Melhores momentos 2017: JULHO

Por a 31 Dezembro 2017 12:56

IMSA: BARBOSA E ALBUQUERQUE VENCEM EM WATKINS GLEN

João Barbosa e Filipe Albuquerque, juntamente com Christian Fittipaldi, venceram as 6 Horas de Watkins Glen, disputadas no circuito nova-iorquino, pondo fim à invencibilidade de Ricky e Jordan Taylor no campeonato IMSA WeatherTech. A tripla do Cadillac DPi-V-R. nº 5 da Action Express Racing passou pela liderança mais do que uma vez, mas a estratégia pareceu, perto do final, jogar a favor do Oreca 07 da JDC Miller Motorstport. Mas a 10 minutos do fim João Barbosa fez o seu ataque ao protótipo guiado por Stephan Simpson e passou o protótipo

amarelo, tirando partido do tráfego. O americano, contudo, não deu um minuto de descanso ao piloto português até à bandeirada de xadrez.

LIGAÇÃO DE RON DENNIS À McLAREN TERMINOU DE VEZ

Este ano fechou-se um capítulo da história da McLaren e da Fórmula 1 com o afastamento definitivo de Ron Dennis da estrutura de Woking, mas o seu legado permanecerá na formação britânica O inglês, que quando ingressou no mundo da categoria máxima do desporto automóvel

dificilmente imaginou que chegaria onde chegou, abandonou a equipa em que foi instrumental da mesma forma que chegou, por imposição. No início da década de 80 a formação fundada por Bruce McLaren estava no limiar da sua existência e a Marlboro, o seu patrocinador

principal, forçou a entrada de Dennis para a gestão da equipa, assistindo-se à fusão entre a McLaren e a Project-4. Um percurso que terminou definitivamente este ano…

29 LOLA DO TEAM BIP… VENCE CORRIDA DO FIA MASTERS

Foi aos comandos de um dos automóveis com mais história em Portugal, um Lola T292 do antigo Team BIP, no passado pilotado por Carlos Gaspar, que Diogo Ferrão e o Inglês Martin Stretton conquistaram a sua primeira vitória no popular campeonato FIA Masters Historic Sports Cars, que se realizou no âmbito do Grand Prix Historique de France, disputado no circuito de Magny-Cours, debaixo de um forte temporal. Para Diogo Ferrão: “Não podia estar mais feliz. Uma vitória inesquecível num carro com um palmarés muito importante. Já é uma honra poder conduzi-lo, pelo que levá-lo à vitória numa  competição internacional é um sonho de criança”, disse.

SEBASTIAN VETTEL DESCULPOU-SE… E SAFOU-SE!

E pronto! Foi o que bastou. A FIA decidiu não tomar qualquer outra atitude face ao pedido de desculpas apresentado por Sebastian Vettel. No seu comunicado, a federação referiu: “À luz destes desenvolvimentos, o presidente da FIA, Jean Todt, decidiu que o assunto deve ser encerrado. Contudo, e face à ofensa e às suas consequências, o presidente da FIA deixa claro que numa possível repetição de tal  comportamento o assunto será de imediato remetido para o Tribunal da FIA para investigação.” Vettel admitiu a culpa e isso foi suficiente para Jean Todt e a FIA não levarem o caso mais além.

KRISTOFFERSSON IMPARÁVEL NO WRX

A prova mais especial do Mundial de Ralicross, na Suécia, teve como vencedor Johan Kristoffersson, um filho da terra. Petter Solberg esteve azarado e Andreas Bakkerud aproveitou para terminar em segundo. O primeiro fim de semana de julho é tradicionalmente marcado pela

disputa da prova rainha do campeonato, o chamado fim de semana mágico, em Höljes, na Suécia. Uma vez mais cerca de 40.000 espetadores invadiram esta pequena aldeia do norte da província de Värmland, num festival de corridas, de música e de muita festa, mas

sem Matthias Ekstrom, que teve que correr no DTM.

ANDRÉ COUTO SOFRE VIOLENTO ACIDENTE

André Couto sofreu um grande acidente numa prova do Campeonato da China de GT, realizada no Circuito Internacional de Zuhai. Foi uma prova complicada por más condições meteorológicas, já que estamos numa altura do ano em que os tufões são frequentes naquela zona do

globo. O acidente de Couto produziu-se após o recomeço da prova, que esteve neutralizada devido a um carro parado na pista. O piloto de Macau despistou-se com o Nissan GT-R Nismo da Spirit Z, que ficou bastante destruído na colisão com os rails. Couto saiu pelo seu pé mas a recuperação foi longa…

SERGIO MARCHIONNE ZANGOU-SE

Sergio Marchionne pediu uma “resposta enérgica e imediata” da Ferrari após o GP da Grã-Bretanha de F1. Em declarações claramente a “falar para dentro” o presidente disse o que toda a gente já percebia, que a Mercedes estáva agora à frente na batalha pelos títulos de 2017:: “Eu sei que vocês são a mesma equipa do Mónaco e do início da temporada, mas nós não podemos lamentar este resultado negativo, mas sim reagir de imediato. Nós sempre soubemos que nosso oponente é muito forte e dominante há vários anos. Estou convencido de que iremos regressar

onde estávamos”, disse Marchionne que curiosamente se esqueceu que Vettel ainda estava na frente do campeonato. Era apenas um ponto, mas o suficiente para estar na frente…

FIA IMPÔS LEI DO ‘CHINELO’ NA F1

Tal como sucedeu muitas vezes no passado, duma reunião do Grupo Estratégico da Fórmula 1 voltou a não sair qualquer decisão, o que não foi propriamente uma novidade e por isso, contra a vontade de nove das dez equipas de Fórmula 1 a FIA impôs o Halo para ser introduzido na disciplina já no próximo ano. Não é por acaso que nove das dez equipas de F1 não o quisessem, é que apesar de contribuir muito para a segurança dos pilotos, esteticamente é horrível. A FIA alegou motivos de segurança, e quando isso sucede não tem que “passar cartão” a ninguém, simplesmente decide.

TRIUNFO DE CYRIL DESPRÉS NO RALI ROTA DA SEDA

Cyril Despres e David Castera venceram o Rali Rota da Seda. A dupla da Peugeot assegurou novamente o triunfo na prova, sucedendo… a si próprios, pois já tinham vencido também o ano passado, ainda com o 2008 DKR. Depois de uma fase inicial da prova em que fizeram papel

secundário atrás de Sébastien Loeb/ Daniel Elena e Stéphane Peterhansel/Jean-Paul Cottret, a dupla de ex-motards acabou por ser a que problemas menos graves teve e com isso, venceu. Sabendo de antemão que em termos de velocidade pura não têm andamento para Loeb e

Peterhansel, Després e Castera fizeram a sua corrida, e beneficiaram dos azares dos seus colegas de equipa.

‘ACIDENTE E MEIO’ NUMA SEMANA PARA OGIER

Sébastien Ogier, ponta de lança da M-Sport no Rali da Finlândia, não durou mais do que quatro troços, ficando afastado da possibilidade da obtenção de um bom resultado. Este foi o segundo acidente de Ogier numa semana, já que lhe aconteceu o mesmo nos testes, sendo que o

primeiro foi forte, ao contrário do segundo que não foi por sua culpa, mas sim do material. No acidente nos testes, o susto que a dupla apanhou foi grande, especialmente para Julien Ingrassia…

ESAPEKKA LAPPI ESTREIA-SE A VENCER NO WRC

O rookie Esapekka Lappi estreou-se a vencer no WRC e logo no fabuloso Rali da Finlândia, apenas a sua quarta prova no escalão principal. A equipa Toyota foi a estrela de um fim de semana que deixou o Mundial de Pilotos ao rubro, com Thierry Neuville a igualar o azarado

Sébastien Ogier. Campeão finlandês de karting, Campeão finlandês de ralis, Campeão da Europa de Ralis, Campeão do WRC2 e… nova coqueluche do WRC. Esapekka Lappi ganhou o seu quarto rali ao volante de um WRC e, mesmo se isso aconteceu na prova que melhor conhece e após um problema mecânico que afastou Latvala, o feito do protegido de Tommi Makinen é ainda mais impressionante se atendermos ao facto de ter feito apenas 11 dias de testes desde que assinou pela Toyota, no ano passado. Refira-se que quando assinou pela marca japonesa Lappi pensava que iria ser piloto titular logo a partir do Monte Carlo, mas a contratação de Latvala e a maior experiência

de Hänninen obrigaram-no a esperar até ao Rali de Portugal pela estreia.

 PORSCHE ABANDONA LMP1

Tal como se esperava, a Porsche confirmou o que já todos desconfiavam e anunciou a saída da LMP1, já no fim deste ano, e mudar-se para a Fórmula E, com o arranque previsto para 2019. Entretanto, em 2018 a Porsche vai intensificar a sua presença nos GT, distribuindo a sua atual

estrutura da LMP1 nas várias competições que deve realizar com a estrutura oficial, centrando esforços no Porsche 911 RSR no WEC, 24 Horas de Le Mans e IMSA WeatherTech SportsCar. Segundo a Porsche, este realinhamento do ‘motorsport’ resulta da nova direção traçada

pelo plano ‘Porsche Strategy 2025’, em que a Porsche irá desenvolver GT e carros totalmente elétricos, começando pelo ‘Mission E’ de estrada.

FÉLIX DA COSTA COM VIDA DIFÍCIL NA FÓRMULA E

A época de Fórmula E que terminou a meio deste ano (neste momento já arrancou outra, e começou bem) foi pobre para António Félix da Costa e totalmente condicionada pela falta de competitividade do monolugar da MS Amlin Andretti: “Esta foi uma época muito dura na fórmula E. Simplesmente voltámos a não ter andamento para estar mais à frente. Eu e o Frijns lutámos e procurámos várias soluções de afinação de set up mas há pistas em que nos falta velocidade pura. Terminámos uma época que talvez tenha sido das mais duras da minha

carreira, agora é tempo de começar já a trabalhar para a próxima, testar, evoluir e garantir que damos um salto pois ninguém na equipa, e muito menos eu, quer voltar a ter um ano como este!”

LUCAS DI GRASSI CAMPEÃO 

Sébastien Buémi teve um fim de semana muito mau na decisão da Formula E. Perdeu a liderança do campeonato por culpa própria, originada pelo seu aparatoso despiste logo nos treinos livres. Resultado, no fim da primeira corrida ‘disparou’ para todo o lado, acusando tudo e todos do que lhe estava a acontecer. Quem aproveitou foi Lucas Di Grassi, que se tornou no terceiro campeão da única competição de monolugares elétricos: “Esta jornada começou há três anos, quando começámos a primeira temporada. Tivemos muitos bons resultados, cheguei a Londres para lutar pelo campeonato, apesar de ser desclassificado de uma vitória. Na época dois foi a mesma situação. Novamente fui desclassificado de uma vitória e agora, finalmente, cheguei aqui sem ser favorito, 10 pontos atrás e tive de conter os nervos e ficar calmo e fazer o trabalho. Estou contente pela equipa, por toda a gente na Abt Schaeffler Audi Sport. Eles merecem-no. Posso dizer que esta foi a época mais difícil. Tive de fazer uma corrida com um fibular partido. Tive a sorte em algumas corridas e é extremamente satisfatório poder agora celebrar”, rematou o piloto brasileiro.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores
Ativar notificações? Sim Não, obrigado