, campeonatos, há uma legião de adeptos neste tipo de corridas, mas por muita aproximação nos níveis de adrenalina entre quem faz corridas e campeonatos de Simracing, ser piloto real é algo completamente diferente, principalmente a este nível: Enquanto os simracers nunca saberão o que é o medo, os pilotos reais lidam com ele a cada décimo de segundo em pista. E ganham uma ‘carapaça’ que os ‘simracers’ que passam para as pistas reais levam muito tempo a ganhar. Até podem ter muito jeito, já levar muitos dos bons princípios, mas ainda estamos para ver um piloto de topo no automobilismo – o verdadeiro topo, e não me refiro só à F1 – vindo do Simracing. Claro que há exemplos, Lucas Ordonez, Jann Mardenborough, Jon Armstrong nos ralis. Talvez no futuro um ‘simracer’ lá chegue, mas há um grande problema nesta equação. É que o tempo que gastam no Simracing, anos, provavelmente, foram anos que perderam no ‘real’.

Um ‘Simracer’ precisa de muitas horas no simulador para se tornar um grande simracer, mas um grande piloto já esteve essas horas todas no karting, e depois nas fórmulas de acesso, para completar a escadaria de acesso.

Se um simracer gastar anos a subir a escada do Simracing, perdeu anos de competição ‘real’. Esta é outra enorme diferença e que me levam a pensar ser difícil esta transição. É possível, se um jovem aprender muito no Simracing, digamos, a partir dos 5 anos e ao 10 ir para o Karting. Quantos jovens começam no Karting aos 5 anos? Claro que é verdade que os simracers facilmente batem os pilotos verdadeiros no Simracing. Lógico. E os melhores, por grandes diferenças. Depois levem os simracers para uma pista com um carro desportivo do dia a dia e vejam a diferença.

É verdade que os simuladores ajudam a desenvolver competências, ‘skills’, concentração, aprender as pistas, rapidez de reação, etc. Com a tecnologia a ficar cada vez mais desenvolvida, até o ‘fine tunning’, mas não creio que alguma vez o Simracing possa substituir o caminho tradicional. Acredito que possa juntar-se a esse caminho, nunca substituir. Daqui a algum tempo, a FIA vai colocar de pé o RallyStar uma iniciativa que visa trazer jovens pilotos para os ralis, e o começo irá dar-se nos simuladores. É ali que os juízes, o primeiro deles o cronómetro, irá fazer a primeira triagem. Mas a segunda já será observação direta.

Por vezes, fazem-se títulos a dizer que um simracer bateu um piloto de F1 1 na corrida ‘X’. OK, muitos também ganham às equipas do Ronaldo e do Messi no FIFA ou Pro Evolution Soccer, mas e no campo? Não tenho dúvidas que cada vez mais o Simracing vai ajudar a ‘queimar’ etapas, mas na vida real nunca será possível fazer ‘ESC’ e ‘Restart’. É mesmo, escapatória, gravilha ou muro.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Lisboa
4 anos atrás

Que texto tão idiota… Meu Deus… Tanta palavra e tanta linha a denegrir os jogadores de sofá. Não têm coragem? Quem disse que não têm coragem? Coragem têm, não têm é dinheiro, não vêm de famílias ricas que lhes permitam realizar e concretizar o sonho. São eles, os Simracers, assim como as consolas, pc, produtoras de videojogos, assim cono o YouTube, que ajudam e MUITO a aumentar a popularidade do desporto automóvel, pois as emissões nem sempre existem e os jornalistas do desporto motorizado são cada vez mais fracos. Muitos, repito, muitos Simracers são jogadores profissionais com canais de YouTube… Ler mais »

Jorge
Jorge
4 anos atrás

Desculpem a linguagem, mas quem compara simracing vs corridas reais, com futebol vs FIFA ou é estúpido ou está de má fé

kkk698
kkk698
Reply to  Jorge
4 anos atrás

Concordo em absoluto e que no simulador não tenho medo e até posso bater, numa corrida real há o factor medo

kkk698
kkk698
4 anos atrás

Comparar um sim racer a um piloto profissional, meu Deus
Um sim racer que vá pra pista com um carro real pra ver se faz o mesmo do na consola
É mesmo má fé comparar estes dois, ou não percebem nada disto

últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado