FOTOGALERIA: Mille Miglia (1927/1957)

Por a 15 Setembro 2011 15:23

As Mille Miglia eram uma prova de resistência, em estrada aberta, que teve lugar no centro de Itália, durante 30 anos, entre 1927 e 1957. Era aberta a carros de Grande Turismo e foi pensada em resposta ao facto de Brescia ter perdido o GP de Itália a favor de Monza. Por isso, Brescia foi sempre a cidade de partida e de chegada da prova, cujo percurso de mil milhas – ou 1500 quilómetros – era um “oito” com o centro em Roma. A prova foi quase sempre ganha por pilotos italianos, com raras excepções, como Rudolf Caracciola ou Stirling Moss. A primeira edição teve lugar a 26 de Março de 1927 e o vencedor demorou 21h5m a cumprir o percurso, o que para a época foi uma proeza notável.

Mas, com as estradas abertas ao trânsito e o público a estacionar mesmo junto ao asfalto, a tragédia dos grandes acidentes esteve sempre presente. A primeira vez que a prova foi interrompida foi em 1938, depois de um acidente que matou vários espectadores. Regressou em 1940, num formato diferente – um percurso de 100 quilómetros, cumprido por nove vezes. Esta prova foi a estreia da Auto Avio Costruzioni, a primeira marca de um tal Enzo Ferrari. Mas, depois da guerra, o traçado de 1000 milhas voltou. Com ele, os grandes acidentes. E foi o pior deles, em 1957, com a morte do marquês espanhol e “bom vivant” Alfonso de Portago e do seu acompanhante, o norte-americano Ed Nelson, bem como de 11 espectadores, que precipitou o fim da prova.

A lembrança da tragédia de Le Mans, dois anos antes, estava bem viva e, por isso, entre 1958 e 1961, a prova resumiu-se a uma sucessão de troços, uns percorridos a velocidades legais, outros a fundo. Mesmo assim, no primeiro ano desta nova “vida”, um acidente matou um piloto e o seu navegador. Em 1977, o nome foi repescado, mas agora como Mille Miglia Storica, que embora não seja o mesmo tipo de competição do passado, decalca muito do que se via, quer em termos de percurso, carros e ambiente. As inscrições para a edição de 2012, abrem a 16 de setembro, pelo que se quiser entrar na história dum evento ímpar, com um legado fabuloso, eis a oportunidade.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores
Ativar notificações? Sim Não, obrigado