Finalistas portugueses da GT Academy revelam ambições

Por a 4 Agosto 2012 08:06

Em busca deste sonho, Raul Pereira, Diogo Sousa e Hugo Araújo foram os melhores da final nacional, revelando características muito particulares: grande talento, expresso não apenas na condução exímia no jogo Gran Turismo para a PlayStation 3, mas também ao volante de um Nissan bem real, boa capacidade de comunicação em frente a câmaras e microfones e, acima de tudo, uma grande determinação para que se cumpra o sonho de passarem do virtual para o real e de se tornarem pilotos oficiais.

 Raul Pereira: “Sempre que entro num automóvel esqueço tudo”

Na final nacional da GT Academy 2012, realizada no Circuito do Estoril, Raul Pereira foi o primeiro classificado, depois de contabilizados os pontos obtidos em quatro atividades: competição em simulador, prova de média, condução e prova física.

Com 27 anos, Raul Pereira vive desde sempre em Famalicão e confessa que, apesar de volvida uma semana desde a final portuguesa, ainda está na lua por estar tão perto de concretizar o seu sonho de criança: ser piloto profissional de automóveis. “Vivo numa cidade com muita tradição no automobilismo, com alguns dos melhores pilotos nacionais, e foi desde muito novo que o meu pai me levou a ver as mais diversas provas. No fundo, tudo o que tenha um volante, pedais e caixa de velocidades tem um significado muito especial para mim e admito que sempre que entro num automóvel esqueço tudo”.

“A paixão de guiar e pilotar” é claramente assumida por Raul Pereira, que admite já estar a focar-se em Silverstone. “Não quero distrair-me, não quero perder o sentimento de que posso vencer e estou a trabalhar, a vários níveis, para que assim seja. Desde horários de sono bem definidos, uma alimentação equilibrada, trabalho físico, treino na consola e permanente visualização de vídeos das edições anteriores do GT Academy”, acrescentou, afirmando ainda estar impaciente por pilotar o Nissan GT-R e elegendo Ayrton Senna como ídolo.

Diogo Sousa: “Tenho muito trabalho pela frente”

Quando soube que tinha sido selecionado para Silverstone, graças à 2ª posição conquistada no Estoril, Diogo Sousa foi um dos mais contidos a exteriorizar os sentimentos e os primeiros comentários foram até algo monocórdicos. Uma semana depois, as palavras saem fluentemente e é o próprio a admitir que só ao fim de um ou dois dias é que interiorizou o que aconteceu: “uma oportunidade única, proporcionada por uma iniciativa espetacular, que me permite pensar em concretizar um sonho de criança – ser piloto de automóveis”.

Nascido há 27 anos em Hong Kong mas a viver em Lisboa desde há muito, Diogo Sousa afirma que “agora os sentimentos são algo diferentes. Estou completamente concentrado no objetivo de Silverstone e, por isso mesmo, mudei hábitos antigos”, admitindo que teve de mudar de rotinas e deixar o hábito de frequentar discotecas até tarde, quando trabalhava como DJ à noite. 

O padrasto (ex-piloto de karting) foi quem despertou o gosto por pilotar a Diogo Sousa. Se não tem um, mas sim “vários carros de sonho”, admite que adorou conduzir o Juke no Circuito do Estoril “por ser fácil de conduzir, com um bom comportamento, bons travões e rápido”. Tem Ayrton Senna como ídolo e considera a determinação a sua maior virtude e a forma física o ponto que mais tem de trabalhar.

Hugo Araújo: “Não posso estar mais feliz”

Na final nacional foi o 3º classificado e o último a receber o passaporte para Silverstone. Exemplo perfeito de que não existe um perfil de jogador estereotipado, Hugo Araújo tem 31 anos e é diretor comercial de uma empresa de aluguer de automóveis. Apesar da vida profissional e familiar, Hugo Araújo joga diariamente cerca de quatro horas – uma dedicação que resulta da paixão pelo desporto automóvel: “Desde muito novo que ia ver várias provas, da Rampa da Falperra ao Rali de Portugal. Infelizmente nunca tive condições financeiras para tentar uma carreira mas agora surgiu esta oportunidade fantástica e, sinceramente, não posso estar mais feliz.”

O segredo do sucesso de Hugo Araújo reside no gosto que tem em jogar. “Jogo GT5 desde o dia em que foi lançado e acho-o fantástico pelo realismo. “E confesso que o meu envolvimento ainda é maior pelo facto de ter muitos amigos que partilham a mesma paixão.” Este representante português faz parte de uma comunidade de jogadores que promove e organiza várias corridas de Gran Turismo 5 online.

O Race Camp da GT Academy, em Silverstone, é uma ‘recruta’ para aspirantes a pilotos de corrida. O campeão da GT Academy de 2012 será depois submetido a um dos programas de desenvolvimento de pilotos mais avançados do mundo, preparando-se para competir na prestigiada Corrida Internacional 24H do Dubai num carro de corrida Nissan 370Z GT4.

Uma demonstração do sucesso da GT Academy como percurso para o desporto automóvel de topo são os vencedores anteriores – Lucas Ordoñez, Jordan Tresson, Jann Mardenborough e Bryan Heitkotter – todos eles a competir em programas de corrida completos, pela Nissan, em 2012. 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores
Ativar notificações? Sim Não, obrigado