Guilherme de Oliveira surpreende no Open do Europeu Rotax Sénior na Bélgica

Por a 24 Abril 2019 12:22

Na estreia a correr na categoria Sénior das competições Rotax a nível internacional, Guilherme de Oliveira, aos comandos de um kart equipado com chassis Kosmic da equipa britânica KR Sport, viveu um fim de semana de Páscoa que dificilmente irá esquecer, face à sua performance (sempre em crescendo) no Open do Europeu Rotax.
Na pista belga de Genk – como habitualmente acompanhado pelo mecânico José Santos –, o piloto português foi o 20.º mais rápido nos treinos cronometrados entre 47 concorrentes, ficando a 0,433s da melhor marca alcançada por Ilian Bruynseels (Tonykart), piloto belga que depois concluiu a fase das mangas de qualificação no primeiro lugar e garantiu assim a pole-position para a Final 1.
Já Guilherme de Oliveira garantiu nas mangas de qualificação um nono e depois um sétimo lugar, resultados que somados permitiram ao jovem piloto de Vila Nova de Gaia assegurar a 11.ª posição na grelha de partida para a Final 1, na qual foi sétimo classificado – ‘colado’ ao francês Cesar Gazeau (FA) – com a segunda volta mais rápida, numa corrida em que voltou a impor-se Ilian Bruynseels.
Na Final 2, o piloto português – um dos mais jovens da categoria com 14 anos de idade –, arrancou da sétima posição e esteve na luta pelo terceiro lugar num grupo de cinco concorrentes, entre os quais constava o consagrado piloto britânico Jordan Brown-Nutley (Tonykart). Guilherme de Oliveira viu a bandeira xadrez na quarta posição e Brown-Nutley no quinto lugar, mas viriam a ser relegados para as 10.ª e 12.ª posições, respetivamente, por terem a carenagem frontal danificada, enquanto Ilian Bruynseels voltou a bater toda a concorrência e venceu de forma esclarecedora o Open do Europeu Rotax 2019.
Quanto a Guilherme de Oliveira, com um sétimo e um 10.º lugares nas Finais, foi um honroso 9.º classificado – com os mesmos pontos do 8.º, o britânico Teddy Clinton (FA) –, ficando a escassos 4 pontos de integrar o top-5.
Boas indicações do jovem piloto português para o Europeu Rotax de 2019 que arranca no dia 31 de maio em Itália e que depois irá passar pela Suécia e Alemanha.

Por Filipe Cairrão

Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
últimas KARTING
últimas Autosport