Karting Nacional renasce das cinzas

Por a 7 Abril 2011 17:55

As categorias oficiais do Campeonato de Portugal de Karting serão a Juvenil (dos 10 aos 12 anos), a Júnior (dos 12 aos 15 anos), a KF3 (dos 12 aos 15 anos), a X30 (mais de 15 anos) e X30 Shifter (mais de 17 anos), sendo que continuará a existir a categoria Cadete relativa ao Troféu do Futuro, bem como a Iniciação integrada no Troféu Tributo a Figueiredo e Silva. O Troféu Academia (dos 12 aos 15 anos) promovido pelo Clube Automóvel do Minho, também acompanhará todas as provas do CPK e ainda a Taça de Portugal.

A Riakart, empresa que comercializa equipamentos e produtos nesta área é o principal promotor comercial de CPK de 2011. Da sua responsabilidade promocional fazem parte as categorias de Iniciação e Juvenil (onde conta com a parceria de outras entidades promotoras) bem como de todas as categorias com motores Parilla X30 (X30, Júnior e X30 Shifter).

O principal objetivo dos organizadores e promotores do CPK é trazer o maior número de participantes para o karting, objetivo este que está prestes a alcançar-se, uma vez que a Riakart, espera ter, na primeira prova, agendada para o próximo fim de semana, no Kartódromo Internacional de Braga, mais de 70 pilotos. Um ponto fundamental para atingir este objetivo, foi o de tornar o karting acessível a todos, implementando medidas inovadoras, que permitem aos pilotos participar nos eventos sem estarem sujeitos a elevados custos.

Para combater a crise

Além da opção de aquisição do material, foi criada a opção de aluguer que permite aos pilotos utilizar um equipamento novo durante a época toda, mediante o pagamento de um aluguer anual, tendo ainda a opção de aquisição no final da temporada. 

Outra medida inovadora, fundamental na captação de participantes, passa pela utilização de um equipamento de topo, em que o mesmo pode ser utilizado em duas categorias, bastando para a transição de categoria, efetuar uma pequena transformação ao nível do coletor do motor ou do sistema de travagem do chassis. Esta medida é muito importante para reduzir os custos dos participantes, uma vez que não têm necessidade de trocar o equipamento todos os anos ou sempre que transitem para uma classe superior.

Ainda como forma de incentivo para angariação de participantes, foram criados acordos e condições de acesso direto às peças nas corridas (evitando a sua aquisição antecipada) para as equipas, preparadores e mecânicos, os quais se têm mostrado parceiros fundamentais, tanto na captação de novos praticantes da modalidade, como na dinamização comercial dos praticantes ativos, através da sua atuação comercial nas suas áreas de residência. Para efetivar todo este acesso fácil e imediato do material de substituição que comercializa, a Riakart acompanha as provas do CPK, com toda a sua logística e serviços.

Outro argumento forte para que o CPK seja um sucesso, centra-se no facto de as tarefas e responsabilidades estarem divididas e distribuídas por quem tem autoridade e competência para as realizar. A FPAK dirige toda a parte desportiva e técnica. O promotor propõe, distribui, comercializa e trabalha na angariação de pilotos bem como gere e oferece os prémios, que no caso do promotor Riakart, em 2011, rondam os 20 mil euros.

A selagem dos motores (para as categorias que assim o exigem), é feita por uma entidade independente, que embora nomeada pelo promotor, tem total autonomia e responsabilidade nesta área. Aos preparadores e mecânicos cabe a função de prestar apoio mecânico do equipamento e de fazer os ajustes necessários ao melhor desempenho dos seus pilotos, durante os treinos e corridas. Com este formato, o CPK pretende representar uma modalidade de alta competição com o máximo de clareza e credibilidade em todas as suas decisões, de acordo com os promotores. 

Especial destaque merece o reaparecimento da categoria de caixa de velocidades, com o motor Parilla X30 Shifter, que após vários anos de inatividade, vai em 2011 voltar a ser uma classe competitiva e acima de tudo proporcionar aos amantes da modalidade, o espectáculo de karting em pista, como é habitual.

20 mil euros em prémios

facto de serem atribuídos vários prémios é outro motivo de interesse para que os pilotos voltem a correr no Campeonato de Portugal de Karting. Assim, para os vencedores da corrida final da primeira prova, das categorias Júnior, X30 e X30 Shifter, a Riakart oferece a inscrição (inclui taxa de inscrição, dois jogos de pneus Slick, dois jogos de pneus de chuva, um litro de óleo e aluguer de pista de quinta-feira a domingo) no valor de 1100 euros, para a prova de 21 a 24 de abril do International TAG Challenge que se disputará na pista francesa de Salbris.

Aos vencedores da corrida final das categorias Júnior, X30 e X30 Shifter, da segunda prova, agendada para 21 e 22 de maio, em Leiria, será atribuído igual prémio, só que desta feita para a prova de 30 de junho a 3 de julho do International TAG Challenge que se disputará na pista espanhola de Zuera.

Quem subir lugar mais alto do pódio na terceira ronda e nas mesmas categorias, a disputar em Viana do Castelo, nos dias 25 e 26 de junho, também terá, nas mesmas circunstâncias, o direito a participar entre 4 a 7 de agosto na prova do International TAG Challenge que se disputará no circuito germânico de Wackersdorf.

Finalmente, os vencedores da quarta e última prova das categorias Júnior, X30 e X30 Shifter , agendada para 24 e 25 de setembro para o Bombarral, serão contemplados com a inscrição (inclui taxa de inscrição, um jogo de pneus Slick, um litro de óleo) para a Taça de Portugal de Karting 2011, que se disputará nos dias 5 e 6 de novembro, ém local a definir pela FPAK.

Finalmente, no final CPK, o vencedor da subcategoria “Gentlemen” da Categoria X30, participará no Bruno Grana International Trophy 2012 (Inclui dois jogos de pneus Slick, dois jogos de pneus de chuva e taxa de Inscrição) e os vencedores das categorias Juvenil e da Classe Mini-Puma da Cadete ganham o direito a disputar a Final Internacional da EasyKart (inclui taxa de inscrição, chassis, motor e um jogo de pneus para corrida).   

Horário

Sábado, 09 de abril de 2011

Treinos Cronometrados 11.40/12.55

1ª Corrida de qualificação 13.35/16.20

Domingo, 10 de abril de 2011

2ª Corrida de Qualificação 09.15/11.55

Corridas Finais 13.00/16.10

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