Drift: Pinhel consagrou Armindo Martins

Por a 22 Agosto 2022 12:31

Ao longo de dois dias mais de 10 mil pessoas assistiram ao espetáculo proporcionado pelos pilotos do Campeonato de Portugal de Drift e da Taça Intercontinental de Drift de Pinhel. A “Capital do Drift” fez jus ao cognome com batalhas intensas de onde emergiram vencedores Armindo Martins (Pro), Joel Silva (Semi-Pro) e Bernardo Pereira (Iniciados).

Pinhel foi o palco de um espetáculo absolutamente deslumbrante oferecido pela caravana de uma das mais fantásticas disciplinas do desporto automóvel. O Drift de Pinhel, organizado pelo Clube Escape Livre e pela Câmara Municipal de Pinhel, chamou muitos pilotos e público. Nos dois dias de competição estiveram presentes mais de 10 mil espetadores para assistir à exibição dos melhores pilotos nacionais e internacionais presentes. Apesar do imenso calor que assolou Pinhel, ninguém arredou pé e a prova registou um recorde de inscritos com 45 pilotos. A isso não é alheia a forma como a organização recebe os concorrentes e a caravana de pilotos e respetivas equipas, a forte promoção feita pelo Clube Escape Livre e pela Câmara Municipal de Pinhel e o cuidado extremo com a segurança.

Pela primeira vez, todo o circuito esteve vedado com “jerseys” de cimento para que pilotos e público estivessem em absoluta segurança. A preocupação de oferecer as melhores condições para público e pilotos, junto com a forte promoção a nível regional, nacional e até internacional, fazem do Drift de Pinhel uma das melhores e mais mediáticas provas da competição.

Verificações e sessões de treinos

As verificações técnicas e documentais decorreram durante o dia de sábado, com 43 pilotos a ultrapassarem todas as formalidades. Contas feitas, estiveram presentes 17 pilotos, quer na categoria Pro, quer na categoria Semi-Pro. Na categoria Iniciação estiveram presentes 9 concorrentes. Como habitualmente, a lista de inscritos foi dominada pelos modelos da BMW (Série 3 em maioria), um Mercedes, vários Nissan e modelos diferenciados como o Pontiac Fiero GT ou o Ford Mustang GT.

Treinos… noite dentro!

Uma das particularidades do Drift de Pinhel é usar a noite para oferecer um espetáculo ainda mais impactante. Assim, decorreram sessões de treinos livres e treinos de batalhas para as três categorias pela noite dentro até às 23 horas. Sendo a fase em que os pilotos reconhecem o traçado e procuram as melhores afinações para as máquinas, os carros estiveram em pista muitas vezes levando ao rubro o muito público presente.

Durante os treinos livres surgiram, também, os primeiros incidentes. Os “jerseys” de cimento provaram a sua eficácia, com Romeo Costa a deslizar o seu BMW 330 contra estas proteções, o mesmo que sucedeu com Hélder Alves que danificou o belíssimo Pontiac Fiero GT após uma vistosa traseirada.

Os pilotos foram aumentando o nível do seu desempenho e as margens face aos limites da pista nas zonas a contar, diminuíram drasticamente. De destacar Armindo Martins e o seu espetacular Nissan 350Z, absolutamente nos limites, a dizer a João Vieira que estava em Pinhel para reclamar a liderança do campeonato. Mas também um conhecido de Pinhel, Michael Perrottet, um suíço que estava na prova portuguesa para ganhar a Taça Intercontinental (uma das novidades do Drift de Pinhel) e dar luta aos melhores portugueses. Utilizando o carro de José Magalhães, um Nissan 350 Z idêntico ao que usa do outro lado do Atlântico, o brasileiro Bruno Bar deu espetáculo.

Decisão na classe Iniciados

Para o derradeiro dia do Drift de Pinhel estavam guardadas as sessões de “Warm Up”, as qualificações e as batalhas decisivas. Nas sessões de qualificação, Armindo Martins e João Gonçalves foram os melhores dos Pro, enquanto na categoria Semi-Pro a liderança na qualificação foi para Hélder Alves e Joel Silva.

Os Iniciados ficaram decididos logo na qualificação, pois aqui não há batalhas. Uma série de erros dos pilotos que lideram a competição deram-nos um vencedor inesperado. Com um BMW E36, Bernardo Pereira venceu em Pinhel, levando a melhor sobre Bruno Miranda (BMW 318i) e Rafael Albuquerque (BMW E36). Este foi o maior vencedor desta edição 2022 do Drift de Pinhel nos Iniciados, pois subiu ao segundo lugar do campeonato. Pedro Pereira manteve a liderança.

Batalhas renhidas na Semi-Pro: Joel Silva ganhou e é o novo líder

Entre os Semi-Pro, a liderança no campeonato era de Hélder Alves (Pontiac Fiero GT) seguido a curta distância por Joel Silva (BMW E30) e Miguel Peixoto. Os primeiros a lançarem-se na pista de Pinhel para as batalhas foram os homens desta categoria. A luta entre Joel Silva (BMW E30) e Rafael Dinis (BMW E33) foi muito renhida e só foi decidida após um OMT (One More Time ou nova batalha). Joel Silva levou a melhor e ganhou a categoria. O terceiro lugar ficou para Rafael Ferreira (BMW E36 Coupé) depois de conseguir bater um aguerrido Ricardo Antunes (BMW 316). Joel Silva é agora o primeiro classificado da categoria, na frente de Hélder Alves, isto quando falta apenas uma prova para o final do campeonato.

Categoria Pro emocionante e vitória para Armindo Martins

À chegada do Drift de Pinhel, João Vieira (BMW E46) liderava a categoria Pro com ligeira vantagem para Armindo Martins (Nissan 350Z) e José Carvalho (Nissan 200 SX). Onze pilotos estavam classificados na categoria.

Armindo Martins deslocou-se a Pinhel para ganhar e assumir a liderança do campeonato. O piloto do Nissan 350Z prometeu e cumpriu! Não sem alguma polémica, pois a decisão do júri não foi unânime, mas verteu em favor de Martins e o piloto ganhou a batalha final face a João Gonçalves (BMW E36). Para o líder do campeonato o fim de semana de Pinhel não correu da melhor forma, pois não chegou à final e para ficar com o degrau mais baixo do pódio teve de se desenvencilhar do brasileiro Bruno Bar. O BMW E46 de João Vieira só chegou ao terceiro lugar depois de um OMT face ao brasileiro.

O resultado apurado acabou por promover mais uma mudança de liderança no Campeonato de Portugal de Drift: Armindo Martins subiu ao primeiro lugar por troca com João Vieira, ficando a decisão do campeonato para a última ronda da competição a realizar-se na Marinha Grande.

Prémio “Fair Play” Daniel Saraiva para José Magalhães

O fecho da extraordinária jornada de Pinhel fez-se com chave de ouro: foi entregue o Prémio “Fair Play” Daniel Saraiva (que evoca a memória do piloto precocemente desaparecido) a José Magalhães. Um toque poderia arruinar a sua participação no campeonato (chegou a Pinhel no 6º lugar), mas não hesitou em emprestar o Nissan 350Z ao brasileiro Bruno Bar, para que este pudesse participar após ver o seu carro com problemas antes da prova. O prémio foi entregue por Rui Pinto, embaixador do DRIFT de Pinhel e colega na equipa do falecido piloto.

O brasileiro Bruno Bar veio a Portugal participar na prova do campeonato e na Taça demonstrando a sua simpatia com os fãs e dando espetáculo no 350Z que partilhou com José Magalhães.

Taça Intercontinental: vitória de Armindo Martins

A Taça Intercontinental sucede à Taça Internacional que juntava pilotos estrangeiros e portugueses. Para 2022, o Clube Escape Livre através da Câmara de Pinhel recebeu o interesse de pilotos fora do Velho Continente e perante esta oportunidade foi criada esta Taça Intercontinental. Contas feitas, estiveram presentes 14 pilotos (9 da categoria Pro e 5 da categoria Semi-Pro), que disputaram este troféu ao mesmo tempo das batalhas para o Campeonato de Portugal de Drift. Destaques para Armindo Martins (Nissan 350Z), João Vieira (Nissan E46), Nuno Costa (Nissan 350Z), Filipe Gonçalves (BMW E46), Rui Pinto (Nissan 200 SX), João Salvador (BMW E92) na categoria Pro. Joel Silva (BMW E36), Nuno Ferreira (BMW 325i), Hélder Alves (Pontiac Fiero GT), André Campos Nunes (BMW E36) e José Magalhães (Nissan 350Z) destacam-se no pelotão português na Semi Pro. Michel Perrottet (Nissan 350Z) e Bruno Bar (Nissan 350Z) eram dos pilotos internacionais mais conhecidos, face à ausência imprevista de Cousin e Farbos. Já o piloto espanhol, Marcos Correa, conheceu dificuldades com a licença internacional e não pôde alinhar na prova. O grande vencedor desta 1ª edição foi Armindo Martins, enquanto na categoria Semi-Pro foi Joel Silva quem levou a melhor.

Michael Perrottet é embaixador internacional do Drift de Pinhel

Suíço e “gentleman driver” é um dos melhores pilotos helvéticos de Drift. Adora Portugal e adora competir em Pinhel, tendo ganho a Taça Internacional em 2021. Acarinhado pelo público, o suíço voltou a estar presente no evento e ofereceu um grande espetáculo, sendo protagonista de excelente luta com o brasileiro Bruno Bar. Um Suíça/Brasil muito equilibrado, mas onde o júri premiou Bruno Bar. Mas Perrottet não regressou ao seu país sem receber da parte da Câmara Municipal de Pinhel e do Clube Escape Livre o reconhecimento para o seu esforço para estar presente ano após ano em Pinhel. Michel Perrottet passa a ser o Embaixador Internacional do Drift de Pinhel.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado